Provavelmente o modelo mais conhecido da Jeep no Brasil, o Renegade não terá um destino mais triste na Europa. Segundo declarou um porta-voz da Stellantis à revista alemã Auto Motor und Sport, o SUV sairá de linha no continente até o fim deste ano e não há planos para um sucessor direto. Ao menos por enquanto.
O anúncio não chega a surpreender. Lançado há cerca de dez anos, o Renegade mudou pouco desde então, mantendo praticamente o mesmo visual e interior em todos os mercados onde foi vendido. A prioridade da Jeep agora é concentrar esforços em modelos estratégicos, como a nova geração do Compass, o compacto Avenger e os elétricos Recon e Wagoneer S.
10
Na Europa, o país onde o modelo mais se destacou foi a Itália. Das mais de dois milhões de unidades comercializadas globalmente, cerca de 500 mil ficaram na região. Produzido na fábrica de Melfi (ITA) para aquele mercado, o SUV utiliza a plataforma Small-Wide, a mesma do Fiat 500X — que também saiu de produção recentemente.
A aposentadoria, na verdade, já estava prevista desde 2024. No entanto, o bom desempenho comercial prolongou sua trajetória por mais um ano, com direito a uma atualização para o ano-modelo 2025 que trouxe central multimídia renovada e novos sistemas de segurança.

Sua saída deixará um espaço entre o pequeno Avenger, de 4,08 metros e preços a partir de 25.200 euros, e o novo Compass, com 4,55 metros e valores iniciais de 41.900 euros. Rumores indicam um possível substituto baseado na plataforma Smart Car do Fiat Grande Panda, com cerca de 4,30 metros de comprimento, mas, se confirmado, ele só deve chegar no final da década.
Com o fim da produção, Melfi perderá um de seus modelos mais importantes em volume para se dedicar a veículos feitos sobre a plataforma STLA Medium, como a nova geração do Compass e o DS 8. Este último será exclusivamente elétrico e voltado a um nicho menor, pelo menos no mercado italiano.

5
Fonte: Jeep
Por aqui, espera-se nova geração do Jeep Renegade
Em junho de 2024, a Stellantis confirmou que o SUV compacto ganhará uma nova geração, prevista para 2027 e que inclusive terá uma versão elétrica barata para o mercado norte-americano. A confirmação foi feita na apresentação para acionistas.
E qual é o futuro do Jeep Renegade no Brasil? Há rumores de que o utilitário sairá de linha, substituído pelo Avenger. Porém, com o novo Renegade ficando maior para os mercados da América do Norte, faria sentido mantê-lo no país para ampliar a linha nacional e ter uma opção mais cara do que o Avenger, além de manter o carro em linha no seu maior mercado.