Embora a Hyundai venda a Porter (nome da HR no exterior) há quase meio século na Coreia, a marca não é muito conhecida pelas picapes. Isso começou a mudar em 2021, quando o pequeno caminhão foi acompanhado pela Santa Cruz, uma picape compacta monobloco. Mais cavalos de batalha estão a caminho, um deles projetado com outra montadora e o outro um esforço interno.
Uma picape de tamanho médio desenvolvida pela General Motors para as Américas Central e do Sul está atualmente em desenvolvimento. Separadamente, a Hyundai está trabalhando em sua própria picape de tamanho médio, com planos de lançá-la na América do Norte antes do final da década.
69
Agora estamos sabendo de um modelo destinado à Austrália, e o CEO local da empresa já está criando expectativa para a rival da Ford Ranger. A picape sem nome será um projeto interno sem envolvimento da GM e será montado em uma plataforma de carroceria sobre chassi. Embora seja muito cedo para saber se ela terá algo em comum com o modelo norte-americano, o CEO da Hyundai Austrália já está fazendo alarde sobre ela.
Em conversa com jornalistas australianos na CarExpert e Drive, Don Romano não se conteve, dizendo que será “alucinante, será ótimo”. Ele também deu a entender que a caminhonete com estrutura chassi/carroceria não será simplesmente um produto GM rebatizado ou um Kia Tasman com um logotipo da Hyundai:
“Poderíamos facilmente pegar outra plataforma e simplesmente sair por aí fazendo um rebadge dela, e isso não é aceitável, especialmente agora”.

Foto de: Kia
A potência virá de “um tipo diferente de híbrido”, mas “não necessariamente um híbrido plug-in”. É provável que essa seja uma referência enigmática a uma configuração de EV com extensão de alcance, em que um motor a gasolina atua apenas como gerador. Nesses sistemas, o veículo se comporta como um EV, pois o motor de combustão interna não está mecanicamente ligado às rodas. O ICE carrega a bateria, que então alimenta os motores elétricos que acionam as rodas.
A Hyundai recentemente se comprometeu a desenvolver veículos elétricos de longo alcance (EREVs), juntando-se a marcas como a Scout Motors da Volkswagen e a Ram da Stellantis. O primeiro EREV chegará em 2027, oferecendo mais de 600 milhas (966 quilômetros) de alcance combinado, além de desempenho e refinamento semelhantes aos dos EVs. Projetada para veículos grandes e pesados, essa tecnologia parece ser ideal para um caminhão de médio porte.

Projeção: primeiro fruto de parceria entre GM e Hyundai será S10 coreana
Foto de: Thomas Tironi
Mas a concorrência está esquentando. A Toyota acaba de revelar a Hilux de nona geração, e uma onda de picapes chinesas está desafiando os participantes estabelecidos. Romano acredita que a Hyundai pode se destacar no segmento lotado oferecendo “tecnologia exclusiva”.
A empresa espera garantir uma fatia do bolo das picapes de tamanho médio com carroceria sobre chassi quando seu novo caminhão chegar no final desta década: “Sim, estamos atrasados, mas vamos chegar mais fortes.”
Queremos a sua opinião!
O que você gostaria de ver no Motor1.com?
Responda à nossa pesquisa de 3 minutos.
– Equipe do Motor1.com