Search
Close this search box.

Dacia cria picapinha do novo Duster; Brasil terá Niagara

Ainda que muita gente não saiba, a Renault do Brasil foi a primeira marca a apostar em um nicho de picapes maiores do que as derivadas de hatches compactos, como a VW Saveiro, mas menores que as médias tradicionais, caso da Chevrolet S10.

Foi a Duster Oroch – e não a Fiat Toro – que inaugurou o segmento em meados da década passada. Mesmo assim, não são todos os mercados que contam com várias opções à disposição. A Europa, por exemplo, acaba de ganhar uma curiosa variação do Duster transformada em picape.

Diferente da Oroch, não se trata de um produto oficial de fábrica, mas de uma adaptação feita em parceria entre a Dacia e a preparadora Romturingia. O problema é que as proporções permanecem as mesmas do SUV, resultando em uma solução que não é lá muito harmoniosa, com caçamba bem reduzida e capacidade de carga limitada a apenas 430 kg.

A área de carga mede apenas 1.050 mm de comprimento por 1.000 mm de largura – dimensões tão modestas que fazem até uma Strada parecer espaçosa em comparação. A caçamba é tão pequena que chega a desaparecer dependendo do ângulo de visão. Ainda assim, não surpreende que a Dacia tenha seguido por esse caminho: a Renault domina como poucas o controle de custos, e uma conversão mais profunda sairia cara demais.

Remover as portas traseiras e cortar parte do teto elevaria os gastos de desenvolvimento a ponto de inviabilizar o projeto. Mesmo nesse formato, a Duster Pick-Up parte de mais de € 31.000 na Romênia, já com impostos incluídos. 

Embora seja substancialmente mais cara do que o SUV Duster equivalente, a picapinha ainda é muito mais barata do que uma caminhonete de fato. Na Europa, uma Toyota Hilux custa cerca de 10.000 euros a mais, enquanto a Ford Ranger e a Volkswagen Amarok são ainda mais caras. 

Brasil terá Niagara

Se na Europa os consumidores precisam improvisar e podem apenas sonhar com as opções de picapes médio-compactas que existem deste lado do Atlântico, no Brasil a história é diferente. Por aqui, o mercado vai ganhar o desenvolvimento de um modelo inédito: a Niagara.

A picape será construída sobre a nova plataforma modular RGMP do grupo, a mesma que já serve de base para o Kardian e que também dará origem ao SUV médio Boreal, previsto para dezembro. Concorrente direta de Fiat Toro e Ram Rampage, ela será produzida na Argentina e, depois de apresentada como conceito, agora tem lançamento confirmado para o segundo semestre de 2026.

A revelação foi feita por Pablo Sibilla, presidente da Renault Argentina, em entrevista ao Motor1.com Argentina durante a apresentação do Boreal em São Paulo (SP), há alguns meses. Segundo o executivo, a picape será um produto estratégico tanto para a marca na região quanto para a fábrica argentina.



Renault Niagara Concept ao vivo


Renault Niagara Concept ao vivo

Em março já havíamos falado sobre a picape, que deve manter o nome Niagara, como seu conceito. Na época, Daniel Nozaki, diretor do Centro de Design da Renault América Latina, falou que a picape teria bom nível de acabamento e tecnologias, além de manter bastante do conceito e compartilhar componentes com o Boreal. Agora que já o conhecemos, já temos uma boa idéia do que esperar para a picape, que deverá adotar pequenas mudanças para identidade própria. 

Atualmente, o modelo segue em testes na Argentina, ainda em fase de mulas. Não deve demorar para que as primeiras unidades pré-série circulem tanto no país vizinho quanto no Brasil. Por ora, a Renault descarta a adoção de versões híbridas, focando no motor 1.3 turbo.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Por que a Renault quer reconquistar clientes de Clio e Scenic?

Mostrado oficialmente neste mês, o Boreal marcou a chegada do primeiro SUV médio desenvolvido e…

Norris domina e é o pole da sprint do GP de São Paulo; Bortoleto larga em 14º

Lando Norris dominou e garantiu a pole position para a corrida sprint do GP de São…

Por que GTA 6 vai ser adiado de novo?

Depois de mais de uma década de espera, os fãs de Grand Theft Auto terão…