A Toyota ainda está levantando os prejuízos causados pelo temporal que arrasou a fábrica de motores da empresa, instalada em Porto Feliz (SP), na tarde de ontem (22/9). A empresa confirma que não há relatos de fatalidades entre os funcionários da linha de montagem, mas afirmou que ainda não tem uma previsão para o retorno das atividades.
A Toyota disse em comunicado que as fortes chuvas provocaram “danos severos à estrutura da fábrica” e que está “acompanhando cuidadosamente a situação, oferecendo todo o suporte necessário aos colaboradores e parceiros que atuavam no local”. No momento, as atividades em Porto Feliz estão interrompidas.
5
Fonte: Instagram
Além da produção de propulsores para Etios e Yaris no passado, a planta no interior paulista é responsável por alimentar com motores as linhas montagem de Corolla e Corolla Cross. Questionada pelo Motor1.com Brasil, a Toyota ainda não respondeu como a produção do sedã e do SUV serão afetadas. O que levanta mais dúvidas é a futura estreia Yaris Cross.
O novo SUV de entrada da marca tinha o lançamento confirmado agora para o mês de outubro, mas, assim como Corolla e Corolla Cross, poderia receber propulsores fornecidos pela fábrica de motores de Porto Feliz. Já entramos em contato com a Toyota para saber se o lançamento do novo Yaris Cross será afetado e o texto será atualizado assim que o retorno for feito.
Comunicado da Toyota, na íntegra
“Na tarde desta segunda-feira (22/09), por volta das 13h, uma forte chuva acompanhada de ventos intensos atingiu a unidade de produção de motores da Toyota em Porto Feliz (SP), provocando danos severos à estrutura da fábrica. A segurança das pessoas é a prioridade da Toyota. Neste sentido, a empresa está acompanhando cuidadosamente a situação, oferecendo todo o suporte necessário aos colaboradores e parceiros que atuavam no local. Não há relatos de fatalidades. Um relatório de danos está sendo preparado para entender a extensão dos impactos. A produção da unidade foi interrompida. Não há previsão de retomada das operações nesse momento.”

Vendaval na Toyota de Porto Feliz – Reprodução da internet (4)
Foto de: Instagram
O que aconteceu?
Um forte temporal atingiu Porto Feliz (SP), a 130 km da capital paulista, na tarde desta segunda-feira (22/9), causando grandes estragos e atingindo em cheio a fábrica de motores da Toyota. A ventania arrancou quase todo o telhado do galpão, entortou estruturas metálicas e chegou a capotar um carro no pátio da unidade.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, dez pessoas ficaram levemente feridas. Todas estavam conscientes e foram levadas para atendimento em veículos da própria empresa. Não houve registro de vítimas graves, mas o local continua interditado para vistoria da Defesa Civil.
Imagens gravadas por funcionários da Toyota mostram a força da ventania, arrancando telhados inteiros, entortando colunas de ferro e espalhando destroços por toda a área externa da fábrica. Um veículo foi encontrado capotado entre os escombros.

Fábrica da Toyota em Porto Feliz
A fábrica de Porto Feliz
Inaugurado em maio de 2016, o complexo da Toyota em Porto Feliz foi o primeiro da marca a produzir motores na América Latina. Instalado às margens da Rodovia Marechal Rondon, o local recebeu um investimento inicial de R$ 580 milhões e emprega cerca de 700 pessoas.
A fábrica é responsável por processos de fundição, usinagem e montagem de powertrain, tendo produzido motores para Etios e Yaris. Atualmente, fornece os conjuntos que equipam os modelos Corolla e Corolla Cross fabricados em Sorocaba. A capacidade instalada é de 108 mil unidades por ano, com tecnologia considerada entre as mais avançadas do grupo no mundo.