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EUA estão perdendo carros baratos por conta das tarifas de Trump

Quando Donald Trump revelou sua ideia de aumentar tarifas para carros e peças automotivas vindos de fora dos EUA, no início do ano, afirmou: “vocês verão os preços caírem”. Até agora, entretanto, a realidade tem sido bem diferente.

Quem revela isso é o site de classificados norte-americano Cars.com, que analisou os estoques das concessionárias no primeiro semestre de 2025 e apontou que a oferta de carros novos abaixo de US$ 30.000 (R$ 168.000) está diminuindo.

O segmento, que contempla alguns dos modelos mais populares do país, como Toyota Corolla e Honda Civic, é o mais afetado, já que 92% dos modelos dessa faixa de preço são importados. Apenas esses dois japoneses são fabricados nos EUA e, mesmo assim, algumas variantes, como as esportivas GR e Type R, vêm de fora. Em termos de estoque nas concessionárias, o segmento registrou crescimento de 3,9% em relação ao ano anterior, mas ainda abaixo do aumento geral de 5,6% no estoque de carros novos.

O estudo também mostra que os revendedores fizeram grandes estoques antes que as tarifas começassem a valer, em abril, e as vendas subiram em março e abril, com um aumento de 3,9% em relação ao primeiro semestre de 2024. Isso teve alguns efeitos interessantes.

Houve maior oferta de veículos usados, resultado das trocas feitas por clientes que queriam adquirir um carro novo antes da vigência das tarifas. Esses usados começaram a ser vendidos rapidamente. Os preços dos seminovos caíram ligeiramente no primeiro trimestre de 2025, mas subiram 1,6% em relação ao ano anterior no segundo trimestre.

Agora, com o fim da oferta de carros novos pré-tarifaço, o mercado já deve se preparar para aumentos. Até aqui, em 2025, os preços médios dos carros novos subiram apenas US$ 97 (R$ 543,20), mas os veículos vindos do Reino Unido ficaram mais caros em mais de US$ 10.000 (mais de R$ 56.000).

Já os modelos fabricados na União Europeia registraram um aumento médio de quase US$ 2.500 (R$ 14.000). Por outro lado, os preços dos carros chineses, canadenses e coreanos caíram, assim como os dos veículos fabricados nos EUA — esses últimos tiveram redução média de US$ 200 (R$ 1.120).

Para o segundo semestre de 2025, a expectativa é de preços mais altos e demanda menor. “O ritmo das vendas e o movimento dos estoques dependerão do escopo das tarifas, com as montadoras provavelmente ajustando a produção para se alinhar com um grupo de compradores menor e mais sensível ao preço”, afirma a Cars.com no relatório.

A empresa também traz percepções relevantes sobre o mercado de veículos elétricos (EVs). Em pesquisa com compradores, 53% afirmaram que os créditos fiscais federais foram o principal motivo da compra.

Com o fim iminente do crédito de US$ 7.500 (R$ 42.000) para veículos elétricos novos e de US$ 4.000 (R$ 22.400) para usados, previsto para setembro, a acessibilidade dos EVs deve cair. O estudo aponta que pode ser “difícil” manter o ímpeto de 28 meses consecutivos de crescimento no estoque de elétricos novos. A Cars.com também acredita que o mercado de elétricos usados está próximo de atingir o fundo do poço.

Outro dado importante do relatório é a mudança no mix de versões oferecidas pelas montadoras. Os fabricantes estão priorizando versões mais básicas e topo de linha, enquanto as intermediárias estão sendo deixadas de lado. As configurações de entrada atendem aos consumidores mais sensíveis a preço, enquanto as mais completas garantem maior margem de lucro. Essa estratégia pode ajudar a mitigar parte dos efeitos das tarifas no mercado.

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