Meses após lançar a Ram Rampage com o motor 2.2 Multijet turbodiesel, a Stellantis anuncia que a picape Fiat Toro também receberá o propulsor, substituindo o 2.0 turbodiesel usado pela picape há quase 10 anos. Estará disponível em breve nas concessionárias, para as versões Volcano e Ranch, mas os preços ainda não foram divulgados.
A troca de motores não era nenhum segredo. A Stellantis está tirando o 2.0 turbodiesel de linha em todos os seus modelos no Brasil, por não atender às novas regras de emissões de poluentes do Proconve L8. O novo motor também está combinado ao câmbio automático de nove marchas e à tração integral.
Isto afetará também o Jeep Commander, mas não o Compass. Este deverá perder as versões a diesel neste ano, passando a ter somente os motores 1.3 turbo flex e 2.0 turbo a gasolina.
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Será um ganho para a Fiat Toro 2025. O 2.2 é mais moderno, prometendo mais desempenho e um consumo de combustível menor. Gera 200 cv e 45,9 kgfm, enquanto o 2.0 entrega 170 cv e 35,7 kgfm. Ou seja, são 30 cv e a mais 10,2 kgfm no novo trem de força, que se estabelece como mais potente da linha, acima do 1.3 turbo que teve sua potência reduzida aos 176 cv.
A Fiat já vinha preparando a Toro para esta troca de motor, ajustando a linha. A versão Ultra, com capota rígida para a caçamba, agora é vendida somente com o 1.3 turbo flex. Já a variante Volcano voltou a ter uma opção diesel, que fará companhia para a configuração Ranch. Este reajuste nas versões foi feito para evitar brigas com a Titano.
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A Titano também receberá o 2.2 turbodiesel em breve, no lugar do 2.2 BlueHDI da Peugeot usado atualmente. O motor começará a ser produzido na fábrica de Córdoba, Argentina, junto com a picape média, junto com uma renovação leve no design. Neste caso, o novo propulsor não será um ganho tão grande, apenas de 20 cv e 5,1 kgfm em comparação ao motor atual. O lançamento acontecerá até meados deste ano.