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Em breve no Brasil, Jetour é a mais nova chinesa a tentar a sorte no mercado europeu

A marca chinesa de Jetour, divisão do grupo Chery, iniciou suas operações no mercado europeu, escolhendo a Polônia como porta de entrada. A fabricante de SUVs estreia com três modelos a combustão — X70 Plus, Dashing e T2 — estratégia que permite escapar das tarifas de até 45,3% aplicadas pela União Europeia sobre veículos elétricos chineses.

A empresa planeja consolidar sua presença na Polônia com 30 concessionárias até meados de 2026, em parceria com o distribuidor local Asian Automotive Distribution Center (AADC), que já representa oito marchas chinesas e coreanas no país, contando com nada menos que cem lojas.

“Consideramos a Polônia um mercado muito importante e com grande potencial na Europa”, afirmou Yan Jun, vice-presidente executivo da Jetour International, durante o evento de lançamento em Varsóvia.

O executivo destacou que, caso o desempenho seja positivo, a empresa poderá avaliar a produção de veículos diretamente no continente. O mercado polonês, considerado emergente na Europa, registrou crescimento de 5,8% nas vendas de automóveis nos primeiros oito meses de 2025, reforçando o otimismo da marca asiática.

A Jetour opera separadamente das outras marcas do grupo Chery já presentes na Europa, como Omoda, Jaecoo e Chery. Em 2024, a Jetour vendeu 560 mil veículos globalmente e projeta alcançar 800 mil este ano, impulsionada pela expansão para novos mercados, incluindo a Europa.



Jetour Dashing (traseira)

Jetour Dashing (traseira)

Foto de: Jetour

O X70 Plus é um SUV de sete lugares; o Dashing (do chinês “grande sábio”) é um crossover médio, e o T2, um off-road de aparência mais robusta e opção de 4×4. Em outros países, esses três modelos dispõem de versões híbridas plug-in, com motores 1.5 turbo que já conhecemos dos Jaecoo 7 e Omoda 7. No Polônia, contudo, serão puramente a gasolina.

Os Jetour, vale dizer, não demoram a chegar ao Brasil, como uma divisão de pegada mais fora de estrada do grupo Chery (e sem ligação com a Caoa). Os modelos T1 e T2, de visual “quadradinho”, na medida para brigar com os GWM Tank, já foram flagrados rodando em testes por aqui. A plataforma desses modelos da Jetour é a mesma do Caoa Chery Tiggo 7 e do Jaecoo 7. A divisão já chegou a contratar pessoal de administração no país.



Jetour X70 Plus

Foto de: Jetour

Presença cada vez maior na Europa

O avanço da Jetour reflete uma tendência maior: marcas chinesas ampliam sua presença na Europa. No primeiro semestre de 2025, fabricantes como BYD, MG (SAIC), Chery (Omoda/Jaecoo), Xpeng e Leapmotor venderam cerca de 347 mil unidades em 28 países da região, garantindo 5,1% de participação no mercado local — quase o dobro do resultado de 2024.

Hoje, a ofensiva chinesa na Europa se concentra em mercados estratégicos como Alemanha, França, Espanha, Noruega e Reino Unido, beneficiada por subsídios à eletrificação e preços competitivos frente aos fabricantes locais. Apesar do crescimento rápido, as marcas ainda enfrentam desafios, como ampliar redes de pós-venda, conquistar a confiança dos consumidores e lidar com tarifas europeias mais altas sobre veículos elétricos.



MG ZS Hybrid+

Foto de: Jetour

O destaque em volume foi a MG, com 153 mil carros vendidos na Europa somente no primeiro semestre de 2025 — um aumento de 33,5% em relação ao mesmo período de 2024. O maior mercado europeu da marca é o Reino Unido, graças em boa parte ao sucesso do SUV ZS Hybrid+. Itália e Espanha também se destacam, com vendas que subiram 53% e 80%, respectivamente, nos primeiros quatro meses de 2025.

Além disso, a estratégia de expansão em mercados emergentes do continente, como Estônia, Letônia e Lituânia, contribui para o crescimento contínuo da MG. Mesmo com a queda temporária nos elétricos puros, modelos como MG4 e ZS EV continuam atraindo consumidores.

A BYD vem em seguida, com 70.500 veículos emplacados na Europa no primeiro semestre deste ano, impulsionada pelo SUV Atto 3 (que no Brasil é o Yuan Plus), o hatch Dolphin Surf (uma versão melhorada do Dolphin Mini) e o sedã Seal, competindo diretamente com Tesla, Volkswagen e Hyundai. Outras marcas, como a Xpeng, começam a ganhar espaço com modelos como G6 e P7.



leapmotor-b05-lafa

Foto de: Leapmotor

Leapmotor sai da Polônia e vai para a Espanha

Cada chinesa adota sua estratégia específica para a Europa. A Leapmotor, majoritariamente controlada pela Stellantis, montou o subcompacto T03 na Polônia entre junho de 2024 e março de 2025.

A marca terá um local de produção na Espanha, a partir de 2026, o que já foi confirmado por Antonio Filosa, CEO da Stellantis. A ideia agora é produzir modelos elétricos mais sofisticados que o ultrapopular T03 — os mais cotados são o SUV B10 e o hatch B05, adaptados aos padrões europeus. Isso permitirá à fabricante escapar da taxa adicional de 20,7% que precisaria pagar sobre a importação de seus EVs da China para a União Europeia.

A produção dos novos Leap será em Zaragoza, onde hoje são fabricados os Opel Corsa, Peugeot 208 e Lancia Ypsilon. Pelos planos, a expansão incluirá ainda uma gigafábrica de € 4,1 bilhões para baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP) — parte da joint venture da Stellantis com a fornecedora chinesa CATL.

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