Com 54,10% de todos os 247.877 automóveis e comerciais leves emplacados no Brasil em outubro, as vendas diretas foram a modalidade mais importante pelo 2º mês seguido e pela 4ª vez nos últimos seis meses. A Fiat, com 25,29% de market share, liderou a disputa entre as montadoras pelo 27º mês consecutivo. Volkswagen (18,78%), Chevrolet (11,55%), Hyundai (10,29%) e Jeep (6,46%) repetiram as colocações de setembro.
Após seis meses seguidos no topo entre os automóveis, o VW Polo (5.421) caiu para a 4ª colocação. A posição de honra ficou com o Fiat Argo (6.563), com Hyundai HB20 (6.056) e Fiat Mobi (6.021) completando o pódio – o menor modelo da marca italiana teve quase 96% de suas unidades na modalidade, a maior dependência no top 10.
44
Fonte: Motor1.com
|
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
OUT.25 (A) |
|
1º |
FIAT ARGO |
6.563 |
65,75% |
9.981 |
|
2º |
HYUNDAI HB20 |
6.056 |
62,52% |
9.687 |
|
3º |
FIAT MOBI |
6.021 |
95,92% |
6.277 |
|
4º |
VW POLO |
5.421 |
59,25% |
9.150 |
|
5º |
VW T-CROSS |
5.088 |
71,53% |
7.113 |
|
6º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
4.950 |
84,57% |
5.853 |
|
7º |
RENAULT KWID |
4.855 |
91,33% |
5.316 |
|
8º |
VW TERA |
4.767 |
46,91% |
10.162 |
|
9º |
HYUNDAI HB20S |
4.364 |
79,10% |
5.517 |
|
10º |
JEEP COMPASS |
4.058 |
64,86% |
6.257 |
|
11º |
HYUNDAI CRETA |
3.199 |
36,86% |
8.679 |
|
12º |
CHEVROLET ONIX |
3.107 |
41,77% |
7.439 |
|
13º |
JEEP RENEGADE |
2.856 |
67,00% |
4.263 |
|
14º |
NISSAN KICKS |
2.572 |
44,96% |
5.721 |
|
15º |
VW VIRTUS |
2.542 |
70,32% |
3.615 |
|
16º |
FIAT FASTBACK |
2.072 |
36,57% |
5.666 |
|
17º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
1.856 |
51,43% |
3.609 |
|
18º |
HONDA HR-V |
1.841 |
27,43% |
6.711 |
|
19º |
JEEP COMMANDER |
1.751 |
80,99% |
2.162 |
|
20º |
FIAT PULSE |
1.684 |
42,47% |
3.965 |
|
21º |
CITROËN BASALT |
1.530 |
97,95% |
1.562 |
|
22º |
CHEVROLET SPIN |
1.514 |
71,99% |
2.103 |
|
23º |
CHEVROLET TRACKER |
1.435 |
27,13% |
5.290 |
|
24º |
FIAT CRONOS |
1.398 |
75,73% |
1.846 |
|
25º |
CITROËN C3 |
1.220 |
88,21% |
1.383 |
|
26º |
TOYOTA COROLLA |
1.072 |
46,87% |
2.287 |
|
27º |
VW NIVUS |
824 |
19,36% |
4.257 |
|
28º |
GWM HAVAL H6 |
778 |
23,05% |
3.375 |
|
29º |
PEUGEOT 208 |
725 |
86,10% |
842 |
|
30º |
HONDA CITY |
710 |
43,19% |
1.644 |
|
31º |
RENAULT DUSTER |
682 |
40,60% |
1.680 |
|
32º |
PEUGEOT 2008 |
669 |
91,14% |
734 |
|
33º |
NISSAN SENTRA |
635 |
83,44% |
761 |
|
34º |
BYD SONG |
585 |
16,99% |
3.444 |
|
35º |
HONDA CITY HATCH |
529 |
34,35% |
1.540 |
|
36º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
497 |
24,92% |
1.994 |
|
37º |
VOLVO XC60 |
384 |
100,00% |
384 |
|
38º |
BYD KING |
338 |
26,18% |
1.291 |
|
39º |
GWM HAVAL H9 |
333 |
72,71% |
458 |
|
40º |
VOLVO EX30 |
283 |
99,65% |
284 |
|
41º |
CITROËN C3 AIRCROSS |
236 |
53,88% |
438 |
|
42º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
219 |
21,00% |
1.043 |
|
43º |
BYD DOLPHIN MINI |
216 |
7,73% |
2.794 |
|
44º |
RENAULT KARDIAN |
206 |
13,44% |
1.533 |
|
45º |
RENAULT BOREAL |
202 |
100,00% |
202 |
|
46º |
CHEVROLET SPARK |
200 |
48,19% |
415 |
|
47º |
AUDI A5 |
196 |
96,08% |
204 |
|
48º |
CHEVROLET TRAILBLAZER |
177 |
82,71% |
214 |
|
49º |
VW TAOS |
177 |
35,69% |
496 |
|
50º |
NISSAN VERSA |
173 |
33,59% |
515 |

38
Fonte: Mario Villaescusa / Motor1.com
Fechando o top 5, o VW T-Cross (5.088) foi o nº 1 entre os SUVs / crossovers. Sexto colocado, o Chevrolet Onix Plus (4.950) liderou entre os sedãs pela 3ª vez seguida. Com 4.767 unidades, o VW Tera se manteve entre os dez primeiros. O Jeep Compass (4.058), com quase 2/3 de suas unidades fora do varejo, completou o top 10 como líder entre os SUVs maiores pelo 2º mês seguido.
Vigésimo-primeiro colocado, o Citroën Basalt (1.530) mostrou sua enorme dependência da modalidade e teve apenas 32 emplacamentos registrados no varejo. No top 50, apenas o BYD Dolphin Mini (216) teve menos de 10% de dependência das vendas diretas. Outubro ainda marcou a 1ª aparição do Renault Boreal (202).

62
Fonte: Citroën
|
POS. |
MODELO |
VENDAS DIRETAS |
% TOTAL |
OUT.25 (A) |
|
1º |
FIAT STRADA |
9.996 |
71,19% |
14.041 |
|
2º |
VW SAVEIRO |
6.234 |
96,85% |
6.437 |
|
3º |
FIAT TORO |
3.605 |
60,95% |
5.915 |
|
4º |
TOYOTA HILUX |
3.414 |
65,60% |
5.204 |
|
5º |
CHEVROLET S10 |
2.601 |
78,53% |
3.312 |
|
6º |
RAM RAMPAGE |
2.493 |
81,66% |
3.053 |
|
7º |
FIAT FIORINO |
1.746 |
89,49% |
1.951 |
|
8º |
CHEVROLET MONTANA |
1.360 |
73,59% |
1.848 |
|
9º |
RENAULT MASTER |
1.168 |
70,96% |
1.646 |
|
10º |
FORD RANGER |
1.112 |
33,60% |
3.310 |
|
11º |
RENAULT OROCH |
738 |
79,44% |
929 |
|
12º |
RENAULT KANGOO |
557 |
97,04% |
574 |
|
13º |
MITSUBISHI TRITON |
468 |
35,67% |
1.312 |
|
14º |
FIAT SCUDO |
409 |
86,84% |
471 |
|
15º |
IVECO DAILY |
327 |
81,14% |
403 |
|
16º |
FIAT TITANO |
277 |
82,20% |
337 |
|
17º |
GWM POER |
230 |
53,36% |
431 |
|
18º |
FORD TRANSIT |
198 |
86,09% |
230 |
|
19º |
FIAT DUCATO |
172 |
86,87% |
198 |
|
20º |
IVECO DAILY 30-130 |
144 |
64,00% |
225 |
|
21º |
HYUNDAI HR |
141 |
100,00% |
141 |
|
22º |
NISSAN FRONTIER |
135 |
83,33% |
162 |
|
23º |
RAM 3500 |
134 |
96,40% |
139 |
|
24º |
FORD MAVERICK |
60 |
14,15% |
424 |
|
25º |
TOYOTA HIACE |
44 |
41,90% |
105 |
|
26º |
RAM 2500 |
40 |
80,00% |
50 |
|
27º |
VW TRUCK E BUS EXPRESS |
38 |
17,84% |
213 |
|
28º |
MITSUBISHI L200 |
30 |
81,08% |
37 |
|
29º |
PEUGEOT PARTNER |
29 |
53,70% |
54 |
|
30º |
VW AMAROK |
21 |
87,50% |
24 |
|
31º |
CHEVROLET SILVERADO |
13 |
8,84% |
147 |
|
32º |
FORD F150 |
13 |
10,92% |
119 |
|
33º |
RAM 1500 |
9 |
16,07% |
56 |
|
34º |
KIA UK2500 |
6 |
2,90% |
207 |
|
35º |
BYD SHARK |
5 |
7,46% |
67 |
|
36º |
RENAULT KWID |
5 |
100,00% |
5 |
|
37º |
KIA K2500 |
4 |
2,17% |
184 |
|
38º |
IVECO DAILY 35-180 |
3 |
20,00% |
15 |
|
39º |
CITROËN JUMPER |
1 |
6,25% |
16 |
|
40º |
CITROËN JUMPY |
1 |
1,01% |
99 |
|
41º |
IVECO DAILY 42S14 |
1 |
100,00% |
1 |
|
42º |
IVECO DAILY 5516 |
1 |
100,00% |
1 |
|
43º |
PEUGEOT BOXER |
1 |
7,14% |
14 |
|
44º |
PEUGEOT EXPERT |
1 |
0,67% |
149 |

46
Campeã geral da modalidade, a Fiat Strada (9.996) comandou a lista dos comerciais leves com aproximadamente 3,7 mil unidades de vantagem sobre uma VW Saveiro (6.234) que emplacou apenas 203 unidades no varejo.
A Fiat Toro (3.605) completou o pódio, com a Toyota Hilux (3.414) desta vez bem mais próxima. Com 1.112 unidades, a Ford Ranger fechou o top 10 como o modelo menos dependente entre os líderes.
Fonte: Fenabrave
Queremos a sua opinião!
O que você gostaria de ver no Motor1.com?
Responda à nossa pesquisa de 3 minutos.
– Equipe do Motor1.com