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Ford anuncia nos EUA linha de elétricos acessíveis com plataforma inédita

Imagine revolucionar não só a tecnologia dos automóveis, mas também o método de produção para construir carros acessíveis. A inspiração vem de Henry Ford, com seu Modelo T e suas linhas de montagem. A companhia está ressuscitando até um logotipo do passado, mas de olho no futuro…

A Ford lançará, em 2027, uma nova família global de veículos elétricos de baixo custo, começando por uma picape média de quatro portas com preço inicial estimado em US$ 30 mil (cerca de R$ 165 mil, na conversão direta). O anúncio, feito nesta segunda-feira (11), em Louisville, Kentucky, vem acompanhado de um pacote de investimentos de aproximadamente US$ 5 bilhões, que inclui a produção local de baterias e a criação ou manutenção de quase 4 mil empregos nos Estados Unidos.

A estratégia mira diretamente a crescente competitividade dos elétricos chineses, como os da BYD, que hoje conseguem produzir veículos a uma fração do custo das fabricantes ocidentais. Embora as marcas chinesas ainda não sejam vendidas oficialmente nos EUA, Jim Farley, presidente mundial da Ford desde 2020, já afirmou repetidas vezes que essas companhias estabeleceram um novo padrão que empresas americanas precisam igualar.

No ano passado, Farley importou um Xiaomi SU7 e dirigiu o carro por aproximadamente seis meses nos Estados Unidos. Classificou o modelo como “fantástico” e não quis mais se desfazer dele.



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Jim Farley, presidente mundial da Ford, durante apresentação do Ford Universal

Foto de: Jason Vogel

Chefe não entra

A nova linha de elétricos da Ford vem sendo desenvolvida por uma equipe independente, baseada na Califórnia, formada por ex-funcionários da Tesla e da Rivian. Operando em regime “skunkworks” (termo usado para grupos ágeis e de alta especialização), o time é liderado por Alan Clarke, ex-Tesla, e tem tanta autonomia que nem o crachá do próprio Farley dava acesso ao prédio no início do projeto.

– Todos nós já vimos muitas “boas tentativas” de montadoras de Detroit para fazer veículos acessíveis que acabaram em fábricas paradas, demissões e incertezas. Por isso, precisamos criar um negócio forte, sustentável e rentável. Empoderamos uma pequena equipe “skunkworks” a três fusos horários de distância de Detroit. Rasgamos o conceito da linha de montagem em movimento e desenhamos uma melhor. E encontramos o caminho para ser a primeira marca a fabricar baterias prismáticas LFP nos EUA – conta Farley.

Hoje, a Ford vende nos EUA três elétricos: o SUV Mustang Mach-E, a van E-Transit e a picape F-150 Lightning. As vendas desses modelos caíram 12% no primeiro semestre, enquanto os híbridos cresceram 27%. A empresa já adiou para 2028 as novas gerações da F-150 Lightning e da E-Transit, e reduziu algumas metas de eletrificação após acumular prejuízos de quase US$ 10 bilhões entre 2023 e 2024 na divisão de EVs e software.



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Foto de: Jason Vogel

Plataforma Universal

O coração do projeto é a nova Plataforma Universal de EVs da Ford – retomando o slogan “O Carro Universal” e até mesmo o logotipo triangular que a companhia usava nos anos 1910, antes de adotar o oval azul.

Segundo o projeto, a nova plataforma universal permitirá fabricar em grande escala veículos elétricos acessíveis, divertidos de guiar e tecnologicamente avançados, com atualizações remotas ao longo da vida útil. A Ford revela que a arquitetura reduz o número de peças em 20%, usa 25% menos fixadores (parafusos, porcas etc.) e exige 40% menos estações de trabalho na linha de produção, com ganho de 15% em velocidade final.



Ford Universal EV Platform

Ford Universal EV Platform

Foto de: Jason Vogel

Um exemplo é o chicote elétrico, que será 1,3 km mais curto e 10 kg mais leve que o usado no SUV elétrico de primeira geração da marca. As baterias prismáticas de lítio-ferro-fosfato (LFP), livres de cobalto e níquel, são parte integrante da estrutura do veículo e funcionam como assoalho, baixando o centro de gravidade, melhorando a dirigibilidade e ampliando o espaço interno.

A Ford também apresentou o Sistema de Produção Universal de EVs, que substitui a linha de montagem tradicional por uma em formato de “árvore”: três grandes módulos (dianteiro, traseiro e bateria estrutural com interior pré-instalado) são produzidos em paralelo “nos galhos” e unidos no final, no que seria “o tronco”. Peças únicas de alumínio fundido substituem dezenas de componentes menores, reduzindo peso, complexidade e pontos de solda.



Ford Universal EV Platform - picape

Ford Universal EV Platform – picape

Foto de: Jason Vogel

Os kits de montagem chegam aos operários com todas as peças e ferramentas já em posição de uso, o que reduz movimentos repetitivos e melhora a ergonomia. A empresa estima que a montagem da nova picape possa ser até 40% mais rápida que a dos veículos atuais produzidos em Louisville.



O logotipo e o slogan do Ford T em 1917 estão sendo revividos

O logotipo e o slogan do Ford T em 1917 estão sendo revividos

Foto de: Jason Vogel

Inspiração no Ford T

Doug Field, diretor de EVs, digital e design da Ford, diz que a inspiração veio diretamente do Modelo T, o “Automóvel Universal” que revolucionou o transporte no início do século XX. Assim como o clássico, a nova geração de elétricos busca ser simples, robusta e acessível, mas sem abrir mão de desempenho e prazer ao dirigir — a picape promete aceleração de 0 a 100 km/h equivalente à de um Mustang EcoBoost (menos de 6 segundos) e mais espaço interno que um Toyota RAV4 atual, além de frunk e caçamba.

O projeto conta com incentivos do estado de Kentucky e inclui a expansão de 4.800 m² da fábrica de Louisville. O BlueOval Battery Park Michigan, por sua vez, iniciará a produção das baterias LFP no próximo ano.



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Logotipo do Ford Universal remente ao usado no Modelo T

Foto de: Jason Vogel

Combinados, os investimentos somam cerca de US$ 5 bilhões e devem gerar ou manter quase 4 mil empregos diretos, além de fortalecer a cadeia de suprimentos com dezenas de novos fornecedores norte-americanos.

— Nossa inspiração é o Modelo T, o carro que mudou o mundo. Reunimos uma equipe brilhante da Ford e os liberamos para encontrar novas soluções para velhos problemas. Aplicamos engenharia baseada em princípios fundamentais, explorando os limites da Física para tornar o carro barato e divertido. Nossa nova arquitetura elétrica desbloqueia capacidades que a indústria nunca viu. Isso não é um veículo simplificado, antiquado — afirma Doug Field, diretor de EV, digital e design da Ford.



Ford Ranchero era sedã com caçamba

Primeiro produto da nova plataforma, picape média EV pode reviver nome da Ford Ranchero (foto)

Foto de: Motor1 Brasil

As especificações da picape média elétrica — incluindo data de revelação, preço inicial, autonomia estimada, tamanhos de bateria e tempos de recarga — serão divulgadas posteriormente. A aposta é que o modelo se chamará Ranchero, como as picapes Ford (derivadas de carros de passeio) fabricadas nos EUA entre 1957 e 1979. Na semana passada, a companhia renovou o registro do nome Ranchero no Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos.

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