A Mercedes-AMG está empenhada em provar que o V8 ainda tem futuro mesmo em um mercado dominado pela eletrificação. E o novo GT Track Sport, revelado recentemente como conceito, parece ser a mais nova vitrine desse compromisso. Apesar de ainda não confirmado para produção, o modelo foi apresentado como uma prévia de uma possível expansão da linha GT, com fortes indícios de que ganhará as ruas em breve.
A promessa foi reforçada em maio, quando o chefe da divisão, Michael Schiebe, confirmou que os engenheiros da marca alemã estão desenvolvendo um novo V8, mesmo diante de regulamentações ambientais cada vez mais severas. Segundo ele, trata-se de um projeto moderno, que pode até dispensar a eletrificação em certas aplicações. O foco, segundo Schiebe, é simples: “realizar os sonhos dos clientes” que ainda desejam carros de luxo com oito cilindros.
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Fonte: Mercedes-Benz
Mais do que manter viva a arquitetura tradicional, a Mercedes-AMG pretende expandir seu uso para modelos que atualmente não contam com tantos cilindros. A demanda por motores V8 ainda é forte em mercados como os Estados Unidos, o que sustenta os planos da marca mesmo com a proibição europeia de novos carros a gasolina a partir de 2035. Por enquanto, contudo, a AMG já deixou claro que o motor não retornará ao C63, que continuará com o atual 2.0 turbo híbrido.

Foto de: Mercedes-Benz
GT Track Sport: conceito com pegada de rua
O GT Track Sport surge nesse contexto como o primeiro vislumbre dessa nova geração de V8. Embora tenha “pista” no nome, há boas razões para acreditar que o modelo será homologado para uso urbano. Um dos indícios está nos pneus Michelin de rua vistos ao lado do protótipo camuflado. Mesmo envolto em disfarces, o carro exibe elementos aerodinâmicos agressivos, como o enorme spoiler dianteiro e o aerofólio em formato de pescoço de cisne.
Ainda não se sabe quanto do AMG GT convencional será mantido, mas espera-se que o Track Sport adote um layout de dois lugares focado no desempenho. A decisão pode funcionar como resposta às críticas sobre o GT atual, que adotou configuração 2+2 e se aproximou demais do SL Coupé em proposta.

Foto de: Mercedes-Benz

Foto de: Mercedes-Benz
Com esse novo modelo, a Mercedes-AMG pretende enfrentar diretamente rivais como o Porsche 911 GT3 RS. A meta da divisão de performance é clara: estabelecer novos padrões e buscar recordes em Nürburgring. O antigo AMG GT Black Series conquistou o circuito de 20,8 km em 6:48 em 2020, mas perdeu o posto no ano seguinte para o 911 GT2 RS com pacote Manthey, que marcou 6:43,3. A revanche veio com o hipercarro AMG One, que cravou 6:29,09.
O GT Track Sport provavelmente não alcançará esse tempo, mas pode muito bem mirar em superar a marca do GT2 RS. A missão, porém, não será fácil, já que um novo 911 GT2 RS também está nos planos da Porsche.

V12 também resiste
Enquanto o V8 ganha sobrevida, a Mercedes-AMG também confirmou a permanência de outro ícone: o V12 biturbo de 6.0 litros. Ele segue reservado para modelos mais exclusivos, como o Classe S e o Pagani Utopia. Ainda que marcas como BMW e Audi já tenham aposentado seus motores de 12 cilindros, a Mercedes-AMG insiste que ainda há espaço – por menor que seja – para a sobrevivência desses gigantes mecânicos.