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Honda CB 650R E-Clutch 2026 dá adeus à embreagem se você quiser

Você já se pegou pensando em ter uma esportiva de média cilindrada, mas esbarrou no incômodo que é uma moto dessas no trânsito dos grandes centros urbanos? Eu também não: índice de roubos, consumo de combustível e seguro alto aparecem mais alto na minha lista de impedimentos. Mas é uma realidade que “assola” mercados europeus e dos EUA, onde a Honda CB 650R é uma das motos mais populares em sua categoria.

Agora na linha 2026, a Honda resolveu esse problema de primeiro mundo com o sistema E-Clutch de embreagem automática para a CB 650R que chega em breve às lojas brasileiras com mais novidades. Nos próximos meses, o Motor1.com Brasil andará com mais calma na moto, mas, por enquanto, já tivemos um primeiro contato com a tecnologia.

Honda CB 650R 2026: as mudanças

Segundo a Honda, o sistema E-Clutch funciona por meio de sensores e atuadores eletrônicos que controlam automaticamente o engate e desengate da embreagem, dispensando o uso da alavanca tanto para arrancar quanto para parar. O piloto ainda pode escolher operar a embreagem manualmente se preferir.

Visualmente, a nova CB 650R preserva o estilo Neo Sports Café, mas passa por atualizações pontuais no design, como o novo conjunto óptico em LED, lanterna traseira redesenhada, defletores de radiador e uma traseira mais elevada. O tanque de 15,4 litros mantém as linhas angulosas e o protagonismo visual, reforçando a proposta retrô com toques contemporâneos.



Honda CB 650R E-Clutch 2026 (BR)

Honda CB 650R E-Clutch 2026 (BR)

Foto de: Honda

O painel de instrumentos também é novo: uma tela TFT colorida de 5″ com três modos de exibição, brilho ajustável e interface intuitiva. Já os comandos no punho esquerdo foram atualizados e agora contam com retroiluminação e seletor multifuncional para navegação no painel (joystick) sem soltar o guidão.

A parte mecânica continua sendo um dos atrativos da CB 650R. O motor de 649 cm³ DOHC, um dos poucos de quatro cilindros em linha na categoria, entrega 86,7 cv a 12.000 rpm e 5,8 kgfm de torque a 9.500 rpm, com câmbio de seis marchas. O conjunto conta ainda com embreagem assistida e deslizante e o controle de tração HSTC (Honda Selectable Torque Control), que pode ser desligado.



Honda CB 650R E-Clutch 2026 (BR)

Honda CB 650R E-Clutch 2026 (BR)

Foto de: Honda

Na ciclística, a CB 650R 2026 utiliza chassi Diamond de aço, suspensão dianteira invertida Showa SFF-BP de 41 mm e monoshock traseiro com ajuste de pré-carga. Os freios são a disco nas duas rodas, com pinças radiais de quatro pistões na frente e ABS de dois canais. O peso seco da moto é de 195,2 kg. Confira a ficha técnica:

Parâmetro Valor
Motor 4 tempos, DOHC, 4 cilindros, arrefecimento a líquido
Cilindrada 649 cm³
Potência máxima 86,7 cv a 12.000 rpm
Torque máximo 5,8 kgfm a 9.500 rpm
Câmbio 6 marchas
Sistema de embreagem E-Clutch (automática) com opção manual
Controle de tração (HSTC) Sim, com opção de desligamento
Suspensão dianteira Showa SFF-BP invertida, curso de 120 mm
Suspensão traseira Monochoque com 10 ajustes de pré-carga, curso de 128 mm
Freio dianteiro Dois discos de 310 mm, pinças radiais 4 pistões, ABS
Freio traseiro Disco de 240 mm, pinça simples, ABS
Pneu dianteiro 120/70 ZR17
Pneu traseiro 180/55 ZR17
Comprimento x Largura x Altura 2.130 x 780 x 1.070 mm
Altura do assento 810 mm
Distância entre eixos 1.450 mm
Peso seco 195,2 kg
Tanque de combustível 15,4 litros


Honda CB 650R E-Clutch 2026 (BR)

Honda CB 650R E-Clutch 2026 (BR)

Foto de: Honda

Cômodo incômodo

O contato com o E-Clutch foi curto, resumido a algumas voltas no Centro Educacional de Trânsito da Honda (CETH) de Indaiatuba (SP). Mas foi o suficiente para entender o sistema. A grande sacada é que a alavanca de embreagem continua lá, mas você não precisa operá-la se não quiser. Na tampa lateral esquerda do motor, fica o módulo do E-Clutch: dois motores elétricos e uma série de engrenagens que fazem a vez da embreagem de forma computadorizada conforme diversos parâmetros, incluindo posição do acelerador, inclinação da moto e esterçamento do guidão.

A genialidade do sistema é ser uma embreagem automática que ainda lhe permite o controle pela alavanca. Até a operação por cabo está lá. Tanto é que a manutenção desse complexo sistema automatizado acrescenta apenas uma etapa: ao substituir os discos de embreagem – os mesmos de um câmbio mecânico – é preciso apenas avisar a central eletrônica para recalibrar o curso e o ponto de acoplamento com as peças novas.



Honda CB 650R E-Clutch 2026 (BR)

Honda CB 650R E-Clutch 2026 (BR)

Foto de: Honda

Ao ligar a moto, uma luz verde acende no painel indicando que o sistema E-Clutch está ativado. Belo painel, aliás. Cinco polegadas de informações que podem ser customizadas em disposição e iluminação. Tudo operado pelo joystick no punho esquerdo, bem fácil de entender e operar.

Moto ligada, E-Clutch ativo, primeira marcha engatada sem usar a alavanca de embreagem. Até aí, tudo bacana. A questão é sair. O acoplamento é rápido e a CB 650R tem torque. Acelere com muita parcimônia até acostumar com a dosagem correta para uma saída suave. Uma vez com a moto em movimento, entra o quickshifter, que já existe há anos em esportivas e aventureiras mais caras, permitindo passar marchas para cima e para baixo sem usar a embreagem.

O truque está em cortar a ignição e o acelerador quando o usuário aciona a alavanca de câmbio no pé, facilitando o engate sem forçar as engrenagens. Com o E-Clutch, o usuário pode selecionar até quanta força no pedal do câmbio aciona o quickshifter: pouca, média ou muita, tudo por configurações no painel.



Honda CB 650R E-Clutch 2026 (BR)

Honda CB 650R E-Clutch 2026 (BR)

Foto de: Honda

Chegando numa parada, não é preciso fazer nada. Quando a moto registra 0km/h, aciona a embreagem de novo e a CB 650R não morre. Se você esqueceu de reduzir as marchas ao parar num farol, fique tranquilo: o painel vai piscar loucamente, tentando fazer você se tocar da besteira que fez antes de arrancar novamente em segunda ou terceira marcha. Até porque ela vai tentar arrancar da melhor forma, independente da marcha engatada, mesmo que isso signifique fritar a embreagem.

Se você não gosta da interferência eletrônica, primeiro: problema seu, toda a linha 2026 da CB 650R vem com o E-Clutch. Mas você pode configurar via painel um modo completamente mecânico, usando a embreagem manualmente. Só não reclame quando a moto morrer no semáforo, ou em manobras a baixas velocidades.

Também há um meio termo. Em modo automático, você ainda pode acionar a alavanca de embreagem manualmente. O sistema entende que você quer assumir o controle e te deixar fazer a ação, voltando ao modo totalmente automático de embreagem após 5 segundos dependendo da condição.

Em breve colocaremos a Honda CB 650R E-Clutch 2026 para rodar em condições reais. Mas, em curto contato na pista, o sistema de embreagem automática pareceu resolver um problema que eu nem sabia que tinha. Traz uma estranheza como numa Honda Biz: você demora a acostumar, mas quando acostuma não sabe como viveu sem isso até agora.



Honda CB 650R E-Clutch 2026 (BR)

Honda CB 650R E-Clutch 2026 (BR)

Foto de: Honda

Cores, preços e garantia

A nova CB 650R E-Clutch 2026 estará disponível na segunda quinzena de agosto nas cores cinza fosco, azul perolizado e vermelho perolizado. O preço público sugerido é de R$ 58.270 (base São Paulo, sem frete ou seguro). A garantia é de três anos com assistência 24 horas válida em seis países da América do Sul.

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