Depois de estrear no Brasil com uma série de veículos elétricos e um SUV híbrido, a chinesa GAC se prepara para oferecer um modelo ainda mais acessível e que promete levar a competição para carros estabelecidos, como o Volkswagen Tera e o Hyundai Creta. O flagra acima, feito pela reportagem do Motor1.com Brasil, mostra o carro já com poucas camuflagens, indicando um possível lançamento em breve.
Este é o GAC GS3, que foi um dos modelos exibidos no evento de apresentação da marca no Brasil, ao lado de outros veículos que ainda não tiveram lançamento confirmado. Com visual moderno, boa lista de equipamentos e foco na eficiência, o SUV mira aqueles que estão de olho nos modelos chineses mais modernos, mas ainda não querem partir para a eletrificação. A unidade foi flagrada na zona Sul da capital paulista.
5
Fonte: Motor1 Brasil
O GS3, na versão EMZOOM (de terceira geração), aposta em um design ousado, com destaque para a ampla grade frontal batizada de Mecha Wing Grille, que se integra aos faróis. O modelo tem dimensões generosas para o segmento, com até 4,45 metros de comprimento, 1,85 m de largura e 2,65 m de entre-eixos.
No interior, o GS3 promete um acabamento mais refinado que a média do segmento. O painel conta com revestimento em material macio, bancos de couro e um volante esportivo de base reta, que também reúne os comandos dos modos de condução Eco, Conforto e Sport.
O grande destaque do GS3 está sob o capô. O modelo traz um motor 1.5 turbo da terceira geração, chamado Megawave Power Engine, que entrega 177 cv a 5.500 rpm e 27,5 kgfm de torque (270 Nm entre 1.400 e 4.500 rpm). A transmissão é uma automatizada de dupla embreagem banhada a óleo (DCT) de sete marchas.

6
Fonte: Motor1 Brasil
Segundo a fabricante, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 8 segundos e alcança velocidade máxima de 190 km/h, com consumo médio de 5,9 L/100 km (ciclo NEDC), o que equivale a cerca de 16,9 km/l — um número competitivo para o segmento. No quesito segurança, o GS3 foi avaliado com nota máxima (5 estrelas) no ASEAN NCAP, graças ao uso de aço de alta resistência em 58,9% da estrutura, além de seis airbags de série e programa eletrônico de estabilidade (ESP).
Dependendo da versão, o modelo pode oferecer ainda recursos de assistência à condução, como alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, câmera 360° e mais. Sobre preço ainda não há nada oficial, mas podemos esperar por algo entre R$ 130 mil e R$ 160 mil, a depender da versão. No exterior o SUV é oferecido em três configurações: Standard, Exclusive e Premium R.