A Mercedes-Benz não vive seu melhor momento. As vendas caíram 3% em 2024 em comparação ao ano anterior. E 2025 também não começou bem: a demanda recuou 6,2% no primeiro semestre em relação ao mesmo período de 2024. Ainda assim, a a marca da estrela de três pontas tem motivos para otimismo. Uma verdadeira enxurrada de novos modelos está prevista para os próximos dois anos, atingindo todas as faixas de mercado.
Em um documento oficial preparado para investidores, a marca alemã anuncia “o maior programa de lançamentos de produtos da história da Mercedes-Benz”. Estão previstos nada menos que 18 modelos para chegar ao mercado no próximo ano, embora dois já tenham sido revelados. O recentemente apresentado CLA Shooting Brake aparece duas vezes no cronograma, pois a fabricante alemã de luxo considera separadamente as versões a combustão e elétrica.
Foto de: Mercedes-Benz
Começando pelos segmentos de entrada e subindo na hierarquia: haverá um novo modelo a combustão na categoria “Entry” (de entrada) em 2026, junto com dois elétricos. Tudo indica que os modelos em questão sejam as novas gerações de GLA e GLB, os SUVs compactos da marca.
A categoria “Core” diz respeito ao Classe C e GLC, que devem receber reestilizações de meia-vida nas versões a combustão, além de variantes 100% elétricas. Na faixa “Top End”, a Mercedes prepara quatro modelos a combustão (gasolina/diesel) e cinco elétricos, incluindo reestilizações do Classe S e do EQS. A marca já prometeu uma “grande atualização” para seu sedã topo de linha tradicional. Segundo o CEO Ola Källenius, a empresa “investiu muito mais na atualização do novo Classe S a combustão do que normalmente gastaria em um facelift”.
O ano de 2027 será quase tão movimentado quanto 2026, com um modelo a combustão no segmento de entrada, mais dois no segmento intermediário e outros cinco no topo da gama. No lado elétrico, haverá um novo modelo Core totalmente elétrico e cinco modelos elétricos na faixa Top End.

Foto de: Mercedes-Benz
Embora o plano de produtos esteja focado em facelifts e novas gerações, também haverá adições inéditas à linha. Além do já revelado CLA elétrico e CLA Shooting Brake, e do Classe C EV que está por vir, a Mercedes confirmou que as próximas gerações do GLA e GLB também terão versões elétricas. E está desenvolvendo um “Mini G”, uma versão menor e mais acessível do icônico Classe G.

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A AMG, divisão esportiva da marca, também está agitada. Está trabalhando em seus primeiros modelos 100% elétricos exclusivos, como o conceito GT XX, que antecipa um super sedã elétrico e dará origem também a um SUV correspondente. Para os puristas, um novo motor V8 a combustão está sendo desenvolvido, com estreia prevista para 2027 e vida útil garantida até, pelo menos, meados da próxima década.
Uma peça ainda indefinida no quebra-cabeça é o futuro do C63 AMG. A divisão esportiva já deixou claro que não pretende voltar ao V8 no facelift do modelo. Relatos indicam que o C63 e o C43 poderão ser descontinuados, abrindo espaço para um novo C53 com motor seis cilindros. Também não está claro se o CLE63 Coupé/Cabriolet realmente virá com motor V8.
Para os fãs da Mercedes, o que vem por aí é empolgante, com opções para todos os gostos. A marca ainda trabalha em uma nova linguagem de design unificada entre modelos a combustão e elétricos. A ideia é abandonar os traços ultrassuaves e aerodinâmicos da linha EQ, já que a aposta no visual focado em eficiência não tem gerado os resultados esperados.