A transição do setor automotivo para os veículos elétricos não está ocorrendo como planejado. A adoção está mais lenta do que o esperado e as recentes mudanças nas políticas – especialmente nos EUA – podem prejudicar ainda mais as vendas. É por isso que a Ford não tem planos de construir um Mustang elétrico tão cedo.
De acordo com uma reportagem do site Autmotive News a Ford continuará fabricando o Mustang movido a gasolina até a década de 2030. Embora a montadora tenha considerado anteriormente a possibilidade de transformar o modelo da próxima geração em um eletrificado, a empresa aparentemente voltou atrás nessa ideia.
26
O relatório não especifica para quando podemos esperar um Mustang elétrico, mas imaginamos que, se o CEO Jim Farley desse a última palavra nessa questão, a marca nunca faria um. Em maio de 2024, o chefe daempresa disse:
“Uma coisa que posso prometer, no entanto, é que nunca faremos um Mustang totalmente elétrico”.
Essa é uma declaração ousada e correta, se o esforço da Dodge para eletrificar o Charger servir como exemplo de um clássico dos Estados Unidos que virou elétrico às pressas e pagou o preço com uma rejeição do público. O motor V8 é um elemento básico da linha Mustang e é improvável que isso mude em um futuro próximo.
Farley quer manter o V8 vivo “enquanto Deus e os políticos nos permitirem”, mas isso não significa que a Ford não venha a acrescentar alguma forma de eletrificação ao Mustang. O CEO também disse em 2024 que a montadora vem testando trens de força parcialmente elétricos e acredita que eles “funcionam bem para alto desempenho”.

É improvável que veremos um Mustang híbrido nesta geração. A Ford acabou de lançar a sétima interação do esportivo no ano passado e provavelmente não veremos o carro de oitava geração estrear até o início da década de 2030.
Dito isso, um trem de força híbrido poderia aumentar o desempenho e a eficiência do Mustang. O V8 de 5,0 litros já produz 507 cavalos de potência no Dark Horse, recém apresentada no Brasil, e um motor elétrico poderia facilmente (esperamos) acrescentar 100 cv ou mais à potência combinada. Também não podemos nos esquecer do Predator V8 de 5,2 litros da Ford, que produz 826 cv hp no GTD. Um pouco de eletricidade poderia levar Ford Mustang a passar dos 1.000 cv de fábrica.