Search
Close this search box.

‘Hibridos leves não são híbridos de verdade’

Durante décadas, escolher o tipo de motor do seu carro era uma tarefa simples: bastava decidir entre gasolina, álcool ou diesel. Mas os tempos mudaram. Com as novas regras de emissões e a eletrificação em alta, surgiram siglas que confundem até quem entende de carro: MHEV, HEV, PHEV, EV, REEV, FCEV

Quem acompanha o assunto sabe o que cada uma delas significa. Já o motorista comum, que só quer saber se o carro é econômico e se vale o investimento, muitas vezes fica perdido nesse novo dicionário automotivo.

A Toyota, que há mais de 25 anos apostou nos híbridos com o Prius, resolveu se posicionar sobre o tema. E, para a marca japonesa, os sistemas de 48 Volts – usados em carros como Hilux e Land Cruiser na Europa – não são híbridos de verdade.

“Eles não são híbridos, nem remotamente”, diz executivo

O alerta veio de Sean Hanley, vice-presidente de vendas e marketing da Toyota Austrália, em entrevista ao site Drive. O executivo foi direto ao ponto:

“Um sistema assistido por 48 volts, em nossa opinião, não representa condução híbrida.
Não consideramos o sistema de 48 volts como um HEV [veículo elétrico híbrido], só para deixar registrado.
Eles não são híbridos, nem remotamente, portanto, definitivamente queremos separar essas três condições nessa tecnologia.”

Para ele, as montadoras têm responsabilidade em deixar claro o que estão vendendo, evitando que o consumidor acredite estar comprando um híbrido pleno quando, na prática, o carro apenas tem uma ajuda elétrica pontual.

“Acho que as fabricantes têm a responsabilidade de garantir isso”, plenou Hanley.




Foto de: Toyota

Contradição dentro de casa

O curioso é que a própria Toyota chama de “híbridos” os carros com sistema de 48 volts em outros países.

Na Europa, por exemplo, Land Cruiser 48V Hybrid e Hilux 48V Hybrid foram lançados recentemente com essa tecnologia. Ambos trazem um motor-gerador elétrico no lugar do alternador convencional, oferecendo uma leve assistência ao motor, mas sem permitir rodar apenas com eletricidade.

Afinal, o que é um híbrido leve?

Os híbridos leves (MHEV), como os Fiat Pulse e Fastback Hybrid, Peugeot 208 e 2008, Kia Stonic e CAOA Chery Tiggo 5X PRO Hybrid, seguem exatamente esse princípio. O motor a combustão alimenta um pequeno gerador elétrico, que carrega uma pequena bateria de íons de lítio. Um conversor administra o fluxo de energia, suavizando o funcionamento do sistema start-stop e deixando as partidas mais silenciosas.

Mas o ponto crucial é: o carro não anda sozinho com energia elétrica. O sistema serve apenas como apoio, trazendo um pequeno ganho de eficiência.

Por isso, o resultado é modesto. No caso da Hilux 48V, a Toyota fala em redução de cerca de 5% no consumo e nas emissões — um número positivo, mas distante do desempenho de um Corolla Hybrid ou de um Prius com sistema híbrido pleno.



Análise da Toyota Hilux Hybrid 48V (2025)

Foto de: Toyota

As vantagens (e os limites)

Apesar da simplicidade, o sistema tem seus méritos. A Toyota destaca que a aceleração e a frenagem ficam mais lineares, e o carro aproveita melhor a energia que seria desperdiçada nas desacelerações. Essa carga regenerada é usada para acionar o start-stop e dar uma pequena força extra em retomadas.

É uma solução intermediária, feita para cumprir normas de emissões cada vez mais rigorosas sem encarecer o carro. Um “meio do caminho” entre o motor tradicional e o híbrido pleno — o suficiente para ajudar, mas longe de revolucionar.



Análise da Toyota Hilux Hybrid 48V (2025)

Foto de: Toyota

Toyota quer cobrir todos os tipos de motor

Além dos híbridos clássicos e dos elétricos a bateria, a Toyota segue apostando em células de combustível (FCEV) e no desenvolvimento de novos motores a combustão adaptáveis.

De acordo com Andrea Carlucci, vice-presidente de estratégia da Toyota Europa, essa nova família de motores poderá funcionar até como gerador em carros elétricos de autonomia estendida (REEV) — algo parecido com o que a Nissan faz com o Kicks e-Power.

A ideia é clara: ter um trem de força para cada tipo de cliente e mercado — sem deixar dúvidas sobre o que é, de fato, um híbrido.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Triumph tem promoção com taxa zero para suas motos em novembro

A Triumph Motorcycles Brasil promove neste sábado, 8 de novembro, uma ação nacional em todas…

quando a marca de luxo da BYD estreia no Brasil?

Com informações de Jason Vogel, da China – Depois de ganhar mercado com modelos elétricos e…

Quanto desconto a BYD dá na Shark em promoção

Apresentada em 2024, a BYD Shark nasceu como primeira empreitada da chinesa no tradicional segmento…