Search
Close this search box.
  • Home
  • Análise
  • Lexus surpreende e revela o conceito de seu próximo supercarro

Lexus surpreende e revela o conceito de seu próximo supercarro

O Monterey Car Week, realizado anualmente na Califórnia (EUA), vai muito além dos eventos de carros antigos. Grandes e pequenos fabricantes aproveitam os encontros de colecionadores endinheirados, assim como a concentração de jornalistas, para exibir seus conceitos mais recentes, alguns deles inéditos.

Na edição realizada entre os dias 8 e 17 de agosto, a Lexus surpreendeu ao revelar o Sport Concept. O modelo é um aperitivo do que será o futuro supercarro da marca, que a imprensa automotiva vem chamando de LFR.

O protótipo parece uma mistura do superesportivo LFA, que trazia motor V10 e teve produção limitada a 500 unidades entre 2010 e 2012, com o cupê de luxo LC 500, lançado em 2018 e que já mostra sinais da idade.

O Sport Concept foi apresentado no evento The Quail, uma mostra do Monterey Car Week mais voltada para esportivos. A Lexus ainda não divulgou detalhes sobre o carro, que provavelmente terá uma plataforma evoluída da atual TNGA-L, usada pelo LC 500. O que se sabe é que terá motor dianteiro, tração traseira e um V8 biturbo eletrificado. Muito provavelmente o câmbio será montado na traseira (transaxle).



2022 Lexus Electric Spor Coupe Carro-conceito

2022 Lexus Electric Spor Coupe Carro-conceito



Conceito esportivo da Lexus: Fotos ao vivo

Conceito esportivo da Lexus: Fotos ao vivo

Foto de: Brian Silvestro / Motor1

Haverá também uma versão Toyota, que servirá de base para o futuro carro de corridas da marca japonesa na categoria GT3, mirando provas de longa duração como as 24 Horas de Le Mans e as 24 Horas de Daytona.

O conceito traz vários detalhes inusitados, como as saídas de escape voltadas para cima, sob o aerofólio. Há grandes passagens de ar que começam junto às janelas laterais traseiras, com saídas na parte superior dos para-lamas — parecem destinadas ao resfriamento dos freios e/ou da transmissão. Na vigia, há quatro pequenos ventiladores no lugar onde os carros normais trazem o brake light.



Lexus Sport Concept é mostrado em Monterey

Foto de: Jason Vogel

É claro que alguns elementos típicos de carro-conceito não chegarão à versão final, mas é esperado que o modelo de produção se aproxime bastante deste visual. A Lexus também manteve muitas coisas ocultas: o Sport Concept não tem interior e, exceto pelos logos da Bridgestone, todas as inscrições dos pneus foram removidas. Ainda assim, pelo capô, é evidente que o motor ficará bem atrás do eixo dianteiro, reforçando a ideia do uso de um transaxle.

No desenvolvimento do projeto, Toyota e Lexus usaram como referência o antigo AMG GT R (2014-2022), um dos melhores esportivos de motor dianteiro (V8) dos últimos anos, que também adotava um transaxle traseiro. O futuro modelo foi antecipado pela primeira vez na forma do carro-conceito Toyota GR GT3, em janeiro de 2022, e agora temos o primeiro olhar sobre como será a versão Lexus para as ruas.



Lexus Sport Concept é mostrado em Monterey

Foto de: Jason Vogel

Em comunicado, a Lexus disse que o “esportivo focado no futuro e ao mesmo tempo genuinamente autêntico indica o caminho do design da marca. Este carro-conceito inspirador apresenta uma forma larga e baixa de duas portas, que combina elementos dinâmicos e emocionais em uma visão para a próxima geração de esportivos”.

Flagras recentes no Nürburgring e em estradas da Califórnia mostram que o desenvolvimento está em estágio avançado. Considerando que a Toyota acabou de exibir uma versão camuflada do futuro carro no Festival da Velocidade de Goodwood, a estreia parece iminente. É provável que a versão Lexus chegue às ruas em meados do ano que vem, como modelo 2027.



Lexus Sport Concept é mostrado em Monterey

Foto de: Jason Vogel

Dependendo da faixa de preço, o LFR poderá enfrentar super carros de motor central, como a Ferrari 296 GTB e a McLaren 750S, ou se posicionar de forma mais acessível (digamos assim), rivalizando com híbridos esportivos como o Corvette E-Ray e o Mercedes-AMG GT 63 S E Performance.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Quais foram os carros mais vendidos da Argentina em outubro?

A Argentina comemorou em outubro o 11º mês consecutivo de crescimento nas vendas de veículos…

Toyota quer ainda mais carros com motor V8, não só esportivos

Contrariando a corrida de outras montadoras pelo downsizing e pela eletrificação total, a japonesa Toyota…

Sob ameaça do VW Tera, Hyundai Creta domina varejo pelo 5º mês seguido

O varejo ficou atrás das vendas diretas pelo 2º mês consecutivo. Dos 247.877 automóveis e…