Quando a Kia mostrou oficialmente sua nova picape média no ano passado, chamada de Tasman, a internet entrou em alvoroço. Seu design pouco ortodoxo realmente deu o que falar e parece que a marca coreana resolveu dobrar a aposta com seu novo conceito Weekender, uma versão aventureira com mira nas picapes Raptor da Ford, que incluem a F-150 e a Ranger.
Parecendo ter saído diretamente de uma caixa de Lego, a Tasman Weekender é a resposta da Kia para a versão mais extrema da Ranger. Atualmente em fase de conceito apenas, a picape quadradona está fazendo sucesso no Seoul Mobility Show de 2025. Ela é bem diferente do modelo de produção, e ousamos dizer que a Kia conseguiu trabalhar bem o principal problema do design. Os para-lamas agora são da cor da carroceria, fazendo com que o perfil lateral pareça muito mais agradável.
Foto de: Kia
Conceito Kia Tasman Weekender 2025 – traseira e caçamba
Também ajuda o fato de os para-lamas serem consideravelmente mais largos no conceito. A Weekender conta com ângulos de entrada e saída bem maiores e pneus todo-terreno BF Goodrich de 35”. Para completar o pacote off-road, o rack de teto é personalizado com LEDs e há alças de aço que se estendem para a caçamba para facilitar o armazenamento de objetos. Por fim, para aventuras ainda mais pesadas, o conceito conta ainda com um guincho. Tudo o que está faltando é um snorkel, embora ele esteja disponível como acessório para o modelo de produção.
Outra mudança sutil está na frente, onde os faróis não parecem mais estar empurrados para as extremidades da carroceria. Isso se deve em parte aos para-lamas dianteiros maiores, mas a Kia também adicionou uma peça de acabamento em plástico preto. Esse ajuste de estilo funcional não altera apenas as proporções, pois também reduz o risco de danos aos faróis durante o off-road.

Foto de: Kia
Conceito Kia Tasman Weekender 2025 – lateral
Mas, mesmo com essas modificações, o Tasman ainda é extremamente peculiar. O conceito Weekender é um passo na direção certa e, com sorte, uma versão de produção virá em seguida com essas mudanças. Um motor mais potente faria sentido, embora a picape mostrada em Seul tivesse o mesmo 2.2 turbodiesel presente nas versões de produção.
A oferta de um V6, ainda que possível, foi descartada devido a regulamentações de emissões mais rígidas, embora rivais ofereçam opções com seis cilindros.

Foto de: Kia
Kia Tasman 2025 – versão de produção vista de dianteira
Kia quer Tasman no Brasil para focar no agro
Em entrevista concedida recentemente ao canal A Roda, de João Anacleto, o presidente da Kia no país, José Luiz Gandini, confirmou a intenção de ter a caminhonete por aqui e adiantou que os trabalhos em torno do lançamento já foram iniciados.
Segundo o executivo, a Tasman deverá chegar ao Brasil em breve para realização dos primeiros testes de homologação e medição de emissões de poluentes. O motor escolhido será o 2.2 turbodiesel CRDi de 210 cv de potência e 45 kgfm de torque, já usado por diversos modelos do grupo Hyundai-Kia no mundo. Gandini adiantou que apostará fortemente no público agro – ávido consumidor de picapes – e que a motorização para nossa mercado não poderia ser outra. “Tem que ser diesel, o produtor rural não quer outro tipo de produto”, disse.

35
Fonte: Kia
Além dos planos de ter a Tasman no Brasil, Gandini adiantou que a ideia (a depender dos custos) é produzi-la na região aproveitando a estrutura da fábrica da Nordex no Uruguai. A operação renderia ganhos importantes tanto em logística quanto em volume, além de permitir a chegada da picape aos demais países do Mercosul sem a incidência de impostos de importação no preço final.
Assista o canal do Motor1.com no Youtube
O Novo GWM TANK 300 quer ser melhor que o Jeep Wrangler? O novo SUV da marca chinesa chega com novidades para o off-road. Ele traz diversas opções de seleção de tração, 3 tipos de bloqueio de diferencial, motor 2.0 híbrido plug-in e novidades tecnológicas da GWM. Vai dar certo no mercado nacional? Descubra neste vídeo com o Léo Fortunatti e saiba tudo sobre como este sistema de motor elétrico frontal com diferencial funciona.
+ Inscreva-se no Canal do Motor1.com clicando aqui