Search
Close this search box.
  • Home
  • Análise
  • Fábrica da Stellantis em Goiana (SP) chega a 2 mi de unidades produzidas

Fábrica da Stellantis em Goiana (SP) chega a 2 mi de unidades produzidas

A Stellantis alcançou um marco histórico com a produção de 2 milhões de veículos no Polo Automotivo de Goiana (PE), inaugurado em 2015 e hoje consolidado como um dos mais modernos e sustentáveis da companhia no mundo. A planta é estratégica para o Brasil e para a América Latina produzindo veículos e maior valor agregado para três marcas do grupo.

O veículo de número 2 milhões foi a Ram Rampage, primeira picape da marca concebida e desenvolvida fora da América do Norte. Desde o lançamento, em 2023, o modelo acumula mais de 48 mil unidades vendidas. Sua criação mobilizou mais de 800 engenheiros e técnicos, em um esforço que totalizou 1,2 milhão de horas de desenvolvimento. Atualmente, a unidade de Goiana produz cinco modelos de sucesso: Jeep Renegade, Compass e Commander, Fiat Toro e a própria Rampage.

Após uma década, o complexo responde por 14.700 empregos diretos e conta com 38 fornecedores locais em 2025, fomentando um ecossistema produtivo robusto. Além disso, investe em qualificação profissional e colabora com o fortalecimento da cadeia automotiva nacional.

O papel estratégico de Goiana se reflete também nas exportações. Desde sua inauguração, mais de 250 mil unidades foram enviadas para outros países, com recordes registrados em 2024 e 2025 para mercados da América Latina. A planta opera com capacidade instalada de 280 mil veículos por ano.

Para os próximos anos, a Stellantis projeta expansão para a planta de Goiana. Entre 2025 e 2030, a fábrica receberá seis novos modelos, apoiados por R$ 13 bilhões em investimentos. Entre eles está o primeiro veículo da companhia com a tecnologia Bio-Hybrid (híbrido), previsto para 2026, reforçando o compromisso da marca com inovação e transição energética.

“Alcançar a marca de 2 milhões de veículos em apenas uma década demonstra a força da Stellantis no Brasil e na América Latina, bem como o talento e a dedicação das milhares de pessoas que fazem parte dessa história. O Polo de Goiana nasceu inovador, se mantém na vanguarda da indústria automotiva e segue crescendo de forma sustentável, com excelência e eficiência”, afirma Glauber Fullana, vice-presidente de manufatura da Stellantis para a América do Sul.

“Esse marco só foi possível porque contamos com pessoas altamente qualificadas, que colocam seu talento e dedicação a serviço da excelência todos os dias. É graças a essa equipe que continuamos entregando veículos competitivos, sustentáveis e reconhecidos pelos clientes dentro e fora do Brasil”, destaca Francis Ribeiro Jorge, Diretor do Polo Goiana.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Quais foram os carros mais vendidos da Argentina em outubro?

A Argentina comemorou em outubro o 11º mês consecutivo de crescimento nas vendas de veículos…

Toyota quer ainda mais carros com motor V8, não só esportivos

Contrariando a corrida de outras montadoras pelo downsizing e pela eletrificação total, a japonesa Toyota…

Sob ameaça do VW Tera, Hyundai Creta domina varejo pelo 5º mês seguido

O varejo ficou atrás das vendas diretas pelo 2º mês consecutivo. Dos 247.877 automóveis e…