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Mercedes-AMG já trabalha em novo V8 que pode ser ainda mais potente

A Mercedes-Benz enfrentou muitas críticas quando abandonou o motor “M177” para o mais recente AMG C63, adotando um 4-cilindros híbrido. Apesar dos rumores de um retorno do motor de oito cilindros, o sedã esportivo não está voltando à diversão do V8.

No entanto, um motor de combustão de grande deslocamento recém-desenvolvido está sendo testado  para ser lançado no final de 2027. Trata-se de um “V8 eletrificado de última geração e alta tecnologia” destinado a modelos de desempenho baseados na plataforma AMG.EA.

Ele deve ser uma continuação natural do “M178”, lançado em 2014. Nos 11 anos desde sua estreia, o V8 de 4,0 litros biturbo alimentou uma infinidade de modelos, atingindo um pico de potência de 730 cavalos em um carro com o emblema da Mercedes-AMG: o AMG GT Black Series. O Aston Martin Valhalla usa uma variação do mesmo motor, ajustado para 828 cv.

Com a Aston Martin já ultrapassando a marca de 800 cv, não é surpresa que a Mercedes-AMG esteja prometendo mais potência em seu próximo V8. Sem revelar detalhes específicos, o diretor de desenvolvimento de veículos da AMG, Steffen Jastrow, disse à Auto Express que o próximo oito cilindros terá uma potência maior do que a do Black Series. Os engenheiros da AMG já “definiram a potência em uma faixa, e o limite superior é, obviamente, maior do que o que conhecemos hoje”.

Além do pico de potência, o novo motor (talvez com o codinome M179?) responderá mais rapidamente ao comando do motorista com uma resposta aprimorada do acelerador. Ele também será mais eficiente para atender às futuras normas Euro 7. De acordo com o CEO da AMG, Michael Schiebe, em uma entrevista ao Motor1 há alguns meses, espera-se que o novo motor permaneça em produção até a próxima década.



<p>Mercedes-AMG</p>

Motor “M178” da Mercedes-AMG

Foto de: Mercedes-AMG

Enquanto isso, o V8 da geração atual ainda tem vida útil, já que o AMG GT Track Sport, recentemente apresentado, provavelmente usa um M177/M178 atualizado. Schiebe nos explicou que “ainda há clientes que querem apenas um V8, um V8 puro”, e é por isso que a AMG pretende continuar vendendo carros de oito cilindros enquanto houver demanda.

Ainda é cedo para saber se a próxima geração do Classe C trará o V8 de volta ao C63. Afinal de contas, o facelift do carro atual ainda não foi lançado. Mas a recepção morna do modelo de quatro cilindros revelou que os entusiastas adoram seus grandes motores. O chefe da AMG admitiu que a empresa “perdeu alguns clientes” depois de reduzir pela metade o número de cilindros, acrescentando que a tecnologia por trás do motor eletrificado de 2.0 litros “poderia ter sido melhor explicada”. Esse intrincado trem de força também é usado nos modelos C63 perua e GLC 63.

O futuro V8, entretanto, não será o maior motor a gasolina da Mercedes. O V12 também permanecerá em produção por muito tempo, embora o “M279” de 6,0 litros biturbo seja oferecido apenas no Maybach S-Class e no blindado S-Class Guard. O motor de doze cilindros continuará em “mercados selecionados”, provavelmente porque as regras mais rígidas de emissões da Europa dificultam a manutenção do V12 nesses mercados. Separadamente, um V-12 diferente alimenta o Pagani Utopia.

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