A Ford apresentou na Austrália a Ranger Super Duty, versão mais robusta e preparada para trabalho pesado da picape média. Trata-se da Ranger mais resistente já produzida pela marca, com direito a chassi reforçado, suspensão mais parruda e capacidade de reboque que supera até mesmo a da F-150 de entrada.
A receita começa pelo quadro estrutural reforçado, com suportes de suspensão mais resistentes e eixo traseiro específico para enfrentar as condições mais severas do outback australiano. A picape também recebeu proteção inferior extra, incluindo chapas de aço para resguardar componentes mecânicos.
35
Fonte: Motor1 Argentina
As rodas de oito parafusos têm parafusos mais grossos para aguentar cargas maiores, calçadas por pneus off-road de 33 polegadas — semelhantes aos da Ranger Raptor. O modelo é ligeiramente mais alto e largo que a versão de performance, com até 30 cm de vão livre do solo e ângulo de ataque de 36,3° na configuração Single-Cab Chassis.

Foto de: Motor1 Argentina
O motor é o conhecido V6 3.0 turbodiesel, que aqui entrega 207 cv (contra 247 cv na Ranger normal), mas mantém o torque de 61,2 kgfm. Ele é acoplado ao câmbio automático de 10 marchas. Segundo a Ford, a Super Duty é capaz de rebocar 4.500 kg, quase 2 toneladas a mais que a Ranger convencional e superior até à capacidade da F-150 básica. O modelo também carrega até 1.981 kg na caçamba e conta com uma balança integrada que projeta o peso da carga em tempo real na central multimídia.
O pacote inclui ainda diferenciais blocantes dianteiro e traseiro, diversos modos de condução (Normal, Eco, Reboque, Escorregadio, Lama, Areia e Rock Crawl), além de snorkel de série e tanque de combustível de 130 litros.

Foto de: Motor1 Argentina
Por dentro, a Ford Ranger Super Duty traz painel digital de 8 polegadas e multimídia vertical de 12 polegadas com sistema Sync 4, Apple CarPlay e Android Auto sem fio.
Na Austrália, os preços em conversão direta de moeda começam em cerca de R$ 291 mil para a versão Single-Cab e chegam a R$ 345 mil com opcionais.

Foto de: Motor1 Argentina
Infelizmente, não há previsão de lançamento da Ford Ranger Super Duty fora do mercado australiano — ou seja, brasileiros e americanos terão que se contentar em apenas admirar essa picape parruda de longe. Uma pena.