Quando deu mais detalhes sobre como o Tera se posicionaria dentro do portfólio da marca, a Volkswagen deixou clara a intenção de manter o hatchback Polo como opção de entrada, garantindo que haveria espaço para ambos e que não existiria conflito entre ele e o novo SUV mais barato da marca alemã. Entretanto, apenas um mês após o lançamento do Tera, o que se vê é o contrário.
Embora a liderança do Polo ainda se sustente com números fortes — com 8.483 unidades emplacadas em maio, o hatch registrou alta superior a 50% nos últimos doze meses e manteve uma vantagem de quase 4 mil unidades sobre o Fiat Argo (5.548) —, a proximidade entre os dois modelos é evidente. E, justamente por isso, a Volkswagen quer assegurar que seu hatch continue com bom desempenho nas vendas, mesmo que com alguns incentivos, como é o caso da nova ação promocional em vigor até o fim de junho.
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Nela, a versão de entrada do Polo, a 1.0 MPI Track, tabelada em R$ 95.790, pode chegar aos R$ 85.790 com o bônus para quem der um usado na troca. As condições estão sendo praticadas em todo o Brasil e têm validade até o próximo dia 30 de junho de 2025.
Para a valorização do usado na troca, a marca estipula que aceitará veículos fabricados entre 2012 e 2023, com média de até 10.000 km rodados por ano, considerando a quilometragem atual. É obrigatório que o carro tenha chave reserva, manual do proprietário, certificado de garantia com as revisões realizadas conforme as recomendações do fabricante, além de documentação em dia e livre de restrições.

Para quem deseja financiar, a marca oferece parcelamento através do Banco Volkswagen com entrada de R$ 35.796,00 (40%) e 60 prestações mensais de R$ 1.448,25 com a primeira prestação com vencimento em até 30 dias, taxa de juros:1,54% a.m e 20,13% a.a. Com juros e valor da operação, o valor final fica em R$ 122.691,05.
De série, o Volkswagen Polo Track oferece quatro airbags, controle de estabilidade, assistente de partida em rampas, bloqueio eletrônico de diferencial, vidros dianteiros elétricos, direção elétrica, travas elétricas, ar-condicionado, assistente para partida em subidas, rádio Media Plus II, entre outros. As rodas são sempre de aço de 15″ com calotas e calçadas com pneus 185/65.

Sob o capô, há o conhecido motor 1.0 MPI flex de três cilindros desenvolve 84 cv de potência e 10,3 kgfm de torque quando abastecido com etanol que também está presente na versão de entrada do Tera.
O câmbio é exclusivamente manual de 5 marchas. Dados do Inmetro indicam que o Polo Track tem consumo de 9,3 km/litro na cidade e 10,9 km/litro na estrada com etanol, além de 13,5 km/litro e 15,7 km/litro, respectivamente, com gasolina.

VW Tera chegou por R$ 104.990 e traz os mesmos motores do Polo
Foto de: Volkswagen
Polo 2026 perdeu versões por causa do Tera
No dia 11 de abril, a Volkswagen confirmou a chegada da linha 2026 para quatro de seus carros de uma só vez. O breve comunicado contava apenas sobre pequenos acréscimos na lista de equipamentos de série para o Polo 2026, em um parágrafo dividido com o Virtus 2026. No entanto, a marca empreendeu mudanças mais profundas no carro, já de olho nos próximos meses.
Já tínhamos dúvidas sobre como o novo SUV e o Polo conviveriam nas concessionárias da marca, sem canibalizar as vendas um do outro. O que a VW fez foi simplesmente cortar três configurações do hatch para dar espaço ao Tera. Como a versão esportiva GTS do Polo já havia sido cortada, o modelo perde no total 4 versões com a chegada da linha 2026.
As outras três configurações que deixam de ser oferecidas no VW Polo 2026 são: MPI 1.0 manual, TSI 1.0 turbo manual e Comfortline 1.0 turbo automática. Restam as opções de entrada Track e Robust com motor 1.0 aspirado, câmbio manual e visual mais simples, além das Sense 1.0 turbo automática e Highline 1.0 turbo automática.