No fim do ano de 2023, quando a nova geração do Duster foi apresentada na Europa, a Renault da América do Sul foi categórica: ”Não chegará à nossa região”. Na época, já se falava em um novo SUV com projeto próprio feito no Brasil, que hoje sabemos ser o inédito Boreal.
Desde o fim da família Sandero e Logan, em 2024, a marca francesa começou a apostar mais em modelos próprios e outros vindos de sua linha europeia, afastando a imagem criada pelos modelos originados na Dacia, divisão romena e de baixo custo da francesa, vendidos até então.
10
Fonte: Motor1 Argentina
Com essa mudança de filosofia, chegaram os elétricos Megane, a van Kangoo e-tech e o SUV compacto Kardian. Em julho, chega ao mercado o já comentado Boreal, um médio para concorrer com Jeep Compass e Toyota Corolla Cross, enquanto no próximo ano espera-se a chegada de uma picape derivada do Boreal para concorrer com Ram Rampage e Fiat Toro.
No entanto, parece que houve uma pequena mudança de planos durante os dois últimos anos e a nova geração do Duster já tem data marcada para ganhar nova geração em nossa região. O detalhe, no entanto, é que sua chegada se dará somente à Colômbia, onde o SUV será oferecido como veículo importado.
O Renault Duster de nova geração, que acaba de ser lançado na Colômbia, chega na versão Hybrid E-Tech, sendo equipado com um motor 1.2 turbo a gasolina, entregando 129 cv e 23,5 kgfm. Ele é associado a um sistema híbrido leve alimentado por uma bateria de 48 Volts. Na transmissão, possui câmbio automatizado dupla embreagem com seis marchas e tração 4×4.

3
Fonte: Renault
Nas medidas, o novo Duster tem 4.343 mm de comprimento, 1.810 mm de largura, 1.656 mm de altura e 2.657 mm de entre-eixos. No porta-malas, é possível levar até 472 litros. Sua plataforma é a CMF-B, parecida com a que será utilizada pelo brasileiro Renault Boreal.
Em teoria, isso facilitaria a fabricação do modelo por aqui caso a Renault tenha nos planos a atualização do Duster. Atualmente, ele é vendido com preços entre R$ 137.390, na configuração Intense Plus 1.6 MT5, e chega aos R$ 171.290 na Iconic Plus 1.3T CVT.