O Monterey Car Week, realizado anualmente na Califórnia (EUA), vai muito além dos eventos de carros antigos. Grandes e pequenos fabricantes aproveitam os encontros de colecionadores endinheirados, assim como a concentração de jornalistas, para exibir seus conceitos mais recentes, alguns deles inéditos.
Na edição realizada entre os dias 8 e 17 de agosto, a Lexus surpreendeu ao revelar o Sport Concept. O modelo é um aperitivo do que será o futuro supercarro da marca, que a imprensa automotiva vem chamando de LFR.
12
Fonte: Jason Vogel
O protótipo parece uma mistura do superesportivo LFA, que trazia motor V10 e teve produção limitada a 500 unidades entre 2010 e 2012, com o cupê de luxo LC 500, lançado em 2018 e que já mostra sinais da idade.
O Sport Concept foi apresentado no evento The Quail, uma mostra do Monterey Car Week mais voltada para esportivos. A Lexus ainda não divulgou detalhes sobre o carro, que provavelmente terá uma plataforma evoluída da atual TNGA-L, usada pelo LC 500. O que se sabe é que terá motor dianteiro, tração traseira e um V8 biturbo eletrificado. Muito provavelmente o câmbio será montado na traseira (transaxle).

2022 Lexus Electric Spor Coupe Carro-conceito

Conceito esportivo da Lexus: Fotos ao vivo
Foto de: Brian Silvestro / Motor1
Haverá também uma versão Toyota, que servirá de base para o futuro carro de corridas da marca japonesa na categoria GT3, mirando provas de longa duração como as 24 Horas de Le Mans e as 24 Horas de Daytona.
O conceito traz vários detalhes inusitados, como as saídas de escape voltadas para cima, sob o aerofólio. Há grandes passagens de ar que começam junto às janelas laterais traseiras, com saídas na parte superior dos para-lamas — parecem destinadas ao resfriamento dos freios e/ou da transmissão. Na vigia, há quatro pequenos ventiladores no lugar onde os carros normais trazem o brake light.

Foto de: Jason Vogel
É claro que alguns elementos típicos de carro-conceito não chegarão à versão final, mas é esperado que o modelo de produção se aproxime bastante deste visual. A Lexus também manteve muitas coisas ocultas: o Sport Concept não tem interior e, exceto pelos logos da Bridgestone, todas as inscrições dos pneus foram removidas. Ainda assim, pelo capô, é evidente que o motor ficará bem atrás do eixo dianteiro, reforçando a ideia do uso de um transaxle.
No desenvolvimento do projeto, Toyota e Lexus usaram como referência o antigo AMG GT R (2014-2022), um dos melhores esportivos de motor dianteiro (V8) dos últimos anos, que também adotava um transaxle traseiro. O futuro modelo foi antecipado pela primeira vez na forma do carro-conceito Toyota GR GT3, em janeiro de 2022, e agora temos o primeiro olhar sobre como será a versão Lexus para as ruas.

Foto de: Jason Vogel
Em comunicado, a Lexus disse que o “esportivo focado no futuro e ao mesmo tempo genuinamente autêntico indica o caminho do design da marca. Este carro-conceito inspirador apresenta uma forma larga e baixa de duas portas, que combina elementos dinâmicos e emocionais em uma visão para a próxima geração de esportivos”.
Flagras recentes no Nürburgring e em estradas da Califórnia mostram que o desenvolvimento está em estágio avançado. Considerando que a Toyota acabou de exibir uma versão camuflada do futuro carro no Festival da Velocidade de Goodwood, a estreia parece iminente. É provável que a versão Lexus chegue às ruas em meados do ano que vem, como modelo 2027.

Foto de: Jason Vogel
Dependendo da faixa de preço, o LFR poderá enfrentar super carros de motor central, como a Ferrari 296 GTB e a McLaren 750S, ou se posicionar de forma mais acessível (digamos assim), rivalizando com híbridos esportivos como o Corvette E-Ray e o Mercedes-AMG GT 63 S E Performance.