Para os brasileiros, o Ford Bronco é coisa recente: chegou aqui em 2021, e apenas no modelo Sport – civilizado e voltado ao conforto no uso urbano. Importado do México, é um SUV relativamente compacto (4,38 metros de comprimento), com estrutura monobloco e motor transversal.
Nos Estados Unidos, porém, o nome Bronco carrega uma imagem bem diferente. O Bronco “de verdade” é um 4×4 tradicional, fabricado desde 1965 em Wayne, Michigan, e já está em sua sexta geração. Tem um parrudo chassi (da Ranger) separado da carroceria, eixo rígido na traseira e motor longitudinal – o mais potente é um V6 biturbo de 406 cv. Há versões de duas ou quatro portas, com comprimento de 4,44 m a 4,84 m, respectivamente, sempre com teto rígido destacável (ou de lona). Seu rival direto é o Jeep Wrangler.
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Fonte: Ford
Pois bem: para comemorar os 60 anos do Bronco, a Ford apresentou, durante o Concours d’Elegance de Pebble Beach, o Bronco Roadster Concept – uma interpretação moderna do Bronco de primeira geração, na raríssima versão roadster U13, fabricada por apenas três anos (1966–1968), num total de 5 mil exemplares. O conceito é uma homenagem às origens do modelo.
O Bronco original foi lançado em 11 de agosto de 1965 como “o primeiro carro esportivo do mundo com tração nas quatro rodas”. Seu projeto tinha como missão criar uma espécie de “Mustang off-road”: um modelo simples, versátil e divertido de guiar.

Foto de: Ford
Originalmente, havia três formatos de carroceria: a principal era a U15 wagon, que sobreviveu e inspirou os modelos de série atuais; a U14 half-cab pickup era uma picape de cabine fechada e caçamba curta; e a U13 roadster — que era o mais próximo de um Mustang todo-terreno.
Segundo Robert Gelardi, atual designer-chefe da linha Bronco, “o que mais impressionava no roadster original era sua simplicidade marcante. Não precisava de pneus grandes, suspensão elevada ou luzes off-road para ser atraente”.

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Básico mas com 304 cv
O ponto de partida para criar o conceito foi um Bronco moderno, de duas portas, equipado com o motor EcoBoost 2.3 turbo “MPC” de quatro cilindros, usado na versão Base (de entrada). Vai acoplado a um câmbio manual de sete marchas.
Manter esse motor padrão segue a filosofia de “menos é mais” aplicada durante o desenvolvimento do Roadster Concept. Mas não se engane: mesmo esse EcoBoost 2.3 do Bronco 2025 básico rende 304 cv e 45 kgfm de torque! O DOHC de 16 válvulas traz recursos como injeção direta, turbo de duplo fluxo (twin-scroll) e intercooler – ou seja, é muito mais complexo que o motor original do Bronco U13, o seis-em-linha “Thriftpower Six” de 170 pol³ (2,8 litros), com comando no bloco e 106 cv, usado também nos Ford Falcon.

Foto de: Ford
Segurança à moda antiga
O que mais chama a atenção é a ausência das portas dianteiras, à semelhança do Bronco Roadster original. Outros detalhes remetem aos padrões de segurança e design da década de 1960, como os bancos sem apoios de cabeça e com cintos de segurança abdominais. A forração azulada metálica reproduz o padrão do modelo 1966. O assento traseiro, por sua vez, foi removido, dando lugar a uma mini caçamba quase toda ocupada pelo estepe.
O painel preto dos Bronco atuais foi pintado de branco no Roadster Concept. O assoalho também é branco e “na chapa”, sem carpete ou tapetes de borracha. Em tempos de SUVs superluxuosos, nada como voltar às origens da diversão e da liberdade sobre quatro rodas, sem exageros artificiais. Gelardi resume a ideia:
“Às vezes, o ponto principal é saber o que deixar de fora”.

Foto de: Ford
Externamente, o conceito traz rodas de alumínio chamadas Analog HD, inspiradas nas originais de aço. A tampa traseira foi redesenhada para se abrir para baixo, com o logotipo “FORD” estampado em relevo. Um detalhe curioso é o suporte escamoteável que permite a leitura da placa mesmo com a tampa abaixada (como acontecia na Rural Willys).
A carroceria combina pintura branca na parte superior com vinho metálico na parte inferior, completada por decalques comemorativos “Bronco 60” e “Est 1966” (de Established, ou “Desde 1966”). Os para-choques dianteiro e traseiro foram modificados para lembrar as pesadas lâminas de metal do passado.

Foto de: Ford
“Quando você está em um veículo como o Bronco Roadster, não apenas passa pela natureza — você está imerso nela”, afirma Gelardi. “A sensação é comparável a montar um cavalo, descer corredeiras de caiaque ou pedalar em trilhas: cada movimento é sentido”.
O novo Roadster não deve entrar em linha, mas alguns de seus elementos, como os para-choques de aço e as rodas Analog HD, podem inspirar acessórios Ford Performance ou pacotes comemorativos. Tomara!