As coisas não estão indo bem para a Mitsubishi no momento e seus revendedores também estão sofrendo. A situação está tão ruim que alguns estão prontos para desistir da marca. Um memorando de revendedores enviado ao CEO norte-americano da empresa na semana passada exigiu “ação rápida” para manter o “corpo de revendedores engajado na venda de veículos novos”.
O documento, obtido pelo Automotive News, revela que muitos revendedores simplesmente desistiram de empurrar os carros da Mitsubishi e focaram nas vendas de seminovos. Mark Chaffin, CEO da marca na América do Norte, afirmou à publicação que a empresa está tentando apoiar as concessionárias e que a lucratividade delas é sua prioridade. No último trimestre de 2024, a Mitsubishi tentou conter a crise oferecendo bônus, reduzindo metas e dando incentivos para trocas, o que, segundo Chaffin, ajudou a vender mais carros. Mas mais ajuda precisa chegar rapidamente.
Mitsubishi Outlander Sport, que já foi vendido como ASX nos seus primeiros anos, ainda é vendido nos EUA
A Automotive News conversou com alguns revendedores e o cenário descrito por eles é desolador. Um deles afirmou estar perdendo US$ 80 mil por mês com sua loja, acumulando 18 meses sem lucro. Outro, que vendeu suas concessionárias no ano passado, dizia perder entre US$ 300 e US$ 400 por carro novo vendido. Em uma região do Meio-Oeste dos EUA, quatro de 15 revendedores fecharam as portas em apenas um ano.
Outro lojista relatou que cada uma de suas unidades perdeu US$ 1 milhão no último ano. Ele culpa o aumento de preços e a linha de produtos defasada pela queda no faturamento, ainda que as vendas nos EUA tenham crescido 38% em relação ao ano anterior.

Foto de: Mitsubishi
Mitsubishi Mirage é o carro mais barato dos EUA mas já tem 13 anos de mercado
No total, a Mitsubishi vendeu cerca de 110 mil veículos no país, sendo que quase metade das vendas (49.182 unidades) veio do Outlander e sua versão híbrida plug-in. O Outlander Sport (que já foi vendido como ASX) foi o segundo mais vendido, com apenas 15.015 unidades.
O Outlander PHEV é o mais novo veículo da marca nos Estados Unidos, mas o resto do portfólio da Mitsubishi está muito ultrapassado. O SUV já tem alguns anos e os revendedores provavelmente precisam de uma injeção de novos produtos para despertar novamente o interesse dos consumidores.


O apelo dos revendedores por socorro chega pouco depois de a Mitsubishi reduzir em 76% sua previsão de lucro líquido, atribuindo o desastre aos altos custos, gastos pesados com marketing e vendas abaixo do esperado.
A empresa também ajustou sua meta de vendas para 848 mil unidades globalmente, um número maior do que o registrado no ano anterior – mas que, sozinho, não resolve os problemas financeiros da Mitsubishi, da Nissan e de outras montadoras que estão na corda bamba.
VEJA EM NOSSO YOUTUBE