Search
Close this search box.
  • Home
  • Indústria
  • Ex-CEO da VW fala em ”invasão chinesa” na América Latina

Ex-CEO da VW fala em ”invasão chinesa” na América Latina

Depois de cinco meses afastado do noticiário e de sua saída repentina do Grupo Volkswagen, o executivo argentino Pablo Di Si reapareceu em público nesta semana com críticas à crescente presença da indústria automotiva chinesa na América do Sul. Di Si, vale lembrar, foi CEO da Volkswagen América Latina entre 2017 e 2022, quando assumiu o cargo para a América do Norte. 

Mas o cargo não durou muito tempo, já que apenas apenas 18 meses depois o executivo renunciou ao cargo, abandonando uma carreira de mais de 10 anos no grupo alemão para focar na família e em outros negócios, como o setor imobiliário e consultorias. Essa semana, Di Si participou do seminário “Congresso AutoData Megatendências 2025”, que foi realizado no Brasil, e comentou sobre os impactos da guerra comercial entre os Estados Unidos e mercados emergentes.



Foto de: Motor1 Argentina

El ex ejecutivo automotor argentino, Pablo Di Si, participó ayer del “Congresso AutoData Megatendências 2025”, en Brasil.

Sua reaparição e o discurso crítico sobre a China chamaram atenção por ocorrerem apenas seis dias após o anúncio de que o Grupo VW fabricará na Argentina uma nova geração da picape Amarok, em parceria com a chinesa SAIC-Maxus.

O investimento de US$ 580 milhões sela o fim de dois projetos industriais encabeçados por Di Si: o SUV VW Taos, cuja produção será encerrada em General Pacheco e passará a vir de Puebla, no México e o facelift da Amarok, lançado há apenas sete meses. Na ocasião, Di Si havia prometido que a picape reestilizada teria um ciclo de dez anos.



VW Amarok (teaser)

Foto de: Volkswagen

Durante sua participação no congresso, Di Si foi enfático:

“A indústria automotiva precisa estar atenta a uma grande ameaça: a nova invasão chinesa. São carros parecidos com os de marcas conhecidas, mas 30% mais baratos e com alto volume de estoque. Com toda essa confusão tarifária entre Estados Unidos e China, para onde vocês acham que irão todos esses carros que os chineses planejavam vender nos EUA? Eles vão precisar encontrar outro mercado.”



GWM Tank 300 Hi4-T 2025 (BR)

Foto de: GWM



BYD Shark PHEV (BR)

Foto de: Motor1.com

Chineses aprenderam com fracasso e mudaram foco

Di Si relembrou que há 20 anos os chineses fracassaram ao tentar vender modelos de entrada no Brasil, mas argumentou que o cenário agora é outro. Segundo ele, a China possui hoje um portfólio completo, que inclui desde veículos de acesso até modelos premium. Para o executivo, caso o Brasil não adote medidas rápidas, sua indústria automotiva pode desaparecer:

“Não adianta fazer estudos. É preciso agir rapidamente, pois isso será violento. E os chineses não dominam a América Latina por tecnologia, e sim por preço.”



Volkswagen Amarok Panamericana

Foto de: Volkswagen

Segunda geração da Amarok, derivada da Ranger, foi vetada por Di Si na Argentina

Executivo barrou Amarok derivada da Ranger

Apesar do encerramento precoce da Amarok reestilizada, que ficará com ”mandato tampão” apenas até 2027, Di Si cumpriu uma de suas metas: barrar o Projeto Cyclone, que previa a produção da nova geração da Amarok europeia na planta da Ford na Argentina. O plano foi cancelado durante sua gestão, e a produção acabou sendo transferida para a África do Sul, que hoje abastece Europa, Oriente Médio, África e México com a nova picape — em detrimento do modelo fabricado na Argentina.

Pablo Di Si deixou oficialmente o Grupo Volkswagen em novembro de 2023. Após alcançar o cargo de CEO da operação norte-americana da marca, enfrentou forte resistência da rede de concessionárias dos EUA, que criticaram sua política de produtos. A situação financeira da marca também está em situação delicada, com planos de reestruturação e de corte de custos, inclusive considerando o fechamento de fábricas em sua matriz, na Alemanha. 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Por que a Renault quer reconquistar clientes de Clio e Scenic?

Mostrado oficialmente neste mês, o Boreal marcou a chegada do primeiro SUV médio desenvolvido e…

Norris domina e é o pole da sprint do GP de São Paulo; Bortoleto larga em 14º

Lando Norris dominou e garantiu a pole position para a corrida sprint do GP de São…

Por que GTA 6 vai ser adiado de novo?

Depois de mais de uma década de espera, os fãs de Grand Theft Auto terão…