Passado o flerte com a Nissan, a Honda voltou a planejar seu futuro sozinha. Recentemente, em reunião com acionistas, a japonesa divulgou que reavaliou sua meta ambiciosa de ter 30% de vendas composta por elétricos até o fim da década, apostando agora em híbridos mais eficientes. E serão muitos deles.
De 2027 até o final de 2030, a Honda pretende lançar nada menos que 13 modelos com tecnologia híbrida de última geração em todo o mundo. Ela considera a América do Norte o “principal campo de batalha” para os híbridos e planeja atender à demanda local desenvolvendo uma nova configuração híbrida para veículos grandes. O objetivo é lançar esse novo hardware ainda nesta década para atender à “sólida demanda por veículos de grande porte com interiores espaçosos e alta capacidade de carga”.
Foto de: Honda
Sem entrar muito em detalhes, a Honda promete “desempenho de direção poderoso” e “alto desempenho ambiental”. No final de 2024, a empresa divulgou que estava trabalhando em novos motores a combustão de 1,5 e 2,0 litros para híbridos de pequeno e médio porte. Agora, estamos sabendo que um sistema diferente está sendo projetado para veículos maiores. Esses novos híbridos adotarão o design de logotipo mais plano que abandona o retângulo tradicional utilizado há décadas pela montadora.
A Honda não confirmou qual modelo estreará o novo sistema híbrido, mas há forte rumores sugerindo que poderia ser o Pilot. O SUV atual estreou no final de 2022 e deve passar para uma quinta geração antes do final da década.

13
Fonte: Christopher Smith / Motor1
Como o modelo atual não é eletrificado, faria sentido para a Honda resolver isso com um trem de força híbrido para o modelo da próxima geração. É claro, a não ser que isso aconteça antes, no facelift de meio de ciclo do modelo atual.
O CEO Toshihiro Mibe disse que a Honda oferecerá uma ampla linha de híbridos nos EUA, desde os modelos básicos até os grandes. Um relatório de fevereiro afirmou que a Honda tentou convencer a Nissan a descartar sua tecnologia de extensão de alcance e-Power, com o objetivo de que os futuros modelos da Nissan usassem o sistema híbrido da Honda.


Fonte: Honda
A Honda projeta que os híbridos sejam responsáveis por 2,2 milhões de suas vendas anuais até o final da década. Espera-se que a eletrificação aumente o volume total para além do nível atual de 3,6 milhões de veículos.
Além disso, a Honda acredita que pode reduzir pela metade o custo de seu sistema híbrido de última geração em comparação com os níveis de 2018. Estima-se também que o trem de força eletrificado atualizado seja mais de 30% mais barato de produzir do que seu equivalente de 2023.

82
A Honda ainda está buscando veículos elétricos, embora com muito menos entusiasmo. Ela está reduzindo os investimentos em 30% em comparação com o plano anunciado no ano passado. A nova meta é gastar 7 trilhões de ienes (US$ 48,5 bilhões) até março de 2031. No longo prazo, a empresa continua comprometida em atingir a neutralidade de carbono até 2050.