Search
Close this search box.
  • Home
  • Mercado
  • Lada Niva vira motorhome e custa menos que um T-Cross

Lada Niva vira motorhome e custa menos que um T-Cross

Já imaginou chegar nos locais mais remotos com sua própri motor casa e passar a noite em paz e tranquilidade, para depois fazer uma excursão off-road no dia seguinte? Esse “plano” e muitos outros poderiam ser executados com veículos como esses Lada Niva Camper que você pode ver nas fotos da galeria.  

OK, nenhum deles está à venda no Brasil, já que a marca deixou o mercado nos anos 1990 e nunca fez planos de retorno. Infelizmente, a situação na Europa não vai mudar tão cedo graças a inimizade total com a Rússia após a invasão da Ucrânia e porque o motor não é compatível com os regulamentos de emissões brasileiros.

Mas, até alguns anos atrás, os carros estavam disponíveis nos demais países europeus por cerca de 18.000 euros (R$ 119.385), equivalente a menos que umVW T-Cross 2026. Um exemplo é a conversão feita pela empresa Lux Form, simples mas com tudo que você precisa.

Especificamente, esse motorhome incluía uma cozinha (fogão, pia, geladeira de 60 litros e armários de armazenamento), banheiro com vaso sanitário e chuveiro, área de estar para duas pessoas com mesa dobrável, além de uma caldeira de cinco litros e tanques para água limpa (70 litros) e água cinza, ou usada (40 litros). 

O módulo de convivência foi perfeitamente integrado ao chassi do Lada Niva, que também foi equipado com pneus off-road específicos e mais agressivos para torná-lo ainda mais capaz no fora-de-estrada. 

Vale lembrar que o Lada Niva Camper, assim como o off-roader convencional, tem tração nas quatro rodas em tempo integral com uma caixa de redução e bloqueio do diferencial central para manter uma distribuição 50/50 da potência mecânica para cada eixo. A generosa distância do solo de 24,5 cm também é uma fantástica aliada em viagens off-road. 



Lada Niva camperizada

Foto de: Lada

Mas é claro que nem tudo seria positivo, já que o motor a gasolina de 1,7 litro naturalmente aspirado de 80 cv não facilita a obtenção da velocidade de cruzeiro desejada. Em resumo, seria como voltar várias décadas atrás e viajar em velocidades de estrada secundária, no máximo. Mas, para brasileiros acostumados a montar motorhomes em VW Kombi, não seria algo de outro mundo.

O consumo também não é dos melhores, embora, considerando o quanto esse veículo costumava custar, temos certeza de que muitos não se importariam em pagar mais pela gasolina. De qualquer forma, agora que as Campers e os motorhomes estão mais caros do que nunca, um simples Niva transformado em casa poderia ser uma solução mais do que digna, mas, vamos ficar querendo…

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Por que a Renault quer reconquistar clientes de Clio e Scenic?

Mostrado oficialmente neste mês, o Boreal marcou a chegada do primeiro SUV médio desenvolvido e…

Norris domina e é o pole da sprint do GP de São Paulo; Bortoleto larga em 14º

Lando Norris dominou e garantiu a pole position para a corrida sprint do GP de São…

Por que GTA 6 vai ser adiado de novo?

Depois de mais de uma década de espera, os fãs de Grand Theft Auto terão…