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Google Maps vai “enxergar” a estrada com os radares do seu carro

A empresa de tecnologia Google se prepara para uma das maiores atualizações já feitas em um de seus aplicativos mais usados no mundo: o Maps. O serviço de busca e mapeamento receberá em breve o Live Lane Guidance, um novo sistema de navegação por inteligência artificial embarcada que promete aumentar a precisão e reduzir erros de rota.

Diferente dos recursos atuais, que dependem apenas de GPS e conexão com a internet, o novo sistema usará as câmeras frontais do carro, os famosos radares presentes nos veículos equipados com sistemas ADAS (assistência avançada ao motorista), em conjunto com processamento local de IA. A tecnologia identifica em tempo real a faixa em que o veículo está e qual deve seguir, auxiliando o motorista em rodovias complexas e emitindo alertas visuais e sonoros quando o carro sai da faixa correta.



Foto de: Polestar

Com essa integração entre hardware e software, o Google quer corrigir uma limitação clássica do Maps: a dificuldade de determinar com precisão em qual pista o veículo realmente se encontra. O novo sistema promete reduzir as falhas comuns em metrópoles como São Paulo, onde há grande concentração de antenas e redes de comunicação, principalmente em regiões como a Avenida Paulista, o que frequentemente causa interferências em GPS, Bluetooth e sinal de rádio.

Marca da Volvo estreará tecnologia 

Essa tecnologia fará sua estreia no Polestar 4 2026, primeiro carro a contar com o Live Lane Guidance. O modelo será o pioneiro dentro do Android Automotive, sistema operacional desenvolvido pelo Google para integrar todos os controles do veículo e substituir interfaces de espelhamento como o Android Auto e o Apple CarPlay.

A Polestar começou como a divisão de automobilismo da Volvo em 1996. A marca foi formalmente lançada como fabricante de carros de alta performance com foco em veículos elétricos em 2017, sob o comando da Geely Holding, empresa controladora da Volvo. Hoje, é uma das montadoras que mais aposta na integração entre software e eletrificação.



Orientação de pista do Google Live [Embargoed 11/4 8AM ET]

Foto de: Polestar

O recurso será ativado em rodovias selecionadas dos Estados Unidos e da Suécia nos próximos meses, antes de chegar a outros mercados. Segundo a fabricante, o novo sistema é capaz de analisar a estrada com base nas imagens captadas pelo veículo.

“O recurso detecta em qual faixa o carro está usando a IA avançada do Google no veículo para analisar elementos na estrada, como marcações de faixa e sinais de trânsito, capturados por uma das câmeras voltadas para a frente no Polestar 4”, informou a marca.

No carro, o sistema exibirá uma visualização ao vivo no painel digital de 10,2 polegadas, mostrando em tempo real as faixas disponíveis e a rota mais precisa. Ao cruzar dados de IA, câmeras e GPS, o Live Lane Guidance promete transformar a experiência de navegação, tornando-a mais intuitiva e menos dependente da internet.

Se cumprir o que promete, o recurso poderá redefinir o padrão da navegação nativa automotiva, aproximando o Google Maps das plataformas mais elogiadas do mercado e consolidando o Android Automotive como referência entre os sistemas embarcados. 

Inicialmente, ele estará disponível em rodovias selecionadas na Suécia e nos EUA, antes de ser expandido para outros mercados e, possivelmente, para outros modelos também. Ainda assim, por enquanto é apenas uma promessa. Veremos como ele funciona quando a Polestar o lançar “nos próximos meses”.

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