Search
Close this search box.

I tren’anni anni del furgone Mercedes Sprinter

Há décadas, uma van alemã se destaca pela robustez e versatilidade, atendendo desde o transporte de cargas e passageiros até motorhomes. E não, não estamos falando da Volkswagen Kombi, mas sim da Mercedes-Benz Sprinter. Assim como a icônica perua da VW, a Sprinter marcou uma nova era para a Mercedes-Benz desde seu lançamento.

Completando 30 anos em 2025, a Sprinter foi a primeira van a ter um nome próprio dentro da marca de Stuttgart. Antes, seus furgões comerciais utilizam siglas e números, da mesma forma que os Classe A, C ou E. 



Foto de: Mercedes-Benz

Mercedes-Benz 30 anos de Sprinter

Nesses 30 anos, a Sprinter conquistou clientes em todo o mundo graças à sua popularidade entre os construtores de carrocerias e especialistas em conversão que continuam a personalizá-lo para uma ampla gama de usos. De fato, 75% de todos os Sprinters do mundo são equipados.

Há cerca de cinco anos, ele também está disponível como um veículo totalmente elétrico. No decorrer de 2025, o Sprinter também soma a marca de 5 milhões de vendas.



Mercedes-Benz 30 anos de Sprinter

Foto de: Mercedes-Benz

Mercedes-Benz 30 anos de Sprinter

1995, o início de uma nova era de vans

O Sprinter foi apresentado pela primeira vez na primavera de 1995. Ele pegou o bastão do lendário T1/TN e foi a primeira van com da Mercedes-Benz a ter seu próprio nome. De seu antecessor, herdou apenas o conceito técnico básico, enquanto todo o resto foi projetado do zero.



Mercedes-Benz 30 anos de Sprinter- I Gen.

Foto de: Mercedes-Benz

Mercedes-Benz 30 anos de Sprinter- I Gen.

A combinação de uma carroceria autoportante com tração traseira, um chassi moderno com suspensão dianteira independente e motores potentes era uma novidade absoluta na época. Além disso, o primeiro Sprinter já era equipado de série com quatro freios a disco, sistema de freios antibloqueio ABS, diferencial automático, cintos de segurança de três pontos com ajuste de altura e fivelas de segurança presas ao assento. Um airbag para o motorista estava disponível como opcional.



Mercedes-Benz 30 anos de Sprinter- I Gen.

Foto de: Mercedes-Benz

Mercedes-Benz 30 anos de Sprinter- I Gen.

O MTT inicialmente era de 3.500 kg. Desde 2000, o airbag do motorista é de série, com um airbag opcional para o passageiro dianteiro que estende a proteção ao segundo passageiro no banco duplo. Os airbags de cortina e o controle de tração ASR também estão disponíveis desde meados de 2000. Com a introdução do programa eletrônico de estabilidade ESP.



Mercedes-Benz 30 anos de Sprinter

Foto de: Mercedes-Benz

Mercedes-Benz 30 anos de Sprinter- II Gen.

2006, atualização tecnológica e de segurança

A segunda geração do Sprinter foi lançada no início de 2006. Havia a opção de três distâncias entre eixos, quatro comprimentos, três alturas de teto e um peso total de 3,0 a 5,0 toneladas. Além disso, o ESP foi introduzido como padrão nas versões fechadas de até 3,5 t. Dois anos depois, ele passou a ser padrão em todas as variantes de carroceria de até 3,5 t MTT. Desde 2008, um sistema opcional de suspensão a ar foi adicionado à linha para aumentar o conforto e a segurança.



Mercedes-Benz 30 anos de Sprinter

Foto de: Mercedes-Benz

Mercedes-Benz 30 anos de Sprinter – 2ª geração

Outro marco ocorreu em 2009, com a introdução do BlueEfficiency: um sistema de medidas voltado para a máxima eficiência que introduziu a nova caixa de câmbio manual de seis marchas e o sistema automático start-stop no Sprinter, resultando em maior dinâmica de direção e uma redução significativa no consumo de combustível.

Em 2013, foi introduzido o Crosswind Assist, um sistema de segurança completamente novo para uma van. A partir de 2016, o Sprinter também estava disponível em uma versão de 5,5 t.



Mercedes-Benz 30 anos de Sprinter - 3ª geração

Foto de: Mercedes-Benz

Mercedes-Benz 30 anos de Sprinter – 3ª geração

2018/2019, conectividade e ampla variedade de opções

A terceira geração do Mercedes-Benz Sprinter foi lançada em 2018. O Sprinter não apenas manteve a gama existente de variantes, mas a expandiu, graças, em parte, à introdução da tração dianteira. O Sprinter 2018 estabeleceu novos padrões, especialmente em termos de central multimídia e conectividade, graças ao sistema MBUX (Mercedes-Benz User Experience), disponível pela primeira vez em um veículo comercial.



Mercedes-Benz 30 anos de Sprinter - 3ª geração

Foto de: Mercedes-Benz

Mercedes-Benz 30 anos de Sprinter – 3ª geração

Desde então, o Sprinter obedece a comandos de voz e permite o uso de serviços centralizados de frota, veículo, motorista e localização. Em termos de recursos de segurança, a Mercedes-Benz mais uma vez elevou o veículo a um novo patamar, por exemplo, com sistema ACC. O próximo marco ocorreu em 2019, quando o primeiro eSprinter elétrico foi lançado.



Mercedes-Benz 30 anos de Sprinter - 3ª geração

Foto de: Mercedes-Benz

Mercedes-Benz 30 anos de Sprinter – 3ª geração

2024. Mais versátil do que nunca

Eficiência, alcance e volume de carga, o atual Mercedes-Benz eSprinter é um veículo versátil. A eSprinter está disponível em duas versões de carroceria e comprimentos, bem como com três tamanhos de bateria e uma autonomia de até 478 quilômetros (WLTP). 

Ela se baseia em um novo conceito composto por três módulos que permitem que a plataforma seja facilmente adaptada a outras variantes de veículos, com um volume de carga de até 14 metros cúbicos e um peso bruto do veículo de até 4,25 t.



Mercedes-Benz 30 anos de Sprinter - 3ª geração

Foto de: Mercedes-Benz

Mercedes-Benz 30 anos de Sprinter – 3ª geração

Desde o ano passado, atualizações em termos de conectividade e segurança também estão disponíveis para o eSprinter, além do Sprinter convencional. Ambos os modelos adotam o sistema multimídia MBUX de última geração com sistemas digitais de controle do veículo como padrão. Os sistemas de segurança e assistência também foram atualizados: o Sistema de Freio Ativo agora inclui função de tráfego cruzado.

No Brasil, o utilitário foi lançado em 1997, sendo fabricado na Argentina, e já soma mais de 200 mil unidades vendidas.

VEJA EM NOSSO YOUTUBE

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Liderada por Elon Musk, Tesla alerta que pode enfrentar tarifas retaliatórias

Da Redação com Reutersi Da Redação com Reuters https://motorshow.com.br/autor/da-redacao-com-reuters/ 14/03/2025 – 10:01 A fabricante norte-americana…

veja a disputa das marcas entre elétricos e híbridos

A BYD se mantém na liderança de vendas de carros híbridos e elétricos com larga…

‘O que nós estamos vivendo hoje é incerteza’, diz presidente da Anfavea sobre guerra comercial

Estadão Conteúdoi Estadão Conteúdo https://motorshow.com.br/autor/estadao-conteudo/ 14/03/2025 – 16:16 A direção da Anfavea, entidade que representa as…