A General Motors e a Hyundai anunciaram nesta terça-feira (6) os primeiros resultados de uma colaboração estratégica que, até pouco tempo atrás, parecia improvável. As duas montadoras desenvolverão juntas cinco novos veículos, com lançamento previsto para 2028: quatro deles voltados à América Central e do Sul — incluindo um SUV, um carro de passeio, uma picape compacta e uma picape média — além de uma van elétrica destinada ao mercado comercial da América do Norte.
A nova aliança entre os grupos americano e sul-coreano pode parecer inusitada, mas não é a primeira vez que gigantes do setor automotivo unem forças em cenários improváveis. Nos anos 1980, poucos imaginariam Ford e Volkswagen dividindo projetos e fábricas. Mas foi exatamente o que aconteceu com a criação da Autolatina, uma joint venture firmada em 1987 que durou até 1996.
Hyundai e General Motors assinam Memorando de Entendimento
Foto de: Hyundai
Voltada para os mercados do Brasil e da Argentina, a Autolatina nasceu em meio a um cenário de crise econômica e alta competitividade, levando duas rivais históricas a cooperarem em nome da sobrevivência. O acordo rendeu frutos como o Ford Versailles e o VW Apollo, modelos derivados de projetos compartilhados com VW Santana e Ford Escort, respectivamente.
Hoje, Hyundai e GM seguem caminho parecido, mas com foco global e diante de um novo desafio: a resposta ao avanço chinês nos principais mercados das Américas. A própria General Motors já confirmou que lançará dois elétricos desenvolvidos na China ainda em 2025, o Spark EUV e o novo Captiva EV, ambos a serem vendidos com a marca Chevrolet.

Compactos dos dois grupos, como Chevrolet Tracker (foto) e Hyundai Creta, não devem ser afetados pela parceria
Foto de: Chevrolet
“Compactos” americanos, médios no Brasil
Apesar de o comunicado oficial mencionar que Hyundai e GM trabalharão em modelos “compactos”, é importante contextualizar o termo. No padrão de classificação dos Estados Unidos, veículos como Hyundai Tucson e Chevrolet Equinox são tratados como compactos, embora sejam considerados SUVs médios no mercado brasileiro.
Por isso, ao contrário do que alguns veículos chegaram a especular, a parceria não deve envolver os compactos das duas empresas vendidos no mercado brasileiro, como HB20 e Creta, ou a família Onix, Tracker e Montana. Os novos produtos serão inéditos, desenvolvidos sobre plataformas comuns e com design exclusivo para cada fabricante.

A GM ficará responsável pela plataforma da picape média, enquanto a Hyundai liderará os projetos dos demais veículos, incluindo a van elétrica, que será produzida nos Estados Unidos como alternativa menor à linha BrightDrop. A produção total combinada poderá ultrapassar 800 mil unidades anuais.
Além do desenvolvimento conjunto de produtos, a aliança inclui ações coordenadas de compras, transporte, logística e fornecimento de matérias-primas. As duas empresas também estudam o uso compartilhado de aço de baixa emissão de carbono e colaborações futuras em motores híbridos, elétricos e sistemas com célula de hidrogênio.

Esse é apenas o começo. Hyundai e GM sinalizam que os cinco modelos anunciados agora representam só a primeira fase da cooperação. Outras frentes de desenvolvimento conjunto já estão sendo estudadas, com a possibilidade de novos veículos globais entrarem no plano nos próximos anos.