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Jaguar Land Rover prepara retomada da produção após ataque cibernético

A Jaguar Land Rover anunciou que voltará a produzir em parte de suas unidades “nos próximos dias”, após um mês parada devido a um ataque cibernético iniciado em 31 de agosto. 

Maior empregadora da indústria automotiva britânica, a empresa informou que está promovendo um retorno controlado e por etapas das atividades, para garantir que os sistemas de TI voltem a funcionar de forma “segura e protegida”. 

A primeira fábrica a entrar em operação, em 6 de outubro, será a unidade de motores de Wolverhampton, na região central da Inglaterra. Em comunicado, a empresa disse que continua  trabalhando “dia e noite” com especialistas em cibersegurança, o governo britânico e a polícia, para garantir uma retomada segura.

O governo do Reino Unido anunciou uma garantia de empréstimo de £ 1,5 bilhão (R$ 10,7 bilhões) para apoiar a cadeia de fornecedores da JLR. O crédito será concedido por bancos privados, com garantia da agência de crédito à exportação UK Export Finance.



As fábricas da Jaguar Land Rover pelo mundo

Foto de: Jason Vogel

O ataque forçou a paralisação de fábricas e operações de varejo em vários países, inclusive no Brasil, afetando também fornecedores — muitos ficaram sem vendas e chegaram a demitir funcionários. A retomada parcial deve aliviar parte dessa pressão.

Controlada pelo grupo indiano Tata, a JLR tem 33 mil empregados e é a segunda maior fabricante de carros do Reino Unido, atrás apenas da Nissan. Além disso, aproximadamente 100 mil pessoas trabalham em empresas da cadeia de suprimentos.



As fábricas da Jaguar Land Rover pelo mundo

Foto de: Jason Vogel

A JLR é uma das várias empresas britânicas afetadas por ciberataques neste ano. O mesmo grupo reivindicou ações contra redes de varejo como M&S e Co-op, causando prejuízos de centenas de milhões de libras em vendas perdidas.



Vauxhall Mokka

Produção de carros no Reino Unido teve o pior agosto desde 1956

A indústria automotiva britânica registrou, em agosto de 2025, seu pior resultado para o mês em quase 70 anos. Segundo a Society of Motor Manufacturers and Traders (SMMT, a Anfavea britânica), a produção de carros e vans caiu 18,2% na comparação anual, com apenas 38.693 unidades saindo das fábricas.

Tamanha queda ocorreu antes mesmo do ciberataque à Jaguar Land Rover. A produção para o mercado interno subiu 11,5% (7.162 unidades), mas não compensou a retração de 14,2% nas exportações, que respondem por 81% dos veículos produzidos no país.



Edição Vauxhall Corsa Electric Sim

A crise da JLR agravou o cenário. O ataque travou fábricas em Solihull e Halewood e paralisou fornecedores e empresas de logística. Analistas alertam que os números de setembro serão  ainda piores.

O setor de veículos comerciais também sofreu: a produção despencou 73,2%, para 1.621 unidades, em boa parte por mudanças na linha de vans da Vauxhall, marca hoje sob o comando da Stellantis. Com isso, o total de veículos produzidos no Reino Unido foi o mais baixo para agosto desde 1956.

Há, no entanto, um ponto positivo: a produção de eletrificados (híbridos convencionais, híbridos plug-in e elétricos puros) disparou 40,9% no mês, para 16.830 unidades — quase metade de todos os carros fabricados. No acumulado do ano, já são mais de 200 mil híbridos e elétricos produzidos, puxados pela forte demanda de exportação na Europa.

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