Confirmada durante evento em celebração ao marco de 500 mil unidades do SUV T-Cross, em fevereiro, a VW enfim deve ter sua picape intermediária em breve. A imagem que você vê na abertura desta reportagem, de um Tiguan da geração atual com maior altura do solo e levemente esticado, é justamente uma das mulas do novo modelo.
Além das proporções maiores do que as do SUV médio vendido pela alemã, o protótipo visto pelo perfil @fiorininho_de_firma, em São Bernardo do Campo (SP), nas proximidades da fábrica da Volkswagen Anchieta, já revela que o sistema de suspensão traseira aparenta ser do tipo eixo rígido com feixe de molas, mais similar ao usado em picapes médias ou na Fiat Strada, já que a própria VW Saveiro usa molas helicoidais e eixo de torção.
A indicação vem da maior altura do solo na traseira e da movimentação da unidade em terreno levemente irregular. Trata-se de uma solução menos confortável do que a suspensão independente multilink utilizada em algumas concorrentes como Fiat Toro e Ram Rampage, mas que aumenta a robustez e aumenta a capacidade de carga.
Depois de testes sob uma carroceria de Virtus, a picape vem utilizando agora o Tiguan porque testa a plataforma MQB Hybrid, que trará muito do que há na MQB-A1, justamente a base do SUV e de outros modelos médios da marca alemã. Chamados de “mulas de testes”, os protótipos nessa fase já utilizam suspensão, motorização e outros detalhes técnicos do produto final, mas ainda não contam com a carroceria definitiva, recorrendo ao que está “na prateleira” do fabricante.
Projeto Plataforma MQB Hybrid
Na apresentação dos investimentos na planta de São José dos Pinhais (PR), no ano passado, a VW apresentou esse projeto mais moderno não só pela possibilidade de eletrificação, mas também pela evolução em sistemas assistentes de condução (ADAS), além da possibilidade de desenvolver modelos maiores, como a própria picape.
Um dos grandes limitadores da MQB-A0 é justamente o fato de suas dimensões terem sido pensadas para compactos e de não estar adaptada à eletrificação. A chegada da MQB Hybrid reverte isso; inclusive, a produção no Paraná é proposital, já que a planta produziu o Golf MK7 no passado, além de modelos da Audi, e está mais preparada para essa demanda após já ter feito carros com a plataforma MQB pura no passado.