O mercado de veículos novos na Alemanha manteve o ritmo positivo em setembro de 2025, com crescimento expressivo de 12,8%, totalizando 235.528 unidades emplacadas — o 3º mês consecutivo de alta. De acordo com a KBA, entidade que representa os revendedores no país, o resultado confirma a recuperação gradual da demanda após o primeiro semestre mais contido.
Os modelos 100% elétricos seguem em trajetória ascendente: 45.495 unidades foram registradas no mês passado, um avanço de quase 32% na comparação com o mesmo período de 2024. Com isso, os BEVs representaram 19,3% do total de vendas, reforçando a tendência de eletrificação que vem ganhando tração desde o 2º trimestre.
53
Fonte: Motor1 Brasil
Apesar do bom momento, o acumulado de janeiro a setembro mostra leve retração de 0,3%, com 2.110.348 unidades – é, no entanto, um desempenho melhor do que o observado até agosto (-1,7%). O resultado confirma que o mercado está prestes a igualar o volume de 2024, sustentado pelo crescimento contínuo desde julho.
|
POS. |
MARCA |
SET.2025 |
% MERCADO 2025 |
SET.2024 |
% MERCADO 2024 |
% VARIAÇÃO 2025/2024 |
|
1º |
VW |
45.225 |
19,2% |
38.914 |
18,6% |
16,2% |
|
2º |
MERCEDES-BENZ |
20.338 |
8,6% |
18.385 |
8,8% |
10,6% |
|
3º |
BMW |
19.388 |
8,2% |
17.851 |
8,5% |
8,6% |
|
4º |
SKODA |
18.872 |
8,0% |
17.212 |
8,2% |
9,6% |
|
5º |
AUDI |
15.728 |
6,7% |
14.938 |
7,2% |
5,3% |
|
6º |
SEAT |
13.247 |
5,6% |
10.852 |
5,2% |
22,1% |
|
7º |
OPEL |
12.324 |
5,2% |
11.185 |
5,4% |
10,2% |
|
8º |
FORD |
9.065 |
3,8% |
8.473 |
4,1% |
7,0% |
|
9º |
TOYOTA |
7.987 |
3,4% |
7.200 |
3,4% |
10,9% |
|
10º |
HYUNDAI |
7.519 |
3,2% |
6.433 |
3,1% |
16,9% |
|
11º |
DACIA |
5.703 |
2,4% |
4.088 |
2,0% |
39,5% |
|
12º |
KIA |
5.208 |
2,2% |
5.326 |
2,6% |
-2,2% |
|
13º |
RENAULT |
5.078 |
2,2% |
3.878 |
1,9% |
30,9% |
|
14º |
PEUGEOT |
4.428 |
1,9% |
5.511 |
2,6% |
-19,7% |
|
15º |
FIAT |
4.400 |
1,9% |
3.757 |
1,8% |
17,1% |
|
16º |
CITROËN |
4.315 |
1,8% |
2.837 |
1,4% |
52,1% |
|
17º |
VOLVO |
4.026 |
1,7% |
4.416 |
2,1% |
-8,8% |
|
18º |
MAZDA |
3.809 |
1,6% |
3.844 |
1,8% |
-0,9% |
|
19º |
TESLA |
3.404 |
1,4% |
3.758 |
1,8% |
-9,4% |
|
20º |
BYD |
3.255 |
1,4% |
140 |
0,1% |
2225,0% |
|
… |
… |
… |
… |
|
… |
|
|
|
TOTAL |
235.528 |
100,0% |
208.848 |
100,0% |
12,8% |
|
|
ACUMULADO |
2.110.348 |
100,0% |
2.116.074 |
100,0% |
-0,3% |

12
Entre as montadoras, a Volkswagen manteve ampla vantagem no topo e registrou 45.225 unidades vendidas, alta superior a 16%. Na sequência, a Mercedes-Benz (20.338) avançou mais do que as rivais BMW (19.388) e Audi (18.872). A Seat, com 13.247 emplacamentos, destacou-se com o maior crescimento no top 10 (+22%).
Entre as marcas generalistas, a Dacia (5.703) voltou a superar a Renault (5.078), enquanto a Peugeot (4.428) sofreu nova retração de 19,7% e completou três meses seguidos com o pior desempenho entre as principais fabricantes. Destaque do mês passado, a BYD atingiu novo recorde com 3.255 unidades, entrando no top 20 pela primeira vez.

50
Fonte: Renault
|
POS. |
MODELO |
SET.2025 |
% MERCADO 2025 |
SET.2024 |
% MERCADO 2024 |
% VARIAÇÃO 2025/2024 |
|
1º |
VW GOLF |
7.486 |
3,2% |
6.286 |
3,0% |
19,1% |
|
2º |
VW T-ROC |
6.256 |
2,7% |
3.725 |
1,8% |
67,9% |
|
3º |
VW TIGUAN |
4.982 |
2,1% |
6.735 |
3,2% |
-26,0% |
|
4º |
OPEL CORSA |
4.415 |
1,9% |
3.526 |
1,7% |
25,2% |
|
5º |
VW PASSAT |
3.845 |
1,6% |
3.349 |
1,6% |
14,8% |
|
6º |
VW POLO |
3.634 |
1,5% |
3.216 |
1,5% |
13,0% |
|
7º |
SKODA OCTAVIA |
3.123 |
1,3% |
3.602 |
1,7% |
-13,3% |
|
8º |
MINI COOPER |
3.072 |
1,3% |
4.079 |
2,0% |
-24,7% |
|
9º |
AUDI A3 |
2.995 |
1,3% |
1.940 |
0,9% |
54,4% |
|
10º |
VW ID.3 |
2.979 |
1,3% |
1.208 |
0,6% |
146,6% |
|
11º |
BMW X3 |
2.911 |
1,2% |
2.911 |
1,4% |
0,0% |
|
12º |
MERCEDES GLC |
2.854 |
1,2% |
2.328 |
1,1% |
22,6% |
|
13º |
SEAT LEON |
2.835 |
1,2% |
2.069 |
1,0% |
37,0% |
|
14º |
VW TAYRON |
2.804 |
1,2% |
0 |
0,0% |
– |
|
15º |
BMW SÉRIE 1 |
2.777 |
1,2% |
981 |
0,5% |
183,1% |
|
16º |
SKODA KAROQ |
2.653 |
1,1% |
2.416 |
1,2% |
9,8% |
|
17º |
OPEL ASTRA |
2.639 |
1,1% |
3.780 |
1,8% |
-30,2% |
|
18º |
VW TRANSPORTER |
2.624 |
1,1% |
1.882 |
0,9% |
39,4% |
|
19º |
VW ID.7 |
2.597 |
1,1% |
2.673 |
1,3% |
-2,8% |
|
20º |
BMW SÉRIE 3 |
2.580 |
1,1% |
2.581 |
1,2% |
0,0% |
|
21º |
SKODA KODIAQ |
2.573 |
1,1% |
2.059 |
1,0% |
25,0% |
|
22º |
SKODA ELROQ |
2.565 |
1,1% |
0 |
0,0% |
– |
|
23º |
TOYOTA AYGO |
2.477 |
1,1% |
1.271 |
0,6% |
94,9% |
|
24º |
TOYOTA YARIS |
2.452 |
1,0% |
2.713 |
1,3% |
-9,6% |
|
25º |
MERCEDES GLA |
2.373 |
1,0% |
1.933 |
0,9% |
22,8% |
|
26º |
AUDI A6 |
2.294 |
1,0% |
2.864 |
1,4% |
-19,9% |
|
27º |
AUDI A5 |
2.242 |
1,0% |
708 |
0,3% |
216,7% |
|
28º |
BMW SÉRIE 5 |
2.228 |
0,9% |
1.682 |
0,8% |
32,5% |
|
29º |
TESLA MODEL Y |
2.227 |
0,9% |
3.067 |
1,5% |
-27,4% |
|
30º |
SKODA FABIA |
2.186 |
0,9% |
1.935 |
0,9% |
13,0% |
|
31º |
MERCEDES CLASSE E |
2.163 |
0,9% |
2.797 |
1,3% |
-22,7% |
|
32º |
AUDI Q5 |
2.143 |
0,9% |
1.482 |
0,7% |
44,6% |
|
33º |
MERCEDES CLASSE A |
2.062 |
0,9% |
1.324 |
0,6% |
55,7% |
|
34º |
FIAT DUCATO |
2.061 |
0,9% |
1.630 |
0,8% |
26,4% |
|
35º |
BMW SÉRIE 2 |
2.023 |
0,9% |
1.690 |
0,8% |
19,7% |
|
36º |
OPEL MOKKA |
2.015 |
0,9% |
1.577 |
0,8% |
27,8% |
|
37º |
MERCEDES CLA |
1.989 |
0,8% |
1.050 |
0,5% |
89,4% |
|
38º |
BMW X1 |
1.968 |
0,8% |
3.481 |
1,7% |
-43,5% |
|
39º |
DACIA SANDERO |
1.952 |
0,8% |
1.969 |
0,9% |
-0,9% |
|
40º |
FORD PUMA |
1.865 |
0,8% |
1.842 |
0,9% |
1,2% |
|
41º |
SKODA KAMIQ |
1.864 |
0,8% |
1.870 |
0,9% |
-0,3% |
|
42º |
NISSAN QASHQAI |
1.847 |
0,8% |
821 |
0,4% |
125,0% |
|
43º |
VOLVO XC60 |
1.762 |
0,7% |
1.335 |
0,6% |
32,0% |
|
44º |
BYD SEAL U |
1.745 |
0,7% |
29 |
0,0% |
5917,2% |
|
45º |
SKODA ENYAQ |
1.734 |
0,7% |
3.406 |
1,6% |
-49,1% |
|
46º |
SEAT IBIZA |
1.721 |
0,7% |
1.546 |
0,7% |
11,3% |
|
47º |
OPEL GRANDLAND X |
1.694 |
0,7% |
1.532 |
0,7% |
10,6% |
|
48º |
VW ID.4 |
1.652 |
0,7% |
1.971 |
0,9% |
-16,2% |
|
49º |
MERCEDES CLASSE C |
1.635 |
0,7% |
1.944 |
0,9% |
-15,9% |
|
50º |
BMW X5 |
1.634 |
0,7% |
999 |
0,5% |
63,6% |

45
Entre os modelos, novo domínio da Volkswagen, que garantiu o pódio completo e cinco modelos entre os seis mais vendidos. O Golf reassumiu a liderança após dois meses, com 7.486 unidades, ampliando sua vantagem no acumulado para quase 1,6 mil veículos. Preferido nos dois meses anteriores, o T-Roc (6.256) manteve forte ritmo, crescendo quase 68% e ocupando a vice-liderança.
Mesmo com queda de 26%, o Tiguan (4.982) completou o trio da marca. O Opel Corsa (4.415) foi o “melhor do resto”, em quarto lugar. O VW ID.3, com 2.979 unidades (+147%), voltou ao top 10 pela 5ª vez em sua história, confirmando a boa fase dos elétricos do grupo. O BMW X3 (2.911) repetiu o desempenho de 2024, enquanto o Mercedes GLC (2.854) foi o modelo mais vendido da marca da estrela de três pontas, em 12º lugar.

4
Fonte: BMW
Em contraste, o BMW X1 (1.968) caiu 43,5%, ficando fora do top 6 após seis meses consecutivos entre os líderes. O destaque entre as estreias ficou com o BYD Seal U, que entrou pela primeira vez no top 50, com 1.745 unidades. Já o Mercedes Classe C, tradicionalmente forte, apareceu apenas na 49ª posição, com 1.635 unidades.
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog
Queremos a sua opinião!
O que você gostaria de ver no Motor1.com?
Responda à nossa pesquisa de 3 minutos.
– Equipe do Motor1.com