Depois que a Xiaomi quebrou o recorde de veículo elétrico de produção mais rápido em Nürburgring (ALE), a Volkswagen tem seu próprio motivo para comemorar um desempenho recente no Inferno Verde. No entanto, esse é mais um recorde pessoal do que um recorde absoluto. O Golf GTI Edition 50, ainda não lançado, foi coroado como o carro mais rápido da marca VW a percorrer a desafiadora pista alemã.
Próxima novidade para o hatch esportivo, a versão GTI Edition 50 com tração dianteira completou o percurso em 7 minutos e 46,13 segundos, sendo mais de um segundo mais rápido que o Golf R 20 Years Edition. Ele também foi mais de três segundos mais rápido do que o Golf GTI Clubsport S da geração anterior. Mas o recém-chegado é, na verdade, ainda mais rápido do que esses dois Golfs, pois o GTI Edition 50 completou o traçado mais longo de 20,8 quilômetros.
8
Fonte: Volkswagen
Os tempos de volta anteriores foram registrados na configuração de 20,6 quilômetros da pista, que omite uma seção de 200 metros. Esse layout mais curto exclui o segmento reto da antiga largada/chegada perto das arquibancadas. Nessa versão menor da pista, a edição especial percorreu Nürburgring em apenas 7 minutos e 41,27 segundos.
Embora o GTI Edition 50 seja agora o campeão entre os carros da Volkswagen, ele ainda está atrás do Honda Civic Type R por 1,25 segundo. Prestes a sair da Europa devido a regulamentações de emissões mais rígidas, o hot hatch japonês continua sendo o carro com tração dianteira mais rápido em Nürburgring. Há pouco mais de dois anos, o Type R manual completou a volta completa de 20,8 quilômetros em 7 minutos e 44,88 segundos.
Teremos que esperar até 20 de junho para que a VW revele oficialmente seu GTI mais rápido de todos os tempos. Enquanto isso, sabe-se que o tempo da volta foi estabelecido por um veículo de teste pronto para produção, mas equipado com o opcional Performance Package. Esse kit inclui rodas forjadas mais leves, pneus Bridgestone Potenza Race semi-slick sob medida e alguns ajustes não especificados no chassi.
Ainda não há informações sobre atualizações de potência. Para referência, o Golf GTI entrega 265 cv com seu motor turbo de 2 litros. Esse mesmo quatro cilindros, com o codinome “EA888 LK3 evo4”, é ajustado para 300 cv na versão GTI Clubsport. As imagens a bordo confirmam que o carro de teste usou uma transmissão automática de dupla embreagem, o que não é surpreendente, já que o GTI perdeu sua caixa de câmbio manual com o lançamento da reestilização da oitava geração no ano passado.

18
Fonte: Motor1.com
VW Golf GTI vai voltar ao Brasil
Desde o início de 2025, a Volkswagen está promovendo o que chamou de “resgate da esportividade” no mercado brasileiro. Isso incluiu o lançamento do inédito Nivus GTS e a reestilização do Jetta GLI, sedã esportivo que chegará renovado em breve ao país. A marca prometeu três carros de alto desempenho e o terceiro será o retorno do Golf GTI.
A opção mais esportiva do hatch médio deixou o Brasil em 2019 na sua sétima geração. Seu retorno está confirmado ainda para 2025, já com a reestilização da oitava geração (MK8,5). Sob o capô, o GTI traz um motor 2.0 turbo que é nosso velho conhecido: o mesmo EA888 usado no GTI Mk7. Agora, contudo, são 265 cv de potência e 37,7 kgfm de torque máximo (contra 230cv e 35,7 kgfm do carro que era oferecido aqui anteriormente).
O propulsor será sempre atrelado ao conhecido câmbio DSG de dupla embreagem e 7 velocidades e aí temos uma triste notícia para os puristas: a transmissão manual de 6 marchas deixou de ser oferecida no Golf GTI. O carro acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e sua máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h (no último Golf GTI nacional, eram 7s e 238 km/h, respectivamente).