Começam a aparecer mais informações sobre o novo Volkswagen Taos, que pode chegar ao Brasil como linha 2026. Na Argentina, onde o SUV atual deixará de ser fabricado em julho, a expectativa é a de que o modelo passe a ser importado do México e as unidades reestilizadas devem desembarcar por lá ainda em 2025. Aguarda-se uma estratégia similar para o mercado brasileiro, já que o carro vem para cá importado do país vizinho.
Enquanto a marca não confirma nada oficialmente, especulações apontavam para a manutenção do atual motor 1.4 TSI flex com até 150 cv de potência. No entanto, para atender às regras de emissões mais restritas no Brasil, era esperada a adoção do câmbio automático de 8 marchas, duas relações a mais que na transmissão atual do SUV. O Inmetro atualizou os dados de eficiência energética do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) e acabou vazando as versões, motorização e transmissão do novo Taos no mercado nacional.
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Fonte: Volkswagen
Novo Taos: mesmo motor, câmbio melhorado
Pela tabela do PBEV, o novo Volkswagen Taos será oferecido nas configurações Comfortline e Highline, mesma estratégia adotada atualmente. Também será mantido o motor 1.4, o 250 TSI, com até 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque quando abastecido com etanol. No entanto, o SUV aposentará o câmbio automático de 6 marchas em favor de um automático com 8 velocidades. Mesma estratégia usada no México, mas não teremos o novo motor 1.5 turbo que é oferecido nos EUA.
Segundo os dados do Inmetro, o novo Taos tem consumo homologado com etanol de 7,7 km/l em uso urbano e de 9,3 km/l em uso rodoviário. Com gasolina, respectivamente, os números sobem para 11,1 km/l e 13,3 km/l. Interessante notar que os números não mudam entre as duas versões homologadas. Em relação ao carro que já é vendido, são números praticamente idênticos, com sutil melhora na eficiência rodoviária com gasolina. Compare o consumo do novo Taos com o do SUV atual:
| Consumo | Novo VW Taos AT8 | Atual VW Taos AT6 |
| Etanol – cidade |
7,7 km/l |
7,7 km/l |
| Etanol – estrada | 9,3 km/l | 9,3 km/l |
| Gasolina – cidade | 11,1 km/l | 11,1 km/l |
| Gasolina – estrada | 13,3 km/l | 13,1 km/l |