A GAC iniciou as operações no Brasil no final de maio. Inicialmente, está oferecendo 5 veículos, sendo quatro elétricos e um híbrido plug-in. No entanto, a empresa já está de olho no futuro e segue testando outros carros de diferentes segmentos. Um deles, flagrado em São Paulo (SP) por nosso editor-chefe Leo Fortunati e é um modelo que tem cara de “segundo momento” para a montadora.
Os carros da GAC já confirmados – os elétricos Hypetec HT, Aion V, Aion Y e Aion ES, além do híbrido GS4 – têm porte médio, ou médio-grande, com preços que, por enquanto, não passam de R$ 299.990. O modelo das fotos é um ES9, vendido na China sob a marca Trumpchi. Já nas imagens já se vê que um SUV de porte grande de fato, mas também trará um conjunto motriz diferente dos já oferecidos por aqui.
GAC ES9 é flagrado em São Paulo
Foto de: Motor1.com
O ES9 chinês é um híbrido do tipo plug-in. Em sua terra natal, o SUV combina um motor 2.0 turbo a gasolina a dois elétricos, que transferem a força às rodas por meio de uma transmissão automática de 2 velocidades. Combinados, entregam 372 cv de potência e 64,2 kgfm de torque. A bateria utilizada tem 25,6 kWh de capacidade, o que lhe confere uma autonomia elétrica de 143 km pelo ciclo chinês de medição. Combinando bateria e tanque cheios, a GAC declara uma autonomia máxima de 1.215 km para o SUV. O consumo declarado com a bateria sem carga é de 16,2 km/l.
A configuração do flagras é uma Traveller, caracterizada pela imitação de estepe na tampa do porta-malas. Por conta disso, o GAC ES9 tem 5,11 m de comprimento. Seu entre-eixos é de 2,92 m. Na China, pode ser encontrado em opções de 6 (2+2+2) ou 7 (2+3+2) assentos. Isso o colocaria em pé de igualdade com SUVs realmente grandes no Brasil, como o Hyundai Palisade.

GAC ES9 é flagrado em São Paulo
Foto de: Motor1.com
Com preços partindo de 229.800 yuans na China, o GAC ES9 custa o equivalente R$ 177,5 mil na conversão direta. No entanto, é maior que o elétrico Hyptec HT e, com conjunto híbrido plug-in tem potencial para ser comercializado por valores similares e na casa dos R$ 300 mil. Ainda assim, bem mais em conta do que os R$ 449.990 que a Hyundai cobra pelo Palisade.

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Fonte: Motor1 Brasil