Search
Close this search box.
  • Home
  • Mercado
  • Fiat Tipo vai se aposentar de novo e abrir espaço para um… SUV

Fiat Tipo vai se aposentar de novo e abrir espaço para um… SUV

É tipo a Odete Roitman que morre, mas não morre. Mas agora, aproxima-se inexoravelmente o fim do Fiat Tipo, o compacto ainda vendido na Itália, cuja produção terminará na Turquia em junho de 2026. Nós já passamos por isso no Brasil, enquanto o novo teve mais tempo na Europa. Agora, como acontece com quase todos os hatches médios, dará seu lugar a um inédito SUV.

A notícia, já antecipada pela Stellantis que havia mencionado uma despedida no final de 2025, foi confirmada por Cengiz Elordu, CEO da Tofas (joint venture formada pelo grupo Koç Holding e a Stellantis na Turquia), durante uma entrevista ao canal CNBC-e, disse:

“Quanto ao Egea (Tipo), tomaremos nossa decisão sobre sua produção em breve. Mesmo que decidamos estender a produção, será no máximo por 6 meses. Terminaremos a produção em junho de 2026.”

À espera de um Fiat Tipo SUV

O próprio Elrodu acrescentou que o Fiat Tipo, vendido na Turquia sob o nome de Fiat Egea, será substituído pelo “produto certo”, buscando entender que a preferência do mercado agora mudou dos hatches médios para os SUVs.



Isso significa que não devemos esperar um novo Fiat Tipo chegando entre 2026 e 2027 com a clássica carroceria hatchback de 5 portas, sedã de 4 portas ou station wagon. O novo Tipo será, em vez disso, um SUV ou um crossover do qual ainda não se conhece nem a plataforma nem o estilo.

Por isso, John Elkann e Antonio Filosa viajaram recentemente para a Turquia para fortalecer a aliança entre a Stellantis e a conglomerado turco Koç Holding na realização dos futuros planos da joint venture Tofas.

Ainda apostará na relação preço/equipamentos

O CEO da Tofas, no entanto, afirmou que a fórmula que levou à produção de 700.000 Tipos em dez anos será replicada no novo modelo, provavelmente referindo-se também ao aspecto da boa relação custo-benefício.



Fiat Tipo Hybrid - Ponto de Revisão

Lembramos que na Itália o Fiat Tipo alcançou seu maior sucesso de vendas em 2017, quando chegou a 56.039 emplacamentos, mas que nos primeiros nove meses de 2025 o número caiu para apenas 3.080 unidades emplacada, mesmo que considerando que os preços italianos do Fiat turco começarem a partir de 18.200 euros para o Tipo 4 portas 1.6 Diesel com câmbio manual.

Importado da Itália inicialmente, o Tipo chegou ao Brasil em 1993 com a missão de ser um hatch médio sofisticado, posicionado acima do Uno. As versões 1.6 i.e., 2.0 i.e. e posteriormente 1.6/1.8 16V chamavam atenção pelo design e desempenho.



Fiat Tipo teve começo explosivo em vendas como importado, mas fabricação nacional durou pouco

Fiat Tipo teve começo explosivo em vendas como importado, mas fabricação nacional durou pouco

Foto de: Motor1 Brasil

O Tipo teve um papel importante na imagem tecnológica da Fiat nos anos 1990, mas ficou marcado por casos de incêndios em unidades importadas da Itália, afetando sua reputação e derrubando as vendas. A Fiat demorou, mas anunciou um mega recall que envolveu mais de 155 mil unidades. Mesmo com a produção nacional a partir de 1995, quando o problema há havia sido sanado, o modelo não conseguiu se recuperar e saiu de linha.

O que pouca gente sabe é que em 2023, a Stellantis chegou a considerar adaptar o projeto do Tipo turco para o mercado latino-americano (como base de um novo sedã médio da Fiat ou Peugeot), mas o plano foi substituído pela estratégia de desenvolver veículos regionais sobre a plataforma CMP, como o Peugeot 2008 nacional e futuros SUVs Fiat.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Novo Peugeot 208: conceito, teaser, prévias

Não parece, mas a atual geração do Peugeot 208 já tem seis anos de estrada.…

Mercedes-Benz CLA ganha versões híbridas na Europa

Depois de apresentar a nova geração do CLA apenas em suas configurações elétricas, chegou a…

Qual será o futuro das chinesas no Brasil?

Dias após o anúncio da compra de 26,4% da Renault do Brasil pela Geely, o…