Search
Close this search box.
  • Home
  • Indústria
  • Ferrari homenageia lendária F40 com carro único e impressionante

Ferrari homenageia lendária F40 com carro único e impressionante

O que é velho é novo novamente em Maranello. Depois de tirar o pó do nome Testarossa para a substituta da SF90 Stradale, a Ferrari continua a celebrar seu ilustre passado. A SC40 não é uma sucessora direta da lendária F40, mas empresta várias dicas de design do último carro aprovado pessoalmente por Enzo Ferrari. Começa a vida como um 296 GTB, embora você não saiba disso imediatamente, pois a carroceria foi completamente reimaginada.

Enquanto a F40 original foi desenhada por Pininfarina, a SC40 é uma criação interna do Centro de Estilismo da Ferrari, liderado por Flavio Manzoni. Nota: a Ferrari não vende um modelo projetado por Pininfarina desde 2017, quando a 812 Superfast substituiu a F12berlinetta. A ligação visual com o projeto final do Il Commendatore pode não ser óbvia à primeira vista, mas os acenos sutis estão lá.

Por exemplo, o “SC40” gravado na lateral da asa traseira é uma homenagem ao ícone dos anos 1980. Em outros lugares, as entradas de ar laterais ecoam os inconfundíveis dutos NACA da F40. Algumas das curvas fluidas da 296 GTB foram trocadas por linhas mais nítidas e angulares, lembrando a linguagem de design da equipe de Leonardo Fioravanti.

Dito isso, a Ferrari não se propôs a recriar a F40. A SC40 é descrita como “um modelo com sua própria personalidade distinta”. Se fosse uma verdadeira homenagem, teria apresentado faróis pop-up, uma caixa de câmbio manual e um V8 biturbo. Em vez disso, continua sendo uma 296 GTB por baixo, daí a inscrição “Charge” de grandes dimensões na porta de combustível de alumínio atrás do motorista.



Foto de: Ferrari




Foto de: Ferrari

Photos by: Ferrari

Além da carroceria sob medida, a pintura branca e as rodas são exclusivas desse carro. Embora tenha dois cilindros a menos, o V6 fica embaixo de persianas de Lexan fumê que reforçam ainda mais a conexão visual com a F40. O visual “stormtrooper” não agradará a todos, mas a extensão da transformação em relação a um 296 GTB padrão é impressionante.

No interior, as mudanças são mínimas, mas significativas. O uso extensivo de Kevlar canaliza o espírito da F40, cobrindo grande parte do interior, desde o volante e o painel de instrumentos até os tapetes, áreas para os pés e assentos.



Ferrari SC40

Foto de: Ferrari

A Ferrari não divulgou o preço, mas é seguro presumir que a SC40 custou bem mais do que o valor base de US$ 346.950 (no EUA) da 296 GTB padrão. Os modelos criados por meio do programa de Projetos Especiais da Ferrari normalmente levam cerca de dois anos para serem concluídos, com o proprietário ativamente envolvido nos estágios de projeto e validação. Apenas um SC40 existirá, mas os visitantes do Museu da Ferrari em Maranello já podem admirar um modelo em tamanho real.

E talvez essa não seja a última homenagem. Talvez vejamos outro, se Lewis Hamilton conseguir o que quer. O sete vezes campeão de F1 expressou interesse em colaborar com a Ferrari em uma chamada “F44”, completa com uma caixa de câmbio manual e estilo inspirado na lendária F40.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Triumph tem promoção com taxa zero para suas motos em novembro

A Triumph Motorcycles Brasil promove neste sábado, 8 de novembro, uma ação nacional em todas…

quando a marca de luxo da BYD estreia no Brasil?

Com informações de Jason Vogel, da China – Depois de ganhar mercado com modelos elétricos e…

Quanto desconto a BYD dá na Shark em promoção

Apresentada em 2024, a BYD Shark nasceu como primeira empreitada da chinesa no tradicional segmento…