Apesar de operar hoje Brasil apenas com a marca Chevrolet, a General Motors tem uma série de outras marcas sob sua administração que estão disponíveis em outros mercados. Um dos casos mais emblemáticos é o da luxuosa Cadillac. A GM fala em trazê-la ao Brasil desde 2012 e, apesar de novos rumores apontarem para esse caminho em 2022, nada se concretizou até agora. Mas isso pode mudar em breve.
Confirmando alguns rumores apontados pelo portal GM Authority desde o fim do ano passado, o vice-presidente de comunicação e políticas públicas da GM South America, Fábio Rua, citou durante evento em Detroit que o grupo continua ”estudando as melhores opções” para trazer a marca premium ao nosso país. Além da Cadillac, o executivo ainda confirmou que há intenção de trazer modelos da GMC, que tem maior foco em utilitários, SUVs e picapes.
12
Fonte: InsideEVs
Foco nos modelos de topo
Entre os modelos com maior chance de desembarcar por aqui, estão justamente os SUVs mais luxuosos e eletrificados do portfólio da Cadillac, o que facilita sua homologação no Brasil por escaparem das normas mais rígidas aplicadas aos modelos a combustão. Dois fortes candidatos são o Escalade IQ e sua versão de entre-eixos estendido, Escalade IQL.
Ambos utilizam a plataforma elétrica Ultium, compartilhada com os Chevrolet Equinox e Blazer EV, já vendidos no país. Com 5,69 metros de comprimento na versão IQ e 5,80 m no IQL, os utilitários impressionam não só pelo tamanho, mas também pelo acabamento refinado, sistema de suspensão pneumática adaptativa e potência de até 750 cv, além de oferecerem até 3,6 toneladas de capacidade de reboque.

Cadillac Escalade IQ, lançado em 2024, é o primeiro elétrico da marca
Foto de: InsideEVs
O luxo se destaca especialmente no interior, onde um conjunto de telas de 55 polegadas domina o painel, acompanhado por mais duas telas traseiras de 12,6″ e uma tela central de controle. O sistema de som AKG Studio Reference com 40 alto-falantes, incluindo nos encostos de cabeça, reforça a experiência imersiva, enquanto a iluminação ambiente com 126 cores e o teto panorâmico fixo elevam o conforto.
Para completar, o SUV ainda oferece um porta-malas dianteiro (o chamado eTrunk) com 340 litros e carregamento ultrarrápido capaz de adicionar até 160 km de autonomia em 10 minutos graças à arquitetura de 800V e bateria de 200 kWh. Nos EUA, o SUV de grande porte parte de US$ 127.405 na versão IQ e chega aos US$ 130.405 no modelo de entre-eixos longo IQL.

19
Fonte: Cadillac
Outro possível candidato é o novo Cadillac Vistiq, SUV de luxo posicionado logo abaixo do Escalade. No total, possui 5,22 m de comprimento, 2,20 m de largura, 1,80 m de altura e 3,09 m de comprimento. A chegada às concessionárias norte americanas, entretanto, está marcada para o início de 2026.
Entre os destaques, estão o sistema de condução semiautônoma Super Cruise com integração ao Google Maps, climatização de cinco zonas e um sistema de som AKG com 23 alto-falantes, compatível com Dolby Atmos. No desempenho, o Vistiq entrega 615 cv e 89,9 kgfm, garantindo aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos, segundo dados oficiais da marca. Já disponível no configurador da Cadillac, o SUV parte de US$ 77,395.

6
Fonte: GMC
Na GMC, mira está sobre família Hummer EV
Já entre os utilitários da GMC, há o gigantesco Hummer EV, versão renascida da picape e SUV de grande porte dos 2000. Na época, a marca Hummer virou símbolo de tudo que era exagerado: era feita sobre a base das picapes Chevrolet Colorado e GMC Canyon, enquanto na motorização possuía motores cinco em linha ou V8 Small Block, virando ícone de uma era de excessos, até ser esquecida a partir de 2010, soterrada pela crise financeira de 2008.
Em sua nova encarnação, a marca foi integrada a GMC e nasceu totalmente elétrica. O exagero característico da antiga geração foi mantido, contando agora com um sistema de três motores elétricos capazes de entregar até 840 cavalos de potência, números que podem ser ainda maiores na versão picape (que passa dos 1.000 cavalos).

GMC Hummer EV, renascido em 2024, mantém os exageros da primeira geração em embalagem moderna e eletrificada
Foto de: GMC
Nas medidas, o Hummer SUV possui 5 metros de comprimento, 3,21 m entre-eixos, 2,05 m de altura e 2,38 m de largura, enquanto a picape tem comprimento de 5,50 metros, uma largura de 2,20 metros e uma altura de 2,01 metros.
Tanto a picape quanto o SUV são baseados na plataforma Ultium e contam com o sistema ”CrabWalk”, um recurso exclusivo que permite que as rodas traseiras e dianteiras girem no mesmo ângulo em baixas velocidades, permitindo o movimento diagonal do veículo, para uma manobrabilidade ainda maior em terrenos desafiadores. Tanto o SUV quanto a picape tem preço inicial de US$ 96.550.
Vote no Motor1.com Brasil no prêmio iBest 2025!
O Motor1.com Brasil é um dos classificados para o Prêmio iBest 2025 na categoria Canal Automotivo e de Transportes e você pode nos ajudar a chegar lá!
Basta votar neste link: https://premioibest.vote/463351231 e escolher o Motor1.com Brasil. Temos até o dia 13 de junho e você pode votar uma vez por dia, todos os dias. Vote já!