Apresentado pela primeira vez como conceito durante a revelação do novo Grande Panda, em 2024, o Fastback de nova geração já começou a dar as caras com carroceria definitiva pelas ruas europeias. O flagra que você vê aqui é o mais nítido do novo SUV-cupê até o momento.
Fotografado pelos colegas do Motor.es na Europa, a nova geração do Fastback, agora com foco global, não esconde sua inspiração visual no novo compacto da marca italiana. Espere por muitos elementos quadrados, possivelmente seguindo o que acontece com seu primo francês, o Citroën Basalt.
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Fonte: Motor.es
Ainda que os disfarces tentem esconder a traseira com caimento cupê, já é possível identificar como será o balanço traseiro do novo SUV, possivelmente ficando mais harmônico do que o atual, graças às maiores dimensões provenientes da plataforma Smart Car (evolução da CMP) do grupo Stellantis — a mesma já usada pelos modelos Citroën (C3, Aircross e Basalt), Peugeot (208 e 2008) e pelo próprio Grande Panda.
Com isso, espere ainda um entre-eixos bem maior, passando dos atuais 2,53 metros para a casa dos 2,60, o que deve melhorar significativamente o espaço para os ocupantes traseiros.

Novo Fiat Fastback é flagrado na Europa
Foto de: Motor.es
Na motorização, a nova base também permitirá que a Fiat explore mais motores eletrificados, ainda que o foco no Brasil deva ficar nos atuais 1.0 T200 Hybrid com potência na casa dos 125 cv (gasolina) e 130 cv (etanol), torque de 20,4 kgfm e acoplado a um câmbio CVT com simulação de sete marchas. Além dele, a italiana deve permanecer utilizando o 1.3 T270 nas versões mais equipadas e na esportiva Abarth.
Ao menos na Europa, como já acontece com o Grande Panda, a expectativa é que o novo Fastback tenha também versões elétricas. No hatchback, o powertrain utilizado conta com motor de 113 cv e uma bateria LFP (lítio-ferro-fosfato) de 44 kWh, proporcionando velocidade máxima de 132 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 11,0 segundos.

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Fonte: Fiat
Família completa
Além do Grande Panda (que deve ganhar outro nome e visual próprio para o Brasil) e do Fastback, a Fiat tem planos maiores para esta nova família de compactos. Há alguns meses, o CEO global da marca, Olivier Francois, destacou que os modelos terão grande importância em todo o mundo.
Na ocasião, o executivo comparou a relevância do Panda à da família Palio, última considerada global pela Fiat. Sendo assim, o Grande Panda é visto como fundamental para o futuro da montadora e, por isso, deverá gerar derivados para substituir o Pulse, o já citado Fastback e até uma nova picape no lugar da Strada.

Por aqui, estreia da nova família caberá ao derivado nacional do Grande Panda
Foto de: Fiat
No entanto, isso não deve acontecer antes do fim do ciclo de vida dos modelos atuais da marca. Sem cravar datas, o CEO apenas afirmou que “[o Panda] chegará ao Brasil depois como um substituto do Argo, que ainda não está no fim de seu ciclo de vida.”