A Ford registrou nos Estados Unidos a marca Ranchero em 5 de agosto de 2025, em pedido feito ao USPTO (Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos) que cobre automóveis, picapes, SUVs, vans, veículos elétricos e suas partes estruturais, poucos dias antes de um anúncio que a própria marca descreve como um “momento Modelo T” para sua estratégia elétrica.
A expressão faz referência ao carro que colocou a Ford no mapa da indústria automotiva no início do século 20. Lançado em 1908, o Modelo T popularizou o uso da linha de montagem e reduziu o custo de produção, permitindo que automóveis fossem vendidos em grande escala e alcançassem um público muito mais amplo. Ao usar essa comparação, a marca sugere que a nova picape elétrica poderá ter impacto semelhante dentro de sua história e no mercado.
5
Fonte: Motor1 Brasil
Não é a primeira vez
A prática de recuperar nomes do passado já é conhecida na Ford. A Maverick, atualmente uma picape médio-compacta, foi nos anos 1970 um pony car. O Escort, popular no Brasil e na Europa nas décadas de 1980 e 1990, voltou na década de 2010 como um sedã de baixo custo para o mercado chinês, derivado do Focus de segunda geração. Em 2024, o Capri, cupê europeu das décadas de 1960 e 1970, retornou como SUV elétrico sobre a plataforma MEB da Volkswagen. Outros nomes também foram reativados ou registrados novamente, como Puma, Bronco, Cortina, Granada, Orion e a sigla F-200.
A expectativa é que o lançamento traga uma picape elétrica de porte médio, primeira de uma plataforma modular inédita que servirá de base para futuros modelos. A construção deve ser monobloco, com carroceria mais próxima de um automóvel e foco no uso rodoviário, retomando o conceito do Ranchero original, vendido entre 1957 e 1979 e baseado em modelos como Fairlane e Torino.

Ford Puma era esportivo de duas portas e renasceu como SUV compacto
Foto de: Motor1 Brasil

Ford Escort vendido na China na década de 2010
Foto de: Motor1 Brasil

Ford Capri EV tem origem VW e utiliza nome de clássico dos anos 70
Foto de: Motor1 Brasil
Nos Estados Unidos, um veículo com esse formato não aparece há décadas. Na Austrália, esse tipo de carroceria é conhecido como “ute”: um carro de duas portas com caçamba aberta no lugar do porta-malas. Embora nomes como Ranger EV ou Ranger Lightning sejam possibilidades, a ausência de relação mecânica com a Ranger a combustão aumenta a chance de a Ford optar por outro nome.
O projeto está sendo desenvolvido no centro “skunkworks” de veículos elétricos da Ford em Long Beach, na Califórnia. Segundo Ann Diep, gerente de programa técnico, essa unidade vai criar uma nova geração de modelos elétricos com foco em custos mais baixos e maior volume de vendas.

95
Fonte: Ford
Isso inclui baterias menores para viabilizar preços mais competitivos e enfrentar Tesla, fabricantes chinesas e General Motors, hoje líder em vendas de elétricos nos Estados Unidos. O anúncio de 11 de agosto deve apresentar a nova arquitetura elétrica e, possivelmente, a picape que pode marcar o retorno do nome Ranchero.