Search
Close this search box.
  • Home
  • Últimas Notícias
  • Mercedes-Benz inicia testes com baterias em estado sólido para carros elétricos da marca

Mercedes-Benz inicia testes com baterias em estado sólido para carros elétricos da marca

A Mercedes-Benz acaba de inciar os testes de rodagem com um novo sistema de bateria de estado sólido para seus carros elétricos, marcando um avanço importante no campo da mobilidade elétrica. 

Em detalhes, a tecnologia promete aumentar a eficiência dos veículos e proporcionar maior segurança. 

Acompanhe o Garagem360 e veja todos os detalhes!

Foto: divulgação

Conheça a nova bateria da Mercedes para seus carros elétricos

Em parceria com a Mercedes AMG High Performance Powertrains (HPP), a Mercedes-Benz acaba de desenvolver um sistema inovador de bateria de estado sólido.

Em detalhes, utilizando células fornecidas pela Factorial Energy, uma líder norte-americana no desenvolvimento dessa tecnologia, o projeto já integrou com sucesso a bateria a um modelo EQS, realizando os primeiros testes de estrada em fevereiro de 2025.

Vale destacar que a bateria de estado sólido da Mercedes-Benz é capaz de oferecer até 25% mais autonomia, além de manter as dimensões e o peso das baterias convencionais. 

Segundo as informações divulgadas, o veículo elétrico experimental pode atingir mais de 1.000 km de autonomia, superando os 800 km do modelo EQS convencional. Essa evolução, combinada com um sistema de resfriamento passivo, torna o carro mais eficiente e sustentável.

Se informe melhor: Bateria de carro elétrico tem prazo de validade? Estudo mostra como fica o item após 120 mil km rodados

Entenda mais detalhes

Bem, basicamente, a tecnologia oferece uma série de vantagens em relação às baterias de íon-lítio tradicionais, começando pela segurança. Como as células de estado sólido não utilizam eletrólitos líquidos, o risco de incêndios e vazamentos é consideravelmente reduzido, tornando os veículos ainda mais seguros.

Além disso, a utilização do lítio metálico como material para o ânodo aumenta significativamente a densidade de energia, o que permite que a bateria armazene mais energia sem aumentar o peso.

Outro ponto a ser destacado é a inovação no sistema de resfriamento. Ao contrário das baterias convencionais que exigem sistemas complexos de resfriamento ativo, a nova bateria de estado sólido da Mercedes utiliza um resfriamento passivo, o que reduz o peso do sistema e aumenta a eficiência geral do veículo. 

Por fim, a expectativa é que, com a evolução dessa tecnologia, seja possível produzir veículos com uma autonomia ainda maior e, ao mesmo tempo, oferecer baterias mais leves e seguras.

Aproveite para conferir: BYD King tem desconto de quase R$ 30 mil

↓E aí, o que você achou disso? Comente abaixo e deixe a sua opinião!↓


Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp

Vitória MarquesVitória Marques

Escrito por

Vitória Marques


Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Triumph revela a nova Trident 800; Street Triple 765 R sairá de linha

A Triumph fez o que muitos já esperavam: apresentou um novo e mais potente membro…

Quais foram os carros mais vendidos do Brasil em outubro de 2025?

Após iniciar sua carreira comercial no Brasil de maneira discreta, o Volkswagen Tera enfim mostrou…

há 7 anos, VW já queria uma rival para Toro com a Tarok

Até 2016, quem buscava uma picape estava quase refém de dois segmentos: as compactas, com…