No início do ano, durante as festas de celebração do seu centenário de atuação no país, a General Motors falou, sem muitos detalhes, sobre um projeto de restauração de alguns clássicos que marcaram a Chevrolet em sua história no Brasil.
Passados alguns meses e a apresentação de quais serão seus novos modelos para o próximo ano, o grupo norte-americano agora se volta para detalhar o projeto Chevrolet Vintage. O programa vai atuar em dois nichos de veículos antigos: o da restauração, voltada à preservação máxima da originalidade, e o do restomod, que combina design clássico com tecnologias atuais para tornar os carros mais instigantes no uso cotidiano.
6
Fonte: Redação Motor1 Brasil
Todos eles são Chevrolet nacionais, produzidos entre as décadas de 1960 e o início dos anos 2000. Da lista constam modelos emblemáticos como o Opala, bem como os chamados “neoclássicos” (carros na faixa dos 30 anos de fabricação), como Kadett e Omega.
Foram justamente eles os primeiros a serem apresentados pelo presidente da GM América do Sul, Santiago Chamorro, no Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba (SP). Há ainda outros veículos já confirmados, como uma picape C10 equipada com motor V8 do Camaro e freios redimensionados, além de uma picape 3100 Brasil.

7
Fonte: Redação Motor1 Brasil
É no complexo que os modelos passam por validações dinâmicas após um processo minucioso de preparação, que identifica o que deve ser preservado, o que deve ser restaurado e o que deve ser substituído.
Alguns, como no caso do Monza EF500 de duas portas e cor preta, primeiro carro da marca com injeção eletrônica no país, foram refeitos buscando aproximá-los o máximo possível do modelo que saiu da fábrica, em 1990.

15
Fonte: Redação Motor1 Brasil
Outros, como o Opala 1979 verde com caracterização SS, receberam o chamado restomod. Nele, a Chevrolet atualizou a mecânica 4.1 com injeção eletrônica, suspensão preparada e outras modificações estéticas.
Entre os modelos mais luxuosos da Chevrolet, há um Omega CD 1994, prata, pertencente à primeira geração e fabricado no Brasil, que ganhou upgrade de motor com o kit Irmscher 3.6L, mas preservando o máximo possível de sua originalidade estética e estrutural.

13
Fonte: Redação Motor1 Brasil
Mais recente, já dos anos 2000, a marca também apresentou uma S10 Rally 2004, cabine simples, originalmente desenvolvida para o Rally dos Sertões e competições off-road. O modelo tinha maior altura do solo e modificações para alívio de peso, mas agora foi configurado para poder rodar nas ruas.
Para a próxima fase, a Chevrolet já mostrou qual deverá ser a grande estrela: um Kadett GSi 1992 cinza, ainda em fase de acabamento, mas já contando com bancos Recaro, rodas de liga leve aro 14, toca-fitas de época e volante de três raios, todos restaurados com padrão próximo ao de fábrica.

9
Fonte: Redação Motor1 Brasil
10 carros ofertados em leilão
Ao todo, no fim do projeto, serão 10 veículos restaurados, todos a serem leiloados com participação presencial e virtual, para que interessados de todo o país possam arrematar as unidades. O primeiro pregão acontece ainda em 2025 e será aberto com dois modelos. Parte do valor arrecadado será destinada a projetos sociais do Instituto General Motors (IGM).