Confirmado pela Volkswagen após muitos rumores, o esportivo Golf GTI enfim retornará oficialmente até o fim do ano, com expectativa de chegada em setembro. Mas ainda há muitos detalhes do hot hatch que seguem em aberto pela marca alemã, que promete revelar tudo apenas no próximo dia 6.
Até lá, já circulam rumores de que a compra do modelo terá um pacote de condições específicas. O processo de aquisição, segundo material vazado, será restrito. Para ter direito a um GTI, os interessados precisarão comprovar um histórico de posse de outros modelos esportivos da gama — GTI, GTS ou GLI.
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Fonte: Volkswagen
Não será em qualquer loja que o Golf GTI poderá ser comprado. Apenas concessionárias selecionadas terão direito a oferecer o modelo, limitado a uma unidade por ponto de venda. O teto máximo será de cinco exemplares por grupo ou região, e cada CPF ou CNPJ só poderá garantir um carro.
A Volkswagen ainda exigirá um contrato de recompra preferencial, que obriga o proprietário a oferecer o veículo primeiro à marca em caso de revenda. É uma forma de evitar a especulação em torno do hatch, semelhante à política adotada por marcas como a Ferrari.

Nem todos os interessados poderão comprar o novo Golf GTI
Foto de: Volkswagen
As vendas acontecerão pelo sistema Cota VW, em duas etapas. Quem conseguir garantir a compra receberá ainda o kit GTI Experience: uma caixa exclusiva com plaqueta de acrílico atestando a propriedade, cartão de membro do GTI Club (com direito a experiências especiais), além de um chaveiro GTI e óculos de sol desenvolvidos em parceria com a Chilli Beans.

Foto de: Volkswagen
O preço da exclusividade
Um documento ainda não confirmado pela Volkswagen aponta que será necessário um sinal mínimo de R$ 50.000, equivalente a 10% do valor final do carro, que ficaria na casa dos R$ 500.000. Se for confirmado, o Golf GTI custará o dobro do que a marca cobra hoje pelo Jetta GLI, também equipado com motor 2.0 TSI e plataforma MQB, vendido por cerca de R$ 250.000.
No pacote já definido para cá, o hatch contará com motor 2.0 turbo de 245 cv e 37,7 kgfm de torque, sempre com tração dianteira e câmbio automatizado de dupla embreagem de 7 marchas. Segundo a marca, acelera de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos. O GTI tropicalizado recebeu ainda ajustes de suspensão e calibração para atender normas locais de emissões, consumo e compatibilidade com o combustível.

Foto de: Volkswagen
Entre os itens de série estão rodas de 18” com pneus 225/40, grade e logotipo iluminados, piloto automático adaptativo, ar-condicionado de três zonas, assistente de condução com centralizador de faixas e alerta de ponto-cego, bancos dianteiros com aquecimento, iluminação ambiente configurável em 30 cores, painel digital de 10,2”, multimídia de 12,9” com espelhamento sem fio, acabamento em tecido xadrez vermelho, teto solar e sistema de som Harman Kardon.
Como opcional, haverá bancos em couro com ajuste elétrico para o motorista. As cores disponíveis serão Branco Puro (sólido), Preto Mythos (metálico), Cinza Moonstone (sólido) e Vermelho Kings (metálico).

Segundo importadora, por pouco mais do que o valor de um GTI oficial é possível trazer Golf R da Europa
Foto de: Volkswagen
Importação independente custa o mesmo
Esse valor especulado, porém, não é muito diferente do que já se paga na importação independente. Em contato com a Direct Imports, empresa com mais de 15 anos de experiência, Natel Valério, diretor comercial da empresa, explica que a faixa de preço realmente se aproxima do meio milhão de reais quando importado por empresas do setor, mas estranha que ele custe tanto vindo diretamente da Volkswagen.
“Se a venda oficial está trazendo por R$ 500 mil, é brincadeira da parte deles. Pois o Type R é mais caro lá fora, e aqui já foi vendido por um valor bem menor. O GTI nunca foi o caso, mas chega na mesma faixa de R$ 500 mil a R$ 550 mil, variando conforme a configuração escolhida, câmbio e ICMS do estado do cliente”, comenta.

Foto de: Volkswagen
Segundo ele, o Golf R — versão ainda mais extrema do hatch — já foi importado anteriormente com valores entre R$ 550 mil e R$ 650 mil.
“Antes compensava muito mais trazer direto da Europa, mas com o euro a R$ 6,30 fica complicado. Eu mesmo já trouxe um Golf R por R$ 550 mil, mas isso foi há quase dois anos”, completou.

Versão R é mais potente, aproximando-se mais de Civic Type R e GR Corolla
Foto de: Volkswagen
O processo de importação leva em média entre 60 e 70 dias corridos, dependendo da rota do navio até o Brasil. Outro diferencial é a possibilidade de escolher versões e pacotes de equipamentos distintos daqueles que serão oferecidos pela Volkswagen no lançamento oficial — incluindo a opção de trazer o Golf R, mais próximo de Honda Civic Type R e Toyota GR Corolla, e que não faz parte dos planos da marca para o mercado nacional.
Ainda assim, pode ser uma alternativa para quem deseja ter um Golf na garagem sem depender das regras da Volkswagen e, de quebra, com a chance de personalizar o esportivo em configurações que não estarão disponíveis oficialmente.