Search
Close this search box.
  • Home
  • Indústria
  • Golf GTI especial de 50 anos é o mais potente da história

Golf GTI especial de 50 anos é o mais potente da história

Cinquenta anos e contando. Para comemorar meio século de seu carro esportivo compacto mais icônico, a Volkswagen decidiu fazer algo grande: lançou na Europa o Golf GTI Edition 50, um modelo especial que não se limita apenas às placas comemorativas e à pintura exclusiva, mas traz consigo uma verdadeira atualização técnica.

O GTI mais potente de todos os tempos foi especialmente preparado para Nurburgring e promete satisfazer até mesmo os fãs mais fervorosos da marca alemã. As primeiras entregas estão previstas para o primeiro trimestre de 2026, com um preço base esperado de cerca de 55.000 euros (R$ 348,1 mil).

325 cv, tração dianteira e toda a garra de Wolfsburg

O coração pulsante do Edition 50 é o 2.0 TSI EA888, aqui em sua variante mais potente de todos os tempos: 325 cv e 42,8 kgfm de torque, todos descarregados nas rodas dianteiras por meio da transmissão automatizada de dupla embreagem DSG de 7 velocidades. O diferencial dianteiro controlado eletronicamente nesse Volkswagen ajuda a domar toda essa potência, permitindo – de acordo com o fabricante – alta aderência e precisão mesmo nas curvas mais exigentes.

Os números são muito interessantes, com uma aceleração de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos e uma velocidade máxima limitada eletronicamente de 270 km/h.



Volkswagen Golf GTI Edition 50 (2025)

Foto a: Volkswagen

Acabamento e configuração refinados para Nürburgring

O Golf GTI Edition 50 tem uma configuração de carro esportivo de verdade, que inclui suspensão MacPherson na dianteira, multilink na traseira, direção progressiva e controle de amortecimento adaptativo DCC como padrão. Há cinco perfis de direção, incluindo um modo “Especial” projetado para enfrentar pistas onduladas, como a de Nürburgring (ALE).

Aqueles que desejam o máximo podem optar pelo Pacote de Desempenho. Nesse Golf , encontramos rolamentos das rodas dianteiras com cambagem negativa aumentada, molas mais firmes, uma configuração rebaixada em mais 5 mm (-20 mm em comparação com o Golf tradicional) e rodas forjadas de 19″ com pneus Bridgestone Potenza Race semi-slick.

Tudo isso é complementado por um escapamento de titânio Akrapovič, que reduz o peso em 11 kg e proporciona um som de carro esportivo de verdade. O peso total foi reduzido em cerca de 30 kg, com um comportamento dinâmico mais nítido. O resultado? Uma volta em Nurburgring em 7:46 minutos.



Volkswagen Golf GTI Edition 50 (2025)

Volkswagen Golf GTI Edition 50 (2025)

Foto a: Volkswagen

Estilo GTI, mas com detalhes exclusivos

Esteticamente, o Edition 50 não se afasta da tradição do GTI: faixa frontal vermelha, teto e espelhos retrovisores pretos, faróis Matrix LED capazes de iluminar até 500 metros e rodas de 19″ polegadas com inserções vermelhas. O logotipo “GTI-50” aparece no spoiler e nos espelhos retrovisores. Duas cores são exclusivas dessa versão: Dark Moss Green Metallic e Tornado Red.

O interior mistura esportividade e alta tecnologia com bancos esportivos xadrez, cintos vermelhos, detalhes em Racing Green e um volante GTI-50 com paddle shifters. O sistema de multimídia recebe uma atualização com uma tela de 12,9″, cockpit digital e comandos de voz ChatGPT integrados.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Quais foram os carros mais vendidos da Argentina em outubro?

A Argentina comemorou em outubro o 11º mês consecutivo de crescimento nas vendas de veículos…

Toyota quer ainda mais carros com motor V8, não só esportivos

Contrariando a corrida de outras montadoras pelo downsizing e pela eletrificação total, a japonesa Toyota…

Sob ameaça do VW Tera, Hyundai Creta domina varejo pelo 5º mês seguido

O varejo ficou atrás das vendas diretas pelo 2º mês consecutivo. Dos 247.877 automóveis e…