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Fiat vende Iveco para a Tata Motors

A indiana Tata Motors anunciou a compra da divisão de veículos comerciais da italiana Iveco por €3,8 bilhões, o equivalente a cerca de R$ 24,3 bilhões. O acordo abrange todas as operações civis do grupo europeu, incluindo as linhas de caminhões e ônibus, a fabricante de motores FPT Industrial e a encarroçadora francesa Heuliez. A nova estrutura será sediada na Holanda e ficará sob controle da Tata.

A operação foi viabilizada após a separação da divisão de defesa da Iveco, composta pelas marcas IDV e Astra, vendida à também italiana Leonardo por €1,7 bilhão (R$ 10,9 bilhões). Com sede em Roma, a Leonardo é uma das principais fornecedoras europeias nos setores aeroespacial, eletrônico, naval e de defesa terrestre. A empresa tem forte presença em programas da OTAN e da União Europeia, e emprega mais de 50 mil pessoas em países como Itália, Reino Unido, Polônia, Israel e Estados Unidos.

Ao incorporar a IDV, a Leonardo reforça sua atuação em veículos militares, com portfólio que agora inclui modelos como o LMV Lince e o Centauro II, além do Guarani 6×6 desenvolvido para o Exército Brasileiro. A IDV atua também no desenvolvimento de veículos autônomos por meio da divisão IDV Robotics. Com cerca de 2.000 funcionários e presença na Europa e América Latina, a empresa se consolida como protagonista no setor de defesa terrestre.

As duas transações ainda precisam passar por aprovação dos órgãos reguladores e devem ser concluídas até o fim de março de 2026. Após a finalização da venda da IDV, os recursos líquidos serão distribuídos aos acionistas da Iveco por meio de dividendos extraordinários.



Iveco S-Way europeu

Fundada em 1975 a partir da fusão de cinco fabricantes europeias, a Iveco fez parte do grupo Fiat por décadas e, mais recentemente, era controlada pela holding Exor, da família Agnelli. A venda da divisão militar e a incorporação ao grupo indiano encerram um ciclo e marcam o reposicionamento da marca como fabricante global focada exclusivamente em transporte comercial.

No Brasil, a Iveco tem desde1997 em Sete Lagoas (MG) uma de suas principais fábricas fora da Europa. A planta mineira produz caminhões leves e semipesados da linha Tector, o pesado S-Way e o utilitário Daily.

No mesmo complexo funciona o Centro de Desenvolvimento de Produto da marca na América Latina, o primeiro fora do continente europeu. Com a integração ao grupo Tata Motors, a unidade brasileira deve ganhar ainda mais protagonismo na estratégia industrial da marca para a região.



IDV em Leonardo (14)

Foto de: Motor1 Argentina

Tata ficou famosa por tentar fazer o carro mais barato do mundo

A Tata Motors é uma das maiores fabricantes de veículos do mundo, com sede em Mumbai, na Índia. Fundada em 1945, a empresa integra o conglomerado Tata Group, ativo em setores como siderurgia, energia, hotelaria, tecnologia e telecomunicações. A montadora produz automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus e veículos pesados, com presença em mais de 100 países.

Nas últimas duas décadas, a Tata ampliou sua presença internacional com movimentos estratégicos. Em 2004, comprou a divisão de caminhões da sul-coreana Daewoo. Em 2008, adquiriu as marcas britânicas Jaguar e Land Rover da Ford. Também possui centros de desenvolvimento e fábricas na Índia, Reino Unido, Tailândia, África do Sul e Europa.



Land Rover Discovery Gemini Edição 2025

Britânica Land Rover pertence à Tata desde 2008

Foto de: Land Rover



Tata Nano

Foto de: Tata

A montadora ficou conhecida mundialmente durante a década de 2000 com o lançamento do Nano, que prometia ser o carro mais barato do mundo. A proposta era oferecer mobilidade acessível em um país com grandes desigualdades sociais.

No entanto, problemas mecânicos e a percepção negativa do público, que relutava em ser visto dirigindo um carro excessivamente espartano, acabaram minando os planos da fabricante indiana. O projeto foi descontinuado após vendas abaixo do esperado, mas ajudou a consolidar a imagem da Tata como uma marca disposta a arriscar.

Com a entrada da Iveco, a empresa amplia seu portfólio no transporte pesado, fortalece a presença industrial na Europa e América do Sul e reforça sua posição entre os grandes grupos globais do setor automotivo.



Iveco Daily Van 2024 - Foto em estúdio

Nova fase para a italiana Iveco

Fundada em 1975 a partir da fusão de cinco fabricantes europeias, a Iveco fez parte do grupo Fiat por décadas e mais recentemente era controlada pela holding Exor, da família Agnelli. Com a venda da divisão militar e a entrada da Tata Motors, a empresa inicia uma nova fase com foco exclusivo em transporte comercial.

A expectativa é de que a integração fortaleça a presença global da Iveco em um mercado cada vez mais pressionado por eletrificação, conectividade e soluções de mobilidade industrial.

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