As casas de leilão movimentaram cifras milionárias nos dias 16 e 17 de agosto de 2025, durante a Monterey Car Week (EUA), mas nenhum carro chamou tanta atenção quanto uma Ferrari Daytona SP3 feita sob medida. O modelo foi arrematado por impressionantes US$ 26 milhões (cerca de R$ 140 milhões) no leilão da RM Sotheby’s, mais de dez vezes o preço original de venda.
O valor astronômico, apesar de soar como puro luxo, teve uma boa causa por trás. O exemplar foi produzido pela própria Ferrari exclusivamente para a ocasião e todo o lucro será destinado à Ferrari Foundation, que apoia projetos de educação. Além disso, tratava-se da última chance de adquirir um Daytona SP3 novo, algo que por si só já elevaria o interesse dos colecionadores.
Foto de: Ferrari
Apresentado em 2021 dentro da série Icona de modelos exclusivos, o Daytona SP3 teve apenas 599 unidades fabricadas, cada uma com preço inicial de cerca de US$ 2,25 milhões (cerca de R$ 12,15 milhões). Essencialmente, o bólido é uma LaFerrari sem o sistema híbrido, mas com carroceria inspirada nos protótipos P3 e P4 da década de 1960. Desde o lançamento, virou febre entre colecionadores e passou a ser negociado muito acima da tabela, ainda que normalmente não dez vezes mais caro como foi no leilão.
Este exemplar, no entanto, foi além. A Ferrari o montou do zero para o leilão, com acabamento exclusivo em fibra de carbono aparente, pintura amarela com o logotipo estampado por toda a carroceria e interior personalizado com motivos do emblema da marca. Cada detalhe reforçava o caráter único do carro e justificava que aquele não era apenas mais um negócio milionário, mas um gesto com impacto positivo.

Foto de: Ferrari

Foto de: Ferrari
A RM Sotheby’s confirmou que se trata da Ferrari nova mais cara já vendida em um leilão e também do maior resultado do evento de Monterey. O segundo carro mais valioso foi outra Ferrari, uma F40 LM, arrematada por pouco mais de US$ 11 milhões (R$ 59,4 milhões). Quase uma barganha perto da Daytona SP3, embora sem o mesmo peso simbólico de ser um carro inédito e feito para beneficiar uma causa social.
E não foi só em Monterey. Em todo o calendário de leilões dos últimos dias de agosto, essa Ferrari foi o carro mais caro vendido. Segundo a Hagerty, apenas uma 250 California Spyder Competizione de 1961 chegou perto, ao ser arrematada por pouco mais de US$ 25 milhões (cerca de R$ 135 milhões) no evento da Gooding Christie’s. Mesmo assim, nenhuma outra venda conseguiu equilibrar tão bem a exclusividade do colecionismo com a chance de transformar luxo em filantropia.