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Fiat Mobi e Argo têm IPI zerado e descontos de até R$ 13 mil no preço

Depois de Volkswagen e Renault, a Fiat é mais uma a anunciar novas condições de preço para seus modelos fabricados no Brasil. Com foco especial em seus modelos de entrada, o subcompacto Mobi e o hatch Argo, terão redução de preço de até R$ 13 mil promocionalmente até 31 de julho. Os dois carros se enquadram no programa Carro Sustentável e terão o IPI zerado, algo que a montadora afirma ter atecipado.

No caso do modelo mais barato, o Mobi, o valor da versão de entrada 1.0 Like MT passa de R$ 80.990 para R$ 67.990. De série, o modelo traz de série direção elétrica, ar-condicionado manual, computador de bordo, rodas de aço de 14″, volante com ajuste de altura, travas elétricas e vidros elétricos dianteiros.

A versão aventureira Trekking do Mobi também entra na promoção, tendo o preço reduzido de R$ 82.990 para R$ 73.290. O modelo, vale lembrar, havia recebido um reajuste há cerca de um mês, ultrapassando pela primeira vez a barreira dos R$ 80 mil em todas as suas versões, perdendo o posto de carro mais barato do Brasil para o Renault Kwid.

No caso do Argo, o desconto é um pouco menor. Com foco especial na versão 1.0 Drive MT, que custava R$ 94.990, a Fiat ajustará os valores em R$ 8.000, passando a custar agora R$ 86.990. De série, traz ar-condicionado manual, direção elétrica com regulagem de altura, banco do motorista com regulagem de altura, central multimídia de 7″ com Android Auto e Apple Car Play, banco traseiro rebatível, volante com comandos de rádio e telefone, vidros dianteiros e travas elétricas, rodas de aço de 15″ e faróis com assinatura em LED.

Na mecânica, ambos utilizam o mesmo propulsor, o conhecido 1.0 Firefly de três cilindros, que rende até 75 cv de potência e 10,7 kgfm de torque, sempre associado ao câmbio manual de cinco marchas. 

Como funciona o Carro Sustentável?

Segundo o decreto assinado pelo governo federal na última quinta-feira (9/07) para que um veículo seja considerado sustentável e receba o benefício da alíquota zero de IPI, ele deverá cumprir quatro requisitos: emitir menos de 83g de CO₂ por quilômetro; utilizar ao menos 80% de materiais recicláveis ou reutilizáveis; realizar etapas essenciais de produção no Brasil, como estampagem, soldagem, pintura, fabricação do motor e montagem; e se enquadrar em uma das seguintes categorias: subcompacto, compacto, utilitário esportivo compacto ou picape compacta. 

As montadoras interessadas em comercializar veículos com o benefício deverão se credenciar junto ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Após análise técnica e aprovação, será publicada portaria com a lista dos modelos aptos a receber a isenção. Atualmente, a alíquota mínima de IPI para veículos compactos é de 5,27%.



Fábrica da Fiat em Betim (MG)

Foto de: Stellantis

Para os demais veículos, o decreto estabelece um novo modelo de cálculo para o IPI, que entrará em vigor em 90 dias. A tabela parte de alíquotas base de 6,3% para carros de passeio e 3,9% para comerciais leves. Esses valores poderão ser ajustados para mais ou para menos, com base em cinco critérios: fonte de energia e tecnologia de propulsão, eficiência energética, potência do motor, nível de segurança e reciclabilidade.

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