Considerado o maior encontro de veículos antigos da América Latina e completando sua 10ª edição, o EBAA (Encontro Brasileiro de Autos Antigos) foi realizado entre os dias 19 e 22 de junho na cidade turística de Águas de Lindóia, conhecida por suas águas termais. Com visitação gratuita, os entusiastas prestigiaram os quatro dias de evento para acompanhar a exposição de veículos e atrações, movimentando o comércio e o turismo da cidade e região.
Na Praça Adhemar de Barros, palco principal do evento, estavam expostos veículos antigos de diferentes décadas. O público pôde conferir os modelos “Best in Show” premiados desde a primeira edição do EBAA em 2014 e uma área dedicada a carros clássicos de corrida. Outra atração foi o leilão de veículos, realizado simultaneamente, com uma grande variedade de modelos antigos à disposição para arremate.
108
Fonte: Motor1 Brasil
Entre os destaques raros, chamou atenção o Peugeot Lyon-VA de 1906, com motor monocilíndrico de 785 cm³ e velocidade máxima de 40 km/h. No segmento de utilitários, brilhou a picape nacional Joagar, produzida em Jaboticabal entre 1953 e 1960, com apenas nove unidades fabricadas. O exemplar de 1960 presente no evento é o único sobrevivente.
O nome Joagar vem da junção do nome de seu criador Joaquim Garcia. Outro destaque foi o esportivo nacional fora de série Aurora 122-C, de 1988, com chassi tubular, carroceria em fibra de vidro e motor central turbo de Monza, que entrega 214 cv. Apenas cinco unidades foram produzidas.

Foto de: Motor1 Brasil
O setor de comercialização também foi movimentado, com espaço para lojas especializadas em veículos antigos e uma área reservada a particulares. Ao redor da praça, mais de 450 estandes ofereceram peças, rodas, acessórios, brinquedos, miniaturas e até itens antigos para decoração.

Packard Victoria Dietrich 1935
Foto de: Motor1 Brasil
Veículos premiados da 10ª edição do EBAA
O destaque nacional foi o Concorde 1979, fabricado por João Storani, com apenas 20 unidades produzidas. Na categoria Pós-Guerra, venceu o Packard Victoria Dietrich 1935. O “Best in Show 2025” na categoria Nacional ficou com o superesportivo brasileiro Hofstetter 1987, criado por Mario Richard Hofstetter, com apenas 18 unidades produzidas.
Na Pós-Guerra, o prêmio foi para o Jaguar XJ 220 1993, superesportivo inglês com apenas 281 unidades no mundo e apenas duas no Brasil. Na categoria Pré-Guerra, destinada a veículos fabricados até 1942, venceu o Pierce Arrow 840A 1934, conversível de oito cilindros, único nessa configuração produzido.

Foto de: Motor1 Brasil

Foto de: Motor1 Brasil
Estima-se que mais de 500 mil pessoas tenham comparecido ao evento, que reuniu cerca de 1.500 veículos antigos de diferentes décadas, entre carros, motocicletas e caminhões. Clubes, colecionadores, entusiastas e famílias prestigiaram a celebração dos 10 anos do EBAA, que já tem data marcada para a 11ª edição, de 4 a 7 de junho de 2026.