A guerra na Ucrânia e as sanções internacionais não parecer impedir a AvtoVAZ, que olha para o futuro e apresenta o Azimut, o primeiro novo crossover da Lada em quase trinta anos. O SUV será lançado em 2026, com um design totalmente desenvolvido e produzido na Rússia.
Em um momento em que a nova geração do Niva parece uma miragem, a Lada está mudando de rumo e oferecendo um modelo que remete ao design europeu. Linhas retas, proporções sólidas e detalhes finos: à primeira vista, o Azimut poderia facilmente ser um Renault Duster ou Dacia Bigster.
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Fonte: Motor1.com
Assinatura luminosa
A extremidade dianteira é vertical, com uma saliência curta e o típico motivo em “X” já visto em outros modelos da Lada. Os faróis de LED são integrados à grade e às entradas de ar do para-choque, proporcionando um visual bastante moderno. Na lateral, destacam-se as rodas de liga leve de 18″, os arcos das rodas pronunciados e a pintura em dois tons. A traseira ostenta uma faixa de LED com uma régua interligada de ponta a ponta, onde o nome LADA é exposto, e acabamento em estilo alumínio no para-choque com tubos de escape decorativos.
Dentro da cabine, o estilo é mais sóbrio. O painel de instrumentos abriga duas telas: uma para instrumentação e uma tela sensível ao toque de 10″ para ‘a multimídia, com navegação integrada e assistente de voz. O sistema foi desenvolvido em conjunto com a Sber e a Navio, duas empresas russas de tecnologia.

Foto de: Lada
A lista de itens de série inclui seis alto-falantes, câmera de ré e chave presencial. Teto panorâmico, carregamento sem fio, ar-condicionado de de duas zonas, abertura elétrica do porta-malas, vidros laterais aquecidos e câmeras com visão de 360° também estão disponíveis como opcionais. Há também um botão para selecionar os modos de direção em diferentes terrenos, um sinal de que, pelo menos no nível de marketing, a alma do SUV é levada a sério.
Somente gasolina e sem eletrificação por enquanto
No lançamento, o Azimut será oferecido apenas com motores a gasolina. Estão previstas três opções: um 1.6 aspirado de 120 cv, um 1.8 de 132 cv e, mais tarde, um 1.5 turbo de 150 cv. Para a transmissão, será usada uma caixa manual de seis marchas, uma automática CVT ou uma automática convencional exclusivamente para o motor mais potente.
O SUV usa uma versão atualizada da plataforma Vesta, já em produção desde 2015 e revisada em 2022. A distância do solo é de 208 mm, suficiente para enfrentar buracos e superfícies irregulares sem problemas. O chassi foi revisado em termos de suspensão traseira e há cerca de 1.000 componentes novos ou modificados em comparação com a base original.
Apesar do estilo off-road, a tração será inicialmente apenas dianteira. A Lada, no entanto, fala em “capacidade off-road” e “conceito todo-terreno”, deixando a porta aberta para uma futura versão com tração nas quatro rodas.

Foto de: Lada
Quanto custará
A produção terá início em 2026 na fábrica de Togliatti (RUS). Dada a situação geopolítica e as sanções, é difícil imaginar o Azimut sendo exportado para fora da Rússia no curto prazo.
O preço? De acordo com a imprensa local, ele começará a partir de 2,5 milhões de rublos, cerca de R$ 175 mil, até um máximo estimado de 35.000 euros. Um preço alto para os padrões da Lada, o que torna o Azimut o modelo mais caro da linha atual.
Para se ter uma referência, o Niva Legend, descendente direto no Niva que foi vendido no Brasil na década de 1990, tem preços começando em pouco mais de R$ 77 mil por lá. Já o Niva Travel parte de R$ 97,5 mil, enquanto o Vesta – nas carrocerias sedã ou perua -varia entre R$ 91,7 mil e R$ 161,7 mil. Em resumo, a Azimut quer elevar o nível, pelo menos em termos de ambição. Será que ela conseguirá fazer isso de fato? Descobriremos em pouco mais de um ano.